© Copyright 1999/2004 - Programa Ambiental: A Última Arca de Noé

Texto: Renata de Freitas Martins

Todos os direitos reservados

http://www.aultimaarcadenoe.com.br/index1.htm

PHYLUM ARTHROPODA

Características Gerais

- os artrópodes são organismos que se caracterizam por apresentarem apêndices e patas articuladas;

- são metazoários, de simetria bilateral, com o corpo segmentado, triblásticos, protostômios e celomados; possuem um exoesqueleto quitinoso, que só permite o crescimento do animal por mudas (ecdises);

- suas 830.000 espécies apresentam um elevado grau de complexidade, são encontrados na maior diversidade de habitats ecológicos e podem ingerir uma quantidade de alimento muito maior que os representantes de qualquer outro filo.

 

Classes:

Onychophora

Animais vermiformes, que apresentam um estágio de transição entre Anelídeos e Artrópodes.

Possuem cabeça distinta do corpo, com tentáculos, 1 par de antenas (Díceros), 1 par de olhos dorsais e boca ventral com mandíbula.

Têm a parede corpórea formada por tubo músculo-dermático; o sistema digestivo é completo; respira por traquéias; a circulação é lacunar; excretam por nefrídeos.

Restam poucas espécies nos dias de hoje e entre elas destacamos o Peripatus capensis.

Crustacea

Formada por organismos com o corpo revestido por uma cutícula quitinosa espessa e rígida, formando o exoesqueleto, que é impregnado de carbonato de cálcio.

Apesar de existir uma grande variedade de formas, pode-se dividir o corpo em cabeça, tórax e abdômen, ocorrendo, nas formas evoluídas, a fusão dos anéis toráxicos com a cabeça, ficando o corpo dividido em cefalotórax e abdômen, como por exemplo no camarão.

O sistema digestivo é completo e a digestão é extra-celular; respiração branquial; sistema circulatório aberto; excreção feita por glândulas verdes; têm gânglios cerebróides e uma cadeia ganglionar ventral.

Os órgãos sensoriais são bem desenvolvidos.

A maioria é unissexuada e as aberturas sexuais encontram-se na parte ventral.

Animais predominantemente aquáticos, marinhos e dulcícolas. Podem viver na areia das faixas litorâneas (caranguejo), em terra úmida (tatuzinho de jardim), em almas do mangue (caranguejo maria-mulata), e algumas espécies, como as cracas, vivem fixas às rochas, pilares de pontes, cascos de navios etc.

Sistemática:

Essa classe possui cerca de 25.000 espécies, apresentando dois grupos:

 

Entomocrustaceos (primitivos)

 

Sub Classe 1- Branquiopoda: microscópicos, quase todos de água doce, adaptados à natação. Ex.: Daphnia pulex (pulga d'água).

 

Sub Classe 2- Copepoda: também microscópicos, com muitos representantes parasitas de peixes. Ex.: Cyclops sp.

 

Sub Classe 3- Ostracoides: organismos com o corpo protegido por uma "concha" bivalve, que encerra também a cabeça. Vivem em água doce e no mar. Ex.: Eucypris sp.

 

Sub Classe 4- Cirripedia: animais fixos e protegidos por uma carapaça calcárea, vivem em ambiente marinho, cobrindo rochas, madeira de cais, cascos de navios, carapaças de siris, lagostas, moluscos e até pele de cetáceos. Ex.: Mitella e Balanus (cracas).

 

Sub Classe 5- Malascrostaca: crustáceos evoluídos, todos macroscópicos como a seguir expostos.

Malacrustaceos (evoluídos)

 

Ordem 1- Isopoda: têm o corpo comprimido dorso-ventralmente. Ex.: Armadillidium sp (tatuzinho-de-jardim) e Ligia sp (baratinha-da-praia).

 

Ordem 2- Amphipoda: têm o corpo comprimido lateralmente, vivem na água salgada e raramente na água doce. Ex.: Gammarus, Caprella, Hyalela.

 

Ordem 3- Decapoda: constituída de organismos lateralmente comprimidos ou achatados, o abdômen em geral é maior que o cefalotórax. Alguns vivem em água doce; poucos são terrestres, a maioria é de ambiente marinho. Exs.: Crangon; Penaeus (camarão); Panulirius (lagosta); Pagurus (eremita); Cancer (caranguejo comestível); Callinectes (siri comestível).

Nesta ordem é mister diferenciarmos o siri do caranguejo, tendo-se em vista que podem ser confundidos facilmente, por sua enorme semelhança. Vejamos:

Callinectes danae (siri): cefalotórax elíptico com a margem anterior denteada. Tem o último par de patas transformadas em remos.

Cardisoma guanhumi (caranguejo): cefalotórax quadrado, trapezóide ou arredondado. O último par de patas não é transformado em remos.

Insecta

Os animais desta classe possuem 1 par de antenas (díceros); três pares de patas (hexápodes); corpo nitidamente dividido em cabeça, tórax e abdômen.

As asas são estruturas vivas ligadas ao tórax, mas não são membros verdadeiros e sim uma expansão lateral do tegumento. Em suas nervuras passam vasos, traquéias e lacunas sanguíneas. Os tipos de asas são: membranosas (finas e transparentes- moscas); pergamináceas (finas, opacas, flexíveis e coloridas- baratas); élitros (espessas e opacas- besouros); hemiélitros (são élitros na base e membranosas na ponta).

Possui sistema digestivo completo, com boca, faringe, esôfago, papo, moela, estômago, intestino e ânus.

O aparelho bucal é adaptado ao tipo de alimentação do animal: mastigador ou triturador (gafanhoto); lambedor (abelhas); sugador (borboleta); picador-sugador (pulgas); picador não-sugador (mosca doméstica).

Respiração do tipo traqueal; circulação aberta; excreção feitas por tubos de Malpighi, que eliminam especialmente ácido úrico; o cérebro é anterior.

A visão dos insetos (olhos simples e compostos) distingue cores até ultravioleta; a sensibilidade auditiva é percebida pelos pêlos e órgãos cordotonais das patas; a sensibilidade olfativa situa-se nas antenas; a sensibilidade gustativa está nos palpos bucais e a sensibilidade táctil em cerdas de apêndices.

São animais dióicos; com dimorfismo sexual; as fêmeas são sempre maiores.

Sistemática

A classe dos insetos apresenta cerca de 750.000 espécies, sendo animais de grande sucesso evolutivo:

 

Sub Classe 1- Apterigota (insetos sem asas e sem metamorfose- ametábolos)

 

Ordem 1- Thysanura (Ex.: traça de livros)

 

Sub Classe 2- Pterigotas (insetos com asas e metamorfose, divididos nos dois grupos a seguir):

 

1º Grupo- Hemimetábolos (insetos com metamorfose parcial: ovo- ninfa- imago (adulto))

 

Ordem 2- Ortoptera (Exs.: gafanhoto, barata, bicho-pau, grilo, louva-a-deus)

 

Ordem 3- Ephemeroptera (Ex.: siriruíra)

 

Ordem 4- Dermaptera (Ex.: lacrainha)

 

Ordem 5- Odonata (Ex.: libélula)

 

Ordem 6- Isoptera (Exs.: cupim, térmitas)

 

Ordem 7- Anoplura (Exs.: piolho- Pediculus humanus, "chato"- Phthirus pubis)

 

Ordem 8- Hemiptera (Exs.: barbeiro, percevejo-do-mato, barata d'água)

 

Ordem 9- Homoptera (Exs.: cigarras, afídeos, jequiritinóia)

 

2º Grupo- Holometábolos (insetos com metamorfose completa: ovo- larva- pupa- imago (adulto). Nas borboletas e mariposas as fases são determinadas: ovo- lagarta- crisálida- adulto)

 

Ordem 10- Lepidoptera (Exs.: borboleta, mariposas, bicho-da-seda, traças-de-roupa)

 

Ordem 11- Diptera (dividido nas duas sub-ordens a seguir):

 

Sub-ordem 1- Nematocera (conhecidos como mosquitos e possuem antenas longas. Exs.: Cullex sp- principal vetor das filárias W. bancrofti causadora da elefantíase; Aedes aegypti- vetor da febre amarela (virose); Anopheles sp- vetor da malária; Phlebotomus intermedius- vetor da úlcera de Bauru; Simulidium- mosquito borrachudo)

Sub-ordem 2- Brachicera (conhecidos como moscas, com antenas curtas. Exs.: Musca domestica- grande transmissora mecânica de germes; Glossina palpalis- vetor da doença do sono; Drosophila melanogaster- mosca das frutas; Dematobia hominis- mosca do berne (larva do inseto))

 

Ordem 12- Siphonaptera (Exs.: pulga- Pulex irritans; bicho do pé- Tunga penetrans; pulga do rato- Xenopsylla cheops (vetora da peste bubônica))

 

Ordem 13- Coleoptera (Exs.: besouro, joaninha)

 

Ordem 14- Hymenoptera (Exs.: abelhas, vespas e formigas)

Arachnida

Formada de organismos cujo corpo divide-se em cefalotórax e abdômen, não possuem antenas (áceros) e têm 4 pares de patas (octópodes).

É o terceiro grande grupo dos Artrópodes; são na maioria terrestres, vivendo sob troncos, pedras, buracos no solo, em vários habitats, desde o nível do mar até altas montanhas.

Possuem quelíceras, que servem para capturar a presa e na maioria dos representantes da classe, terminam por uma pinça.

O sistema digestivo é do tipo completo e a digestão e extra-celular e extra-intestinal (aranhas). A aranha não devora uma presa, pois apenas pode absorver líquidos. Injeta-lhe saliva e depois aspira o líquido resultante da digestão dos órgãos da presa.

A respiração é feita por filotraquéias, onde ocorre a hematose; circulação lacunar; excreção feita por um par de tubos de Malpighi, ramificados, e ainda um ou dois pares de glândulas coxais situadas no assoalho do cefalotórax; apresentam um cérebro, semelhante aos insetos.

Como órgãos visuais há os ocelos, como função táctil há os pedipalpos e há células quimioreceptoras nos apêndices.

São animais de sexos separados, com dimorfismo sexual e fecundação interna.

 

Sistemática

 

Os Aracnídeos têm aproximadamente 30.000 espécies e as principais ordens são:

Ordem1- Araneídeos (engloba todas as espécies de aranhas venenosas ou não. Os órgãos inoculadores de veneno são as quelíceras. Exs.: Dugesiella (tarântula); Latrodectus (viúva-negra); Salticus (aranha-papa-mosca); Tenus (armadeira)

 

Ordem 2- Escorpioneídeos (são os escorpiões; todos são venenosos. Ex.: Tytyus bahiensis- escorpião preto ou vermelho encontrado no campo)

 

Ordem 3- Acarina (são os carrapatos parasitas da pele de mamíferos. Exs.: Sarcoptes scabiei- causador da sarna; Demodex folliculorum- cravo do rosto; Amblyomma cafennense- carrapato)

Miriápodes

Constituem um grupo de artrópodes com o corpo alongado e inúmeros pares de patas.

Possuem 1 par de antenas, respiram por traquéia e excretam por túbulos de Malpighi.

Compreendem as duas classes que seguem:

Chilopoda

São venenosas; carnívoras; de movimentos rápidos; não se enrolam; possuem secção corporal achatada; suas antenas são longas e com 1 par de antenas por segmento.

O primeiro par de patas é transformado em forcípulas (estruturas inoculadoras de veneno). Têm poro genital na região posterior do corpo. São ovíparas, com ou sem larvas.

Exs.: centopéias ou lacraias.

As centopéias são animais predadores de insetos. Sua picada no homem é perigosa. São de hábitos noturnos.

Diplopoda

Não são venenosas; possuem hábitos herbívoros; com movimentos lentos, e enrolam-se em espiral; possuem secção corporal cilíndrica. Suas antenas são curtas, em cada segmento há dois pares de patas curtas. Não possuem forcípulas. Têm poro genital na região anterior. São ovíparos com desenvolvimento direto.

Exs.: embuá, "piolho-de-cobra", gongolos.