O
RENASCIMENTO
Celso de Oliveira Simon
Debora Mayumi Yamada
Daniele Aparecida Morais
Iniciou entre o fim do século XIV e início do XV,
sendo que em alguns pontos da Europa teve uma aparição mais tardia teve seu
foco na região da Itália.
As principais características do movimento
renascentista foram:
Valorização da cultura greco-romana, pois para os
homens da época renascentista os gregos possuíam uma visão mais humana e
completa da natureza.
Um movimento que decorreu do humanismo com idéias
semelhantes, porém menos filosófico e mais prático, exaltam o indivíduo, a
inteligência o conhecimento e o dom artístico passam a ser
mais valorizados.
Passa da idade média (teocentrismo)
para o (antropocentrismo) homem como principal personagem, propunham a
liberdade de pensamento, o homem e principalmente os cientistas passam a
utilizar métodos experimentais e a observação da natureza e do universo.
A escola era considerada um lugar certo para o
aprendizado, escrevia nas línguas nacionais, sendo seu público principal os
aristocratas e conselheiros reais.
O foco era ativar a capacidade criativa de cada
indivíduo, embasavam-se observação atenta da natureza.
O objetivo da educação era produzir o “ser humano completo”.
Apreciavam a beleza do corpo humano (hedonismo), faz
reaparecer o gosto pela vida pelas cores e luzes.
Rabelais François (1484-1553)
Nascido em Chinon, em uma
cidade ao oeste da França. Tornou-se noviço, mais tarde em 1521,monge
franciscano, estudou grego, latim, direito e astronomia.
Mudou-se para Roma onde foi médico do cardeal,
recebendo do papa o perdão pelo abandono da ordem religiosa.
Em sua obra Gargântua,
basicamente o tema é educação. O romance conta a
historia de um gigante chamado Gargântu 50 anos, que
foi educado pelo método tradicional escolástico.O aluno era levado horas e
horas de leitura e memorização, que se caracterizava pelo trivium
e o quadrivium .Em um certo momento se encontra com um jovem que havia
recebido 2 anos de educação moderna, e ai passa a ser
visto como um idiota por que não conhecia
nada real, apenas teoria e o jovem conhecia as coisas práticas.Decidido Gargântua
muda e começa a estudar pelo método prático.
Rabelais defendia o método moderno.
Um dos principais marcos de Rabelais foi misturar
elementos de diversos gêneros narrativos em seus livros assim como crônicas farsa, diálogos e comentários.
Erasmo de Rotterdam (1467-1536)
Ficou conhecido como Erasmo de Rotterdam,
pois nasceu em uma cidade chamada Rotterdam na
Holanda. Ele foi um pregador do evangelismo filosófico. Em 1488 ingressou na
ordem dos agostinianos e virou padre, estudou teologia.
Na Inglaterra toma contato com movimento humanista,
traduz o Novo Testamento.
Erasmo criticava a pretensão dos protestantes e a
arrogância dos católicos, acreditava no espiritualismo cristão na tolerância e
no amor ao conhecimento.
Acreditava na
necessidade de uma maior integração do indivíduo na sociedade, em suas obras
ofereceu práticas educativas pelas qual o educando é respeitado como sendo um
indivíduo que está em constantes e múltiplas transformações, para Erasmo a
educação ideal deveria ser realizada pelos primeiros anos da criança.
A educação é um meio
pelo qual o indivíduo passa a aprender a conviver em sociedade, onde a moral é
privilegiada, e a paz e o amor estão acima das estruturas políticas, religiosas
e sociológicas.