PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”

 

PROFESSOR CRIATIVO...

(Profa. Raimunda Maria da Cunha Ribeiro - Faculdade do Cerrado Piauiense)

 

 Professores criativos contribuem, sem dúvida, para o desenvolvimento do potencial criador de seus alunos. Por outro lado, argumenta Martinéz (1997), professores não-criativos também podem contribuir para o desenvolvimento da criatividade; podem fomentar em seus alunos capacidades ou recursos, como pensamento lógico, importante para a criatividade. O que caracteriza o bom professor, certamente não é apenas o seu conhecimento ou os métodos utilizados, mas por trás disso há um conjunto de crenças e valores sobre os estudantes, sobre a escola e sobre si mesmo, o qual afetará sua conduta e sua prática pedagógica. Em perspectiva de Virgolim, Fleith e Pereira (1999), ensinar com criatividade parece simples e divertido. Pais e professores ou qualquer outra pessoa na missão de educar devem ser criativos e devem valorizar o potencial criador das crianças. Acreditam ser esta uma das possibilidade de se transformar a tarefa de educar em algo prazeroso, capaz de modificar alunos, pais, professores, diretores, pessoas em geral e o mundo em que vivemos.

 

 

Referências

ALENCAR, Eunice Soriano de. A gerência da criatividade. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

ALENCAR, Eunice  Soriano de. Como desenvolver o potencial criador. Petrópolis: Vozes, 1990.

ALENCAR, Eunice  Soriano de. O processo da criatividade. São Paulo: MAKRON Books, 2000.

ESTRADA, M. R. Manual de criatividade: os processos psíquicos e o desenvolvimento. São Paulo: IBASA, 1992.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FRANÇA, Tânia  Maria de Souza. A arte na escola: a busca do sentimento, da criatividade, da espontaneidade. Brasília. Revista de Educação AEC – N.º 101, 1996.

MARTINÉZ A. M. Criatividade e Educação. Campinas: Papirus, 1997.

MOREIRA. A. M. Teorias da aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

NACHMANOVITCH, S. Ser criativo. São Paulo: Sumus, 1993.

VIRGOLIM, A. M. R., FLEITH, Denise S. e PEREIRA, M. S. N. Toque, toque, plim, plim. Campinas: Papirus, 1999.

OECH R. Um “Toc” na cuca. São Paulo: Cultura Editora, 1988.