INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS SÃO ROQUE

Licenciatura em Ciências Biológicas

1º semestre

 

Fauna, Flora e Ambiente

Código: FFAMB

Total de aulas: 38

Responsável: Fernando Santiago dos Santos (fernandoss@ifsp.edu.br)

 

 

Ì Ementa

³ Áreas de atuação do Licenciado em Ciências Biológicas.

³ Fatores abióticos e seus efeitos na abundância e distribuição da fauna e da flora.

³ Adaptações da fauna e da flora aos diferentes ambientes.

³ Fundamentos metodológicos de coleta, preservação e caracterização de espécimes animais e vegetais.

³ Ambientes brasileiros terrestres e aquáticos.

 

Ì Objetivos

³ Proporcionar ao aluno o conhecimento do campo de atuação do biólogo por meio do contato inicial com os seres vivos e seus ambientes.     

³ Orientar os discentes na realização de atividades acadêmico-científico-culturais.

 

Ì Conteúdo programático

1. Atividades dos biólogos (licenciados) em diferentes campos de trabalho: docência (EF-II e EM, com possibilidade de graduação e pós-graduação), pesquisa, desenvolvimento de patentes e produtos biotecnológicos, assessoria ambiental, consultoria ambiental, análises de parâmetros bio-físico-químicos de água e solo etc.

2. Fatores abióticos e seus efeitos na abundância e distribuição da fauna e da flora: a) luz; b) temperatura; c) umidade e pluviosidade; d) pressão atmosférica; e) ventos; f) solo; g) salinidade; h) pH.

3. Adaptações da fauna e da flora aos diferentes ambientes: a) adaptações estruturais e fisiológicas da fauna diante da diversidade ambiental circundante; b) adaptações estruturais e fisiológicas da flora diante da diversidade ambiental circundante.

4. Fundamentos metodológicos de coleta, preservação e caracterização de espécimes animais e vegetais: a) coleta de vertebrados e invertebrados; b) coleta de espécies “vegetais” (fungos, liquens, algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas); tipos de preservação de material-testemunho: a) a seco; b) em solução de formalina; c) em álcool a 70%; d) em exsicatas de herbário.

5. Ambientes brasileiros: fauna e flora de: a) ambientes dulciaquícolas; b) ambientes marinhos; c) ambientes terrestres.

6. Atividades acadêmico-científico-culturais e sua importância na formação do futuro licenciado em Ciências Biológicas.

 

Ì Metodologia

³ Aulas teóricas, práticas (saídas de campo e experimentos/simulações em laboratório) e seminários em grupos.

³ Leitura e discussão de artigos científicos.

³ Painel integrado ao final do curso.

³ Atividades acadêmico-científico-culturais.

 

Ì Avaliação

³ Provas teóricas.

³ Apresentação de seminários.

³ Exposição dos painéis.

³ Redação de resenhas com os textos de artigos científicos discutidos em aulas e relatórios das saídas de campo.

³ Realização das atividades acadêmico-científico-culturais.

 

Ì Bibliografia recomendada

 

³ Livros:

ADAMS, Cristina. Caiçaras na Mata Atlântica: pesquisa científica versus planejamento e gestão ambiental. São Paulo: Annablume, 1999.

 

ALCÂNTARA, A. Fauna e Flora Brasileiras. São Paulo: Editora: BEI, 2008.

 

AUBERTIN, Catterine. A floresta em jogo. São Paulo: UNESP, 2000.

 

BRITO, Maria Cecília Wey de; VIANNA, Lucila Pinsard. Conhecer para conservar: as unidades de conservação no Estado de São Paulo. São Paulo: Terra Virgem; Secretaria de Meio Ambiente, 1999.

 

COLOMBINI, F. & MIRANDA, E. E. de. Natureza Brasileira em Detalhe. São Paulo: Metalivros, 2006.

 

CORSON, Walter H. (org.). Manual global de ecologia. São Paulo: Augustus, 1996.

 

DEAN, Warren. A ferro e fogo: história da devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

 

DIEGUES, Antonio Carlos Santana. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 2000.

 

FURLAN, Sueli Ângelo; NUCCI, João Carlos. A conservação das florestas tropicais. São Paulo: Atual, 1999.

 

GARDA, Eduardo C. Atlas do meio ambiente. São Paulo: Embrapa; Texto Novo, 1996.

 

RIZZINI, C. T. Tratado de fitogeografia do Brasil. São Paulo: HUCITEC/Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.

 

RODRIGUES, Rosider Martins (org.). Atlas dos ambientes brasileiros. São Paulo: Scipione, 1997.

 

SILVA, L. F. Solos tropicais: aspectos pedológicos, ecológicos e de manejo. São Paulo: Editora Brasilis, 1996.

 

 

³ Sites:

 

Adaptações das plantas: http://geologiabiologia10d.blogspot.com/2009/04/adaptacao-das-plantas-ao-meio-terrestre.html

 

Base de dados tropicais da rede ambiente (BDT): www.bdt.org.br/educacao/lei

 

Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS – CRBio-01): http://www.crbio01.gov.br/cms/

 

Ecossistemas brasileiros: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm; http://www.ibama.gov.br/ecossistemas/home.htm

 

Fatores abióticos: http://www.infoescola.com/ecologia/fatores-abioticos/

 

Rede Brasileira de Meio Ambiente: www.unicamp.br/nipe/rbma/index0.html

 

Rede Nacional de Controle e Tráfego de Animais Silvestres: www.renctas.org.br