(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos - Todos os direitos reservados - 2004-2012
Este portal destina-se à divulgação de materiais educacionais, artísticos e de conhecimentos gerais.

Botânica I



Arboreto de nativas
O arboreto é uma coleção de plantas com finalidades paisagísticas, educacionais, de pesquisa e de entretenimento, criado em área específica e com regras preestabelecidas.
Segundo um verbete da Wikipedia consultado em maio de 2012, um "[...] arboreto (em inglês, do latim, arboretum no singular, e arboreta no plural) é um jardim botânico ou uma área destinada para o cultivo de uma coleção de árvores, arbustos, plantas herbáceas, medicinais, ornamentais ou outras, mantidas e ordenadas cientificamente, em geral documentadas e identificadas, e aberto ao público com as finalidades de recreação, educação e pesquisa.
Um arboreto especializado em coníferas é denominado pinetum, de arbustos, fruticeto (ou fruticetum) e de roseiras, roseiral (ou rosarium).
O termo "arboretum" foi usado pela primeira vez em inglês por J. C. Loudon em 1838 em seu livro enciclopédico Arboretum et Fruticetum Britannicum, porém o conceito já estava estabelecido anteriormente há muito tempo".
O Arboreto de Nativas do IFSP campus São Roque tem como objetivo principal manter uma coleção de árvores nativas dos biomas Atlântico e Cerrado, em área de revegetação anteriormente antropizada com grande impacto. Além do conhecimento de algumas espécies autóctones dessas duas grandes formações vegetais brasileiras, o arboreto do campus São Roque também tem como objetivo fomentar, nos alunos de cursos técnicos, tecnológicos e de licenciatura, ações práticas de responsabilidade socioambiental e de educação ambiental.


O bioma atlântico e o Cerrado são os dois únicos hotspots do Brasil. Confira a lista de hotspots no link: Os hotspots no Brasil e no mundo.


Clique na imagem abaixo para acessar o link oficial do Arboreto de Nativas do campus São Roque, concebido, mantido e supervisionado pelo servidor Ramiéri Moraes e pelo prof. Fernando Santiago dos Santos: