DBIB2

Unidade 10
Análise de material didático
Atividade on-line 2

Trabalho em grupo

Orientações gerais:

  1. Esta Unidade tem como objetivo realizar análise de material didático abordando temas relacionados à classificação dos seres vivos em livros de ensino fundamental II e ensino médio.
  2. Antes desta unidade, o professor irá instruir sobre a realização desta atividade.
  3. Os materiais abaixo podem ser acessados para complementar os estudos e a realização da atividade:
    Aprendizagem baseada em problemas/projetos
    Sala de aula invertida

A avaliação desta atividade será realizada conforme orientações abaixo.

  1. Selecione, na biblioteca do câmpus, coleções de livros didáticos de Ciências (Ensino Fundamental II) e Biologia (Ensino Mèdio). ATENÇÃO: no Ensino Médio, há livros didáticos seriados ou em volume único. Caso a coleção seja em livros seriados, certifique-se de pegar os três volumes.
  2. Anote os seguintes dados em seu caderno:
    a) Nome do material (título da obra/coleção);
    b) Nome da editora;
    c) Ano de publicação;
    d) Material para uso privado ou público (no caso, o PNLD);
    e) Nível de ensino (Ensino Fundamental II ou Ensino Médio).
  3. Anote em qual (ou quais) volumes aparece(m) temas voltados a biodiversidade.
  4. Descreva, rapidamente, quais temas foram percebidos. Exemplos: classificação dos seres vivos, vírus etc.
  5. A coleção apresenta figuras, fotografias etc. que sejam ilustrativas dos temas abordados? Cite, pelo menos, dois exemplos.
  6. A classificação dos seres vivos é mostrada por meio do sistema dos Cinco Reinos de Whittaker? Explique.
  7. Há explicações suficientes sobre os níveis taxonômicos propostos por Lineu (Reino, Filo, Classe, Ordem etc.)? Comente.
  8. Faça um comentário final em que sejam apresentados elementos que você julgar suficientes para classificar a coleção escolhida como ótima, boa, regular ou fraca.

ATIVIDADE ON-LINE 2 - INDIVIDUAL
Entre no link a seguir:
Clique aqui para acessar a atividade