DBIB2
Unidade 10
Análise de material didático
Atividade on-line 2
Orientações gerais:
- Esta Unidade tem como objetivo realizar análise de material didático abordando temas relacionados à classificação dos seres vivos em livros de ensino fundamental II e ensino médio.
- Antes desta unidade, o professor irá instruir sobre a realização desta atividade.
- Os materiais abaixo podem ser acessados para complementar os estudos e a realização da atividade:
Aprendizagem baseada em problemas/projetos
Sala de aula invertidaA avaliação desta atividade será realizada conforme orientações abaixo.
- Selecione, na biblioteca do câmpus, coleções de livros didáticos de Ciências (Ensino Fundamental II) e Biologia (Ensino Mèdio). ATENÇÃO: no Ensino Médio, há livros didáticos seriados ou em volume único. Caso a coleção seja em livros seriados, certifique-se de pegar os três volumes.
- Anote os seguintes dados em seu caderno:
a) Nome do material (título da obra/coleção);
b) Nome da editora;
c) Ano de publicação;
d) Material para uso privado ou público (no caso, o PNLD);
e) Nível de ensino (Ensino Fundamental II ou Ensino Médio).- Anote em qual (ou quais) volumes aparece(m) temas voltados a biodiversidade.
- Descreva, rapidamente, quais temas foram percebidos. Exemplos: classificação dos seres vivos, vírus etc.
- A coleção apresenta figuras, fotografias etc. que sejam ilustrativas dos temas abordados? Cite, pelo menos, dois exemplos.
- A classificação dos seres vivos é mostrada por meio do sistema dos Cinco Reinos de Whittaker? Explique.
- Há explicações suficientes sobre os níveis taxonômicos propostos por Lineu (Reino, Filo, Classe, Ordem etc.)? Comente.
- Faça um comentário final em que sejam apresentados elementos que você julgar suficientes para classificar a coleção escolhida como ótima, boa, regular ou fraca.
ATIVIDADE ON-LINE 2 - INDIVIDUAL
Entre no link a seguir:
Clique aqui para acessar a atividade