BOTÂNICA 1
AULA1
- ATIVIDADES
1. Defina, da melhor maneira possível,
o que é uma ‘planta’, diferenciando-a de um ‘vegetal’.
2. Explique os termos lato sensu e stricto sensu.
3. Reúna-se aos colegas e relacione
grupos de vegetais considerados nas perspectivas lato e stricto sensu.
4. Como explicar para alunos de EF-II o
que é Botânica? E para alunos do EM?
5. Investigue em livros didáticos de
EF-II e de EM como a Botânica é apresentada aos alunos.
6. Apresente plesiomorfias e apomorfias dos diversos grupos de plantas. É possível
falarmos de autapomorfia(s) das Angiospermas? Qual(is) seria(m) ela(s)?
7. As plantas stricto sensu formam grupos monofiléticos,
parafiléticos ou polifiléticos? Quais seriam as apomorfias das fanerógamas? Há plesiomorfias entre
as criptógamas?
8. Diferencie taxonomia de sistemática.
9. Explique, resumidamente, a
importância dos seguintes naturalistas/botânicos: Teofrasto, Dioscórides, Caesalpino,Tournefort, de Candolle e Jussieu.
10. Explique, citando exemplos, o que é
um sistema artificial de classificação.
11. Compare ideias fixistas e
evolutivas, explicando como elas foram (e são) utilizadas na sistemática
vegetal.
12. O que é o Código Internacional de
Nomenclatura Botânica e qual a sua utilidade prática?