BOTÂNICA 1

AULA1 - ATIVIDADES

1. Defina, da melhor maneira possível, o que é uma ‘planta’, diferenciando-a de um ‘vegetal’.

2. Explique os termos lato sensu e stricto sensu.

3. Reúna-se aos colegas e relacione grupos de vegetais considerados nas perspectivas lato stricto sensu.

4. Como explicar para alunos de EF-II o que é Botânica? E para alunos do EM?

5. Investigue em livros didáticos de EF-II e de EM como a Botânica é apresentada aos alunos.

6. Apresente plesiomorfias e apomorfias dos diversos grupos de plantas. É possível falarmos de autapomorfia(s) das Angiospermas? Qual(is) seria(m) ela(s)?

 

7. As plantas stricto sensu formam grupos monofiléticos, parafiléticos ou polifiléticos? Quais seriam as apomorfias das fanerógamas? Há plesiomorfias entre as criptógamas?

8. Diferencie taxonomia de sistemática.

9. Explique, resumidamente, a importância dos seguintes naturalistas/botânicos: Teofrasto, Dioscórides, Caesalpino,Tournefort, de Candolle e Jussieu.

10. Explique, citando exemplos, o que é um sistema artificial de classificação.

11. Compare ideias fixistas e evolutivas, explicando como elas foram (e são) utilizadas na sistemática vegetal.

12. O que é o Código Internacional de Nomenclatura Botânica e qual a sua utilidade prática?