PLATÃO

Camila

Maíra

Márcia

Maria

Roseli

 

 

Filósofo grego nasceu em Atenas, em 428, em uma família rica, envolvida com políticos. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).

 Aos vinte anos, Platão travou relação com Sócrates e teve oito anos do ensinamento e da amizade do mestre.

Em Atenas, pelo ano de 387, o filósofo fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de desenvolver as idéias e pensamentos socráticos.

Platão também se interessou vivamente pela política e pela filosofia política.

 

Idéias de Platão para a educação

Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. E dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas deveriam ser de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Para Platão, o fim da educação é a formação do homem moral e o meio para isso deve ser o Estado que represente a idéia de justiça. Sobre esse tema, Platão nos ajuda a pensar na educação a partir da sociedade que queremos. Na alegoria da caverna, por exemplo, Platão mostra que todos querem o conforto e a segurança de um mundo sem conflitos ou desordens, simples e facilmente compreensível.

Nesse sentido, para Platão, educação é liberdade, é um processo capaz de nos tirar de uma condição de ignorância. Mas não pode ser pela força.

 

As Etapas do Saber

Segundo Platão é sempre doloroso chegar-se ao conhecimento, tendo-se que percorrer caminhos bem definidos para alcançá-lo, pois romper com a inércia da ignorância (agnosis) requer sacrifícios. A primeira etapa a ser atingida é a da opinião (doxa), quando o indivíduo que se ergueu das profundezas da caverna tem o seu primeiro contato com as novas e imprecisas imagens exteriores. Nesse primeiro instante, ele não as consegue captar na totalidade, vendo apenas algo impressionista flutuar a sua frente. No momento seguinte, porém, persistindo em seu olhar inquisidor, ele finalmente poderá ver o objeto na sua integralidade, com os seus perfis bem definidos. Ai então ele atingirá o conhecimento (episteme). Essa busca não se limita a descobrir a verdade dos objetos, mas algo bem mais superior: chegar à contemplação das idéias morais que regem a sociedade - o bem (agathón), o belo (to kalón) e a justiça (dikaiosyne).

reprodução

 

O pensamento Platônico  

Além de Sócrates, Platão teve outras influências, como por exemplo, os pitagóricos, Heráclito e Parmênides. Sua filosofia contém, basicamente, dois elementos: o metafísico e o moral.

A famosa "teoria das formas é a mais importante contribuição platônica à filosofia. Segundo Platão, o mundo sensível (o que se apreende pelos sentidos), variado e mutável, é apenas um aspecto do mundo real constituído por formas puras, fixas e imutáveis que só podem ser conhecidas intelectualmente, através da razão pura.  

Platão, como os pitagóricos, acreditava que a alma já existia antes do corpo, continuava a existir após a morte e posteriormente entrava em novo corpo prestes a nascer. Em estado puro, era a alma capaz de contemplar sem obstáculos o Mundo das Formas; ao adentrar um novo corpo, porém, ocorria um choque e produzia-se o esquecimento. Mas, traços dessa contemplação permaneciam no espírito e podiam ser eventualmente reativados. Para conhecer, portanto, era preciso relembrar. A forma suprema é a do Bem, capaz de tornar compreensíveis todas as demais. O verdadeiro conhecimento é o conhecimento do Bem.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

SUA PESQUISA. Platão, 2004. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/platao. Acesso em: 13 mar. 2011.

 

NET SABER. Platão. Disponível em: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_883.html. Acesso em: 13 mar. 2011.

 

EDUCA TERRA. Cultura e Pensamento. Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/caverna.htm. Acesso: em 13 mar. 2011.

 

EDUCA TERRA. História, cultura e pensamento. Disponível em:  

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2006/05/17/001.htm. Acesso em: 13 mar. 2011

 

 

EDUCA BRASIL. Platão. Disponível em: http://www.educabrasil.com.br/eb/exe/imprimir.asp?id=391. Acesso em: 19 mar. 2011.