DBIB2

Unidade 11
Preparação dos dioramas

  • O que são dioramas?
    (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diorama)

    Diorama é um modo de apresentação artística tridimensional, de maneira muito realista, de cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.

    O termo "diorama" foi inventado por Louis Daguerre em 1822, para um tipo de display rotativo. A palavra significa literalmente: "através daquilo, o que é visto" (do grego di, "através" + orama, "o que é visto, uma cena").

    O primeiro diorama foi criado por Daguerre e Charles Marie Bouton, sendo exposto em Londres em 29 de setembro de 1823. O significado "réplica de uma cena em pequena escala" surgiu em 1902.

    O diorama de Daguerre consistia de uma tela de gaze espessa pintada dos dois lados que, quando iluminada pela frente, apresentava a cena num determinado estado, e quando a iluminação era feita por trás, um outro estado ou aspecto da cena podia ser visto. Cenas à luz do dia mudavam para cenas noturnas, um trem trafegando numa estrada de ferro colidia, ou os efeitos de um terremoto eram exibidos nas situações "antes e depois".

    Frank M. Chapman, curador do Museu Americano de História Natural, no final do século XIX e inicio do século XX, tornou este estilo de exposição muito popular.

    Os dioramas modernos podem ser vistos em exposições de artes e na maioria dos museus naturais, principalmente nos de história. O museu com a maior exposição de dioramas do mundo é o Museu Cívico de História Natural de Milão.

    Num diorama, a cena de fundo, que pode ser uma paisagem, plantas, animais, eventos históricos etc., é pintada sobre uma tela de fundo curvo, de tal maneira que simulem um contorno real. A tela colocada na obscuridade e iluminada de maneira adequada dá uma ilusão de profundidade e de movimento, dando a impressão de tridimensionalidade. O assunto principal é pintado ou esculpido de tal forma que cria uma perspectiva falsa, modificando com cuidado a escala dos objetos para reforçar a ilusão de realismo. Todas estas técnicas são modos de apresentar uma vista realística de uma cena grande em um espaço reduzido.

    Os dioramas são, também, utilizados por praticantes de modelismo de todo tipo, como parte do seu trabalho, por exemplo: recriando cenas de batalhas históricas em escala diminuta, ferromodelismo, entre outros.

    A seguir, dois exemplos de dioramas retirados de imagens da internet:


  • Como os dioramas serão confeccionados?
    A ideia é que cada equipe (a equipe pode envolver duplas, trios ou grupos de, no máximo, quatro estudantes) apresente, na forma de uma exposição, os dioramas em uma área aberta do campus.

    A proposta prevê que os dioramas sejam confeccionados, preferencialmente, com material de reuso ou reciclagem. Não é recomendável que seja gasto muito dinheiro para a confecção dos dioramas.

    Cada diorama deverá representar, obrigatoriamente, um bioma nacional ou do mundo.

    1. Clique aqui para pesquisar sobre biomas do Brasil
    2. Clique aqui para pesquisar sobre biomas do mundo
    Cada diorama deverá ter, pelo menos:
  • Dois pontos naturais (montanhas, rios, planícies etc.) característicos ou muito proeminentes do bioma escolhido
  • Quatro representantes da fauna característicos ou endêmicos do bioma escolhido
  • Quatro representantes da flora característicos ou endêmicos do bioma escolhido
  • Siga as orientações do professor

    Leitura complementar
    Seguem sugestões de leitura complementar:

    1) SNUC e as Unidades de Conservação brasileiras:
    Estudo de caso na Mata da Câmara

    2) Lei 9.605:
    A lei de crimes ambientais

    3) As pesquisas sobre os sistemas oceânicos:
    Texto 1; Texto 2

    4) O projeto "Tree of Life":
    Texto 1; Texto 2