REALISMO E PEDAGOGIA EM ARISTÓTELES

Diego

Eddy

Mayara

Natalia

 

 

1.     Biografia de Aristóteles

 

Aristóteles (384-322 a.C.) é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos. Nasceu em Estagira, na Macedônia e herdou do pai, que era médico na corte do rei, o gosto pelas ciências naturais. Aos dezoito anos foi para Atenas, onde se tornou discípulo de Platão. Durante vinte anos estudou e atuou intensamente na Academia, mas com a morte de seu mestre não pode assumir a direção da instituição por ser um meteco. Partiu, então, para uma cidade da Ásia Menor onde permaneceu até ser convidado para ser professor de Alexandre, filho de Felipe II, rei dos macedônios. Por volta de 335 a.C. Aristóteles voltou a Atenas, onde fundou sua própria escola denominada Liceu, por situar-se nas proximidades do templo dedicado a Apolo Licínio. Ensinou por mais de uma década, até que, com a morte de Alexandre, em 323 a.C., os atenienses passaram a hostilizá-lo. Morreu um ano depois de ter abandonado a cidade.

 

2.     Realismo Aristotélico

 

Contrário ao idealismo de seu mestre, Aristóteles prega de maneira realista que as idéias estão nas coisas, com sua própria essência. É também realista em sua concepção educacional; expõem três fatores principais que determinam o desenvolvimento espiritual do homem: “disposição inata, hábito e ensino”. Com isso, acredita que o homem pode tornar-se a criatura mais nobre, como pode tornar-se a pior de todas, que aprendemos fazendo, que nos tornamos justos agindo justamente.

O realismo afirma a existência do mundo e das coisas que o constituem.

 

3.     Pedagogia em Aristóteles

 

Aristóteles é conhecido desde a Idade Média como o mestre dos que sabem. Na tradição humanista, a evolução do movimento educativo da Grécia parece parar antes dele, e renascer, após ele.

Sua importância no campo da educação é grande, mas de modo indireto. Poucos de seus textos específicos sobre o assunto chegaram aos nossos dias, sua contribuição para o ensino está principalmente em escritos sobre outros temas, como Política e Ética.

Ele organizou todo o material criado pelos sofistas. Ele também anuncia pela primeira vez a necessidade de o legislador tratar obrigatoriamente da educação, possibilitando assim, uma série de legisladores da educação que aparecerão durante o período helenístico.

Podemos perceber que Aristóteles influenciou em outro aspecto importante da pedagogia grega. Apesar de ser discípulo de Platão, ele desenvolveu uma teoria voltada para o real, onde procura explicar o movimento das coisas e a imutabilidade dos conceitos, ou seja, para Aristóteles tudo tem um devir, um movimento de passagem. Ele também desenvolveu um conceito de educação partindo da idéia de imitação:

 

“O que nos animais é apenas capacidade

imitativa, no homem se converte numa arte.

O homem se educa na medida em que copia

a forma de vida das adultos. Ele se educa

porque atualiza as suas energias. Segundo a

doutrina de Aristóteles, o educando é

potencialmente um sábio e, com a educação

ele converte em ato o que é suscetível de

desenvolver.” (PILLETI, 1990, p. 35)

 

Aristóteles valoriza o método dedutivo usado até hoje, cujo modelo de rigor se encontra na matemática.

Ele não recorre à experiência, parte da observação comum. Por exemplo, se a pedra cai, ele busca saber o porquê e não como. Se fizesse a pergunta “como?” procederia a descrição do fenômeno. Mas perguntando o porquê, a resposta é a procura das causas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

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