INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS SÃO ROQUE
Licenciatura
em Ciências Biológicas
1º
semestre
Fauna, Flora e Ambiente
Código: FFAMB
Total de aulas: 38
Responsável: Fernando Santiago
dos Santos (fernandoss@ifsp.edu.br)
Ì Ementa
³ Áreas de atuação do Licenciado
em Ciências Biológicas.
³ Fatores abióticos e seus
efeitos na abundância e distribuição da fauna e da flora.
³ Adaptações da fauna e da
flora aos diferentes ambientes.
³ Fundamentos metodológicos
de coleta, preservação e caracterização de espécimes animais e vegetais.
³ Ambientes brasileiros
terrestres e aquáticos.
Ì Objetivos
³ Proporcionar ao aluno o
conhecimento do campo de atuação do biólogo por meio do contato inicial com os
seres vivos e seus ambientes.
³ Orientar os discentes na
realização de atividades acadêmico-científico-culturais.
Ì Conteúdo programático
1.
Atividades dos biólogos (licenciados) em diferentes campos de trabalho:
docência (EF-II e EM, com possibilidade de graduação e pós-graduação), pesquisa,
desenvolvimento de patentes e produtos biotecnológicos, assessoria ambiental,
consultoria ambiental, análises de parâmetros bio-físico-químicos de água e
solo etc.
2.
Fatores abióticos e seus efeitos na abundância e distribuição da fauna e da flora:
a) luz; b) temperatura;
c) umidade e pluviosidade;
d) pressão atmosférica;
e) ventos; f) solo;
g) salinidade; h) pH.
3. Adaptações da fauna e da flora aos diferentes ambientes: a) adaptações estruturais e
fisiológicas da fauna diante da diversidade ambiental circundante; b)
adaptações estruturais e fisiológicas da flora diante da diversidade ambiental
circundante.
4.
Fundamentos metodológicos de coleta, preservação e caracterização de espécimes
animais e vegetais: a) coleta de vertebrados e invertebrados; b) coleta de
espécies “vegetais” (fungos, liquens, algas, briófitas, pteridófitas,
gimnospermas e angiospermas); tipos de preservação de material-testemunho: a) a
seco; b) em solução de formalina; c) em álcool a 70%; d) em exsicatas de
herbário.
5.
Ambientes brasileiros: fauna e flora de: a) ambientes
dulciaquícolas; b) ambientes marinhos;
c) ambientes terrestres.
6.
Atividades acadêmico-científico-culturais e sua importância na formação do
futuro licenciado em Ciências Biológicas.
Ì Metodologia
³ Aulas teóricas, práticas
(saídas de campo e experimentos/simulações em laboratório) e seminários em
grupos.
³ Leitura e discussão de
artigos científicos.
³ Painel integrado ao final
do curso.
³ Atividades
acadêmico-científico-culturais.
Ì Avaliação
³ Provas
teóricas.
³
Apresentação de seminários.
³
Exposição dos painéis.
³
Redação de resenhas com os textos de artigos científicos discutidos em aulas e
relatórios das saídas de campo.
³
Realização das atividades acadêmico-científico-culturais.
Ì Bibliografia recomendada
³ Livros:
ADAMS,
Cristina. Caiçaras na Mata Atlântica: pesquisa
científica versus planejamento e gestão ambiental. São Paulo: Annablume, 1999.
ALCÂNTARA,
A. Fauna e Flora Brasileiras. São Paulo: Editora:
BEI, 2008.
AUBERTIN,
Catterine. A floresta em jogo. São
Paulo: UNESP, 2000.
BRITO,
Maria Cecília Wey de; VIANNA, Lucila Pinsard. Conhecer para
conservar: as unidades de conservação no Estado de São
Paulo. São Paulo: Terra Virgem; Secretaria de Meio Ambiente, 1999.
COLOMBINI,
F. & MIRANDA, E. E. de. Natureza Brasileira em Detalhe.
São Paulo: Metalivros, 2006.
CORSON,
Walter H. (org.). Manual global de ecologia. São
Paulo: Augustus, 1996.
DEAN,
Warren. A ferro e fogo: história da devastação da
Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DIEGUES,
Antonio Carlos Santana. O mito moderno da natureza
intocada. São Paulo: Hucitec, 2000.
FURLAN,
Sueli Ângelo; NUCCI, João Carlos. A conservação das
florestas tropicais. São Paulo: Atual, 1999.
GARDA,
Eduardo C. Atlas do meio ambiente. São
Paulo: Embrapa; Texto Novo, 1996.
RIZZINI,
C. T. Tratado de fitogeografia do Brasil. São Paulo: HUCITEC/Ed. da
Universidade de São Paulo, 1976.
RODRIGUES,
Rosider Martins (org.). Atlas dos ambientes brasileiros. São Paulo:
Scipione, 1997.
SILVA,
L. F. Solos tropicais: aspectos pedológicos, ecológicos e de manejo. São
Paulo: Editora Brasilis, 1996.
³ Sites:
Adaptações das plantas: http://geologiabiologia10d.blogspot.com/2009/04/adaptacao-das-plantas-ao-meio-terrestre.html
Base de dados tropicais da rede ambiente (BDT): www.bdt.org.br/educacao/lei
Conselho
Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS – CRBio-01): http://www.crbio01.gov.br/cms/
Ecossistemas
brasileiros: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm;
http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm
Fatores
abióticos: http://www.infoescola.com/ecologia/fatores-abioticos/
Rede Brasileira de Meio Ambiente: www.unicamp.br/nipe/rbma/index0.html
Rede Nacional de Controle e Tráfego de Animais Silvestres: www.renctas.org.br