REALISMO E PEDAGOGIA EM
ARISTÓTELES
Diego
Eddy
Mayara
Natalia
1.
Biografia de
Aristóteles
Aristóteles (384-
2. Realismo
Aristotélico
Contrário ao idealismo de seu
mestre, Aristóteles prega de maneira realista que as idéias estão nas coisas,
com sua própria essência. É também realista em sua concepção educacional;
expõem três fatores principais que determinam o desenvolvimento espiritual do
homem: “disposição inata, hábito e ensino”. Com isso, acredita que o homem pode
tornar-se a criatura mais nobre, como pode tornar-se a pior de todas, que
aprendemos fazendo, que nos tornamos justos agindo justamente.
O realismo afirma a existência do
mundo e das coisas que o constituem.
3.
Pedagogia em
Aristóteles
Aristóteles é conhecido desde a
Idade Média como o mestre dos que sabem. Na tradição humanista, a evolução do
movimento educativo da Grécia parece parar antes dele, e renascer, após ele.
Sua importância no campo da educação
é grande, mas de modo indireto. Poucos de seus textos específicos sobre o
assunto chegaram aos nossos dias, sua contribuição para o ensino está
principalmente em escritos sobre outros temas, como Política e Ética.
Ele organizou todo o material criado
pelos sofistas. Ele também anuncia pela primeira vez a necessidade de o
legislador tratar obrigatoriamente da educação, possibilitando assim, uma série
de legisladores da educação que aparecerão durante o período helenístico.
Podemos perceber que Aristóteles
influenciou em outro aspecto importante da pedagogia grega. Apesar de ser
discípulo de Platão, ele desenvolveu uma teoria voltada para o real, onde
procura explicar o movimento das coisas e a imutabilidade dos conceitos, ou
seja, para Aristóteles tudo tem um devir, um movimento de passagem. Ele também
desenvolveu um conceito de educação partindo da idéia de imitação:
“O que nos animais é apenas
capacidade
imitativa, no homem se converte numa
arte.
O homem se educa na medida em que
copia
a forma de vida das adultos. Ele se
educa
porque atualiza as suas energias.
Segundo a
doutrina de Aristóteles, o educando
é
potencialmente um sábio e, com a
educação
ele converte em ato o que é
suscetível de
desenvolver.” (PILLETI, 1990, p. 35)
Aristóteles valoriza o método
dedutivo usado até hoje, cujo modelo de rigor se encontra na matemática.
Ele não recorre à experiência, parte
da observação comum. Por exemplo, se a pedra cai, ele busca saber o porquê e
não como. Se fizesse a pergunta “como?” procederia a descrição do fenômeno. Mas
perguntando o porquê, a resposta é a procura das causas.
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