O RENASCIMENTO

Celso de Oliveira Simon

Debora Mayumi Yamada

Daniele Aparecida Morais

 

Iniciou entre o fim do século XIV e início do XV, sendo que em alguns pontos da Europa teve uma aparição mais tardia teve seu foco na região da Itália.

As principais características do movimento renascentista foram:

Valorização da cultura greco-romana, pois para os homens da época renascentista os gregos possuíam uma visão mais humana e completa da natureza.

Um movimento que decorreu do humanismo com idéias semelhantes, porém menos filosófico e mais prático, exaltam o indivíduo, a inteligência o conhecimento e o dom artístico passam a ser mais valorizados.

Passa da idade média (teocentrismo) para o (antropocentrismo) homem como principal personagem, propunham a liberdade de pensamento, o homem e principalmente os cientistas passam a utilizar métodos experimentais e a observação da natureza e do universo.

A escola era considerada um lugar certo para o aprendizado, escrevia nas línguas nacionais, sendo seu público principal os aristocratas e conselheiros reais.

O foco era ativar a capacidade criativa de cada indivíduo, embasavam-se observação atenta da natureza. O objetivo da educação era produzir o “ser humano completo”.

Apreciavam a beleza do corpo humano (hedonismo), faz reaparecer o gosto pela vida pelas cores e luzes.

 

Rabelais François (1484-1553)

Nascido em Chinon, em uma cidade ao oeste da França. Tornou-se noviço, mais tarde em 1521,monge franciscano, estudou grego, latim, direito e astronomia.

Em Saint Denis, hospital beneditino estudou medicina, abandonando sua vida clerical para dedicar-se aos estudos. Em 1532 estabeleceu como médico em Lynom, no mesmo ano publicou sua famosa comédia “Pantagruel

Mudou-se para Roma onde foi médico do cardeal, recebendo do papa o perdão pelo abandono da ordem religiosa.

Em sua obra Gargântua, basicamente o tema é educação. O romance conta a historia de um gigante chamado Gargântu 50 anos, que foi educado pelo método tradicional escolástico.O aluno era levado horas e horas de leitura e memorização, que se caracterizava pelo trivium e o quadrivium .Em um certo momento se encontra com um jovem que havia recebido 2 anos de educação moderna, e ai passa a ser visto como um idiota por que não conhecia  nada real, apenas teoria e o jovem conhecia as coisas práticas.Decidido Gargântua  muda e começa a estudar pelo método prático.

Rabelais defendia o método moderno. 

Um dos principais marcos de Rabelais foi misturar elementos de diversos gêneros narrativos em seus livros assim como crônicas farsa, diálogos e comentários.

 

Erasmo de Rotterdam (1467-1536)

Ficou conhecido como Erasmo de Rotterdam, pois nasceu em uma cidade chamada Rotterdam na Holanda. Ele foi um pregador do evangelismo filosófico. Em 1488 ingressou na ordem dos agostinianos e virou padre, estudou teologia.

Na Inglaterra toma contato com movimento humanista, traduz o Novo Testamento.

Erasmo criticava a pretensão dos protestantes e a arrogância dos católicos, acreditava no espiritualismo cristão na tolerância e no amor ao conhecimento.

Acreditava na necessidade de uma maior integração do indivíduo na sociedade, em suas obras ofereceu práticas educativas pelas qual o educando é respeitado como sendo um indivíduo que está em constantes e múltiplas transformações, para Erasmo a educação ideal deveria ser realizada pelos primeiros anos da criança.

A educação é um meio pelo qual o indivíduo passa a aprender a conviver em sociedade, onde a moral é privilegiada, e a paz e o amor estão acima das estruturas políticas, religiosas e sociológicas.