(c) Copyright 2004-2020. Professor Fernando Santiago dos Santos. Todos os direitos reservados.
Apresentação
Esta página é destinada a compartilhar textos, cronogramas, materiais para preparação de atividades avaliativas etc. Navegue à vontade.
Se tiver dúvidas, entre em contato com o professor Fernando Santiago dos Santos pelo e-mail fernandosrq@gmail.com


Páginas gerais
Clique nos links abaixo para visitar páginas sobre o professor Fernando Santiago dos Santos:
  1. Apresentação da ementa, objetivos etc.: clique aqui
  2. Currículo Lattes
  3. Página pessoal

Ementa de acordo com PPC do Curso
As imagens abaixo são prints de tela da ementa constante do Projeto Político-Pedagógico do Curso:



Conteúdos
Os assuntos abaixo são apenas tentativos, uma vez que há flexibilidade de acordo com a ementa proposta. Todas as alterações que porventura ocorrerem serão sempre comunicadas com antecedência.
Estão planejadas 18 aulas, sendo a aula 19 reservada para eventuais compensações devido a alterações no cronograma, processo final de avaliação etc.
  • Discussões iniciais
    Aula 1 - Apresentação da disciplilna, objetivos, ementa e sistema avaliativo
    Aula 2 - Discutindo a importância da epistemologia e sua relação com a educação
    Aula 3 - Principais linhas de pensamento da epistemologia contemporânea
    Aula 4 - Desafios epistemológicos

  • Aprofundamento e discussão dos projetos
    Aula 5 - Epistemologia e conhecimento científico
    Aula 6 - A história e a epistomologia no ensino das ciências
    Aula 7 - Apresentação dos pré-projetos (parte 1)
    Aula 8 - Epistemologia e conhecimento científico
    Aula 9 - A história e a epistomologia no ensino das ciências
    Aula 10 - Apresentação dos pré-projetos (parte 2)
    Aula 11 - Epistemologia e ciências da natureza (geociências, física, química e biologia)
    Aula 12 - Epistemologia e a escola atual (parte 1)
    Aula 13 - Epistemologia e a escola atual (parte 2)
    Aula 14 - Relatos de experiência com alunos que já estão efetivamente dando aulas no ensino fundamental II e/ou no ensino médio

  • Finalização
    Aula 15 - Problemas atuais no Brasil: conhecimento científico e políticas públicas
    Aula 16 - Apresentação dos projetos finais (parte 1)
    Aula 17 - Apresentação dos projetos finais (parte 2)
    Aula 18 - Autoavaliação, café comunitário e fechamento das notas
    (Aula 19 - Aula opcional, caso seja necessária)


  • Sistema avaliativo
    As atividades avaliativas têm pesos diferentes, de acordo com a fórmula abaixo:

    As atividades previstas são:

    1. Resenha(s) de textos previamente selecionados (RE)
    2. Apresentação dos textos das resenhas e discussão em sala (AP)
    3. Participação nas aulas e nas atividades individuais e em grupos (PA)
    4. Projeto (PR)
    5. Autoavaliação (AA)


    Textos para leitura
    Os textos a seguir serão selecionados previamente pelo professor para discussão em determinadas aulas.
    1. Diversos artigos na base de dados Scielo
    2. Documentos na base de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações)
    3. Diversos materiais do Google Acadêmico
    4. Introdução a epistemologia
    5. Problematizando a epistemologia
    6. Desafios epistemológicos
    7. Principais linhas epistemológicas contemporâneas
    8. Epistemologia e conhecimento científico
    9. A história e a epistomologia no ensino das ciências
    10. A biologia do conhecer de Maturana e algumas considerações aplicadas à educação
    11. Epistemology and Education
    12. La relación de la epistemología en la ciencia
    13. O que é conhecimento?
    14. Epistomologia e conhecimento científico
    15. Várias páginas sobre epistemologia