(C) Copyright Fernando Santiago dos Santos - Todos os direitos reservados - 2004-2012
Este portal destina-se à divulgação de materiais educacionais, artísticos e de conhecimentos gerais.


Diversidade Biológica



Apresentação

A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, e fonte de imenso potencial de uso econômico, sendo base das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras e florestais e, também, a base para a estratégica indústria da biotecnologia.
As funções ecológicas desempenhadas pela biodiversidade são ainda pouco compreendidas, muito embora considere-se que ela seja responsável pelos processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas e espécies que sustentam outras formas de vida e modificam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida. A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. Com tamanha importância, é preciso evitar a perda da biodiversidade.
Este curso tem como objetivos principais:

  • Compreender o que são classificações biológicas e sua importância para o entendimento da biodiversidade em nosso planeta.

  • Obter uma visão geral sobre as propostas de sistemática dos seres vivos.

  • Coletar material em campo para análise, discussão e comparação com os conteúdos ministrados em aulas teóricas. Os mesmos materiais poderão ser incorporados aos projetos de pesquisa atualmente sendo desenvolvidos no Laboratório de Botânica (Herbário e Micoteca, principalmente).

  • Discutir a posição atual de organismos com complexa posição taxonômico-sistemática, tal como vírus e fungos liquenizados.

  • Os materiais teóricos, necessários para subsidiar os estudos práticos e também as observações em campo, serão disponibilizados de forma resumida para que o aluno tenha o mínimo de conhecimento para posterior aprofundamento em bibliografia recomendada.
    No ensino superior (e, mais especificamente, na formação de futuros professores) há a expectativa de que os alunos não sejam meros receptores dos conhecimentos, mas autores da elaboração de suas próprias formulações, mapas conceituais e outras estratégias que paulatinamente formam a base de conhecimentos com que lidar profissionalmente. Desta maneira, o curso oferece diversas estratégias para que os licenciandos possam, a seu tempo e respeitando seu ritmo de estudos, solidificar a construção de metodologias de ensino e de aprendizagem dos organismos supramencionados. Se desejar refletir sobre o papel do licenciando em Ciências Biológicas no ensino superior, leia uma postagem clicando aqui.


    BONS ESTUDOS!


    Prof. Fernando Santiago dos Santos