(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos - Todos os direitos reservados - 2004-2012
Este portal destina-se à divulgação de materiais educacionais, artísticos e de conhecimentos gerais.


Diversidade Biológica



Bibliografia

As obras listadas abaixo são sugestões de literatura para auxiliar no estudo dos conteúdos tratados nesta disciplina. Referências adicionais podem ser fornecidas pelo professor durante o desenvolvimento do curso.


Algumas referências podem ser verificadas em sinopse no link Leituras recomendadas.

  1. PURVES, W. K.; SADAVA, D.; ORIANS, G. H.; HELLER, H. C. Vida: A Ciência da Biologia. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed – Bookman, 2005. Vol. 1.

  2. COOPER, G. Célula: Uma abordagem molecular. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

  3. DINIZ, S.; PRADO, P. I.; LEWINSOHN, T. M. Species Richness in Natural and Disturbed Habitats: Asteraceae and Flower-head Insects (Tephritidae: Diptera). Neotropical Entomology (Impresso), v. 39, p. 163-171, 2010.

  4. LEWINSOHN, T. M.; PRADO, P. I. Quantas espécies há no Brasil?. Megadiversidade, Belo Horizonte, v. 1, p. 36-42, 2005.

  5. MORAES, M.C. Pensamento Eco-Sistêmico: Educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

  6. SANTOS, F. S. dos. A Importância da Biodiversidade. Revista Paidéi@, Unimes Virtual, v. 2, n. 4, dez. 2010. Disponível em: Revista Paidei@.

  7. COSTA, F. A. P. L., 2004. Ciências no pátio da escola. Jornal Eletrônico La Insígnia.

  8. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, 1992. Protocolo de Biossegurança: Convenção sobre a Biodiversidade, documento resultante da II Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente – Eco92.

  9. PÁDUA, S. Afinal, qual a diferença entre preservação e conservação? O Eco, 02 fev. 2006.



    Acesse referências complementares para aprofundar os conhecimentos nesta disciplina. O link é de um website em inglês.
    Nesta página, que é do website oficial da CNN, você encontrará diversos artigos e ensaios sobre biodiversidade.
    Como o tema é amplo, diversos assuntos correlatos podem ser utilizados para discuti-lo.