PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

 

Encontro de 12/11/05 — MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Roteiro da Palestra com Daniel Godri, “Criatividade e motivação”

 

1.      Antes de assistir à palestra, vamos discutir as seguintes questões:

a)     O que é criatividade?

b)     Como a criatividade influencia positivamente a profissão do docente?

c)     Como é que se pode “melhorar” a criatividade? Isso é realmente possível?

d)     O que criatividade tem a ver com motivação?

e)     O docente consegue valorizar a criatividade de seus alunos?

f)       O que é melhor em uma profissão qualquer: motivação ou criatividade?

g)     Auto-reflexão: você se sente criativo? E motivado?

 

2.      Durante a exibição da palestra, preste atenção aos seguintes tópicos:

a)     Como o palestrante utiliza sua linguagem para motivar a audiência?

b)     Quais foram os grandes exemplos de criatividade mencionados? Por quê?

c)     A criatividade é melhor que a motivação? Há alguma relação direta entre elas?

d)     O que o sucesso tem a ver com a motivação?

e)     O que é uma pessoa “cachorro” e uma pessoa “gato”? Você, como professor, já sentiu cachorro(a) ou gato(a)? Como foi a experiência nos dois casos?

 

3.      Após a exibição da palestra:

a)     Discutir o seguinte pensamento: "O potencial criativo de qualquer pessoa ultrapassa tudo o que já foi realizado por toda a humanidade junta" (Peter Kline)

b)     Discutir o pequeno texto abaixo:

Albert Einstein é considerado um dos homens mais inteligentes que pisaram a face da Terra, um cientista brilhante, um orgulho para a raça humana. Porém, nem sempre foi considerado assim. Você sabia disso?
Na escola, quando criança, Einstein foi um verdadeiro fracasso. Sentia grande dificuldade em matérias como história e geografia e um dos seus professores, inclusive, chegou mesmo a prever um futuro sombrio para ele: "- É um debilóide! Não vai chegar a lugar algum!"
A mesma coisa aconteceu com outro gênio da humanidade: Thomas Edison, o homem que inventou a lâmpada elétrica. Aos oito anos, Edison foi matriculado na escola do reverendo Engle, em Detroit, que não precisou de muito tempo para conceituá-lo como um "retardado", um "estúpido". Por causa da sua dificuldade em aprender, Edison foi praticamente expulso e nunca mais freqüentou escola alguma.
Os casos de Einstein e Edison, contudo, não foram únicos na história. Gandhi também foi um aluno medíocre. Sofreu muito com a tabuada e costumava voltar para casa correndo para que seus colegas não pudessem zombar da sua 'burrice". Tinha um raciocínio muito lento e uma memória péssima.

 

4.      Links úteis sobre criatividade:

http://www.poli.usp.br/criatividade/

http://www.camarabrasileira.com/criatividade1.htm

http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01136/piaget-criatividade.htm

http://www.guiarh.com.br/p38.html