(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos - Todos os direitos reservados - 2004-2013
Este portal destina-se à divulgação de materiais educacionais, artísticos e de conhecimentos gerais.

Botânica I



Apresentação
O estudo da Botânica, conhecida também como a Scientia amabilis, requer dedicação, pesquisa, comparação de estruturas e análise de terminologia própria, empregada em diferentes grupos de organismos. A observação da natureza, com enfoque para diversos grupos de organismos tradicionalmente estudados pelos botânicos, embora pertencentes a diversos reinos, é uma das frentes de estudo desta disciplina. Uma poça d'água, a região entremarés de uma praia rochosa, um jardim ou um vaso de plantas podem ser locais interessantes para coleta e observação dos organismos estudados em Botânica I.
Este curso tem como objetivos principais:

  • Estudar organismos não pertencentes ao Reino Metaphyta (Plantae), a saber: cianobactérias, algas unicelulares, algas multicelulares e fungos macroscópicos.

  • Estudar os dois grandes grupos de plantas criptogâmicas, a saber: briófitas (lato sensu) e pteridófitas (lato sensu).

  • Coletar material em campo para análise, discussão e comparação com os conteúdos ministrados em aulas teóricas. Os mesmos materiais poderão ser incorporados aos projetos de pesquisa atualmente sendo desenvolvidos no Laboratório de Botânica (Herbário e Micoteca, principalmente).

  • Os materiais teóricos, necessários para subsidiar os estudos práticos e também as observações em campo, serão disponibilizados de forma resumida para que o aluno tenha o mínimo de conhecimento para posterior aprofundamento em bibliografia recomendada.
    No ensino superior (e, mais especificamente, na formação de futuros professores) há a expectativa de que os alunos não sejam meros receptores dos conhecimentos, mas autores da elaboração de suas próprias formulações, mapas conceituais e outras estratégias que paulatinamente formam a base de conhecimentos com que lidar profissionalmente. Desta maneira, o curso oferece diversas estratégias para que os licenciandos possam, a seu tempo e respeitando seu ritmo de estudos, solidificar a construção de metodologias de ensino e de aprendizagem dos organismos supramencionados. Se desejar refletir sobre o papel do licenciando em Ciências Biológicas no ensino superior, leia uma postagem clicando aqui.


    Clique no ícone abaixo para ouvir uma mensagem breve sobre esta disciplina:

    Tutorial em MP3 Tutorial do curso



    BONS ESTUDOS!


    Prof. Fernando Santiago dos Santos