RIBEIRÃO PRETO VIVE "INVASÃO" DE CARAMUJOS AFRICANOS
--------------------------------
Ribeirão Preto está vivendo uma "invasão" de caramujos africanos.  O problema atinge 55 dos 80 bairros da cidade e as autoridades  da área de saúde estão preocupadas. A espécie se multiplica  rapidamente e pode transmitir, entre outras doenças, meningite,  nódulos no intestino e até cegueira.
No bairro Jardim Palmares, por exemplo, a associação de moradores  já entrou com uma representação no Ministério Público, devido  ao grande número de caramujos. "O problema existe desde setembro do ano passado e o poder público ainda não tomou nenhuma providência", disse Luiz Aloísio Olaia, ouvidor da associação.
Segundo levantamento da Divisão de Controle de Vetores, os caramujos  africanos já são encontrados em 55 bairros de Ribeirão. O Parque  Ribeirão Preto é o campeão de notificações, com 13 no total. Ipiranga
e Jardim Palmares aparecem em segundo lugar, com 10 registros. Nos Jardins Zara e Marchesi, já são 7 notificações.
A chefe do Controle de Vetores, Maria Luiza Santa Maria, disse que, desde 2003, a divisão desenvolve um trabalho de orientação com a população, seguindo uma norma do Ministério da Saúde. Segundo ela, até agora, não foi registrado nenhuma ocorrência de doença que tivesse relação com o animal. "A orientação é para que a pessoa não  coloque a mão no caramujo e que fure uma vala para jogar os animais e, em seguida, coloque fogo", disse.
Na manhã desta quarta-feira (13), funcionários da Secretaria da Saúde e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) fizeram uma reunião para discutir um plano de combate aos caramujos na cidade. No encontro, ficou definido que, a partir do próximo mês, será realizado um treinamento das pessoas que vão a campo para retirar os animais nas casas.