PROJETO "ESCOLA DE CIÊNCIAS"

Área: Ciências

Séries: 5ª a 8ª

Autor: Fernando Santiago dos Santos

 

INTRODUÇÃO

É sabido que o aprendizado de ciências não deve se limitar somente aos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula. Com o advento das modernas técnicas eletrônicas e acesso à Internet, o conhecimento tornou-se algo bastante corriqueiro e fácil. O aluno que tem condições de usufruir dessas facilidades digitais obtém êxito em seus estudos e, consequentemente, em sua futura carreira profissional. E o aluno que normalmente utiliza tais ferramentas de estudo também mostra interesse em desenvolver projetos na área de ciência experimental.

A ciência é a mãe das disciplinas. Ela engloba um vasto leque de conhecimentos que vão desde a matemática até a geografia, passando pela história, antropologia, sociologia, biologia, química, física e até mesmo a medicina. Os conteúdos de ciências oferecem ao aluno um conjunto de informações que devem ser processados de tal forma a formar-lhe uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais que o cercam. Essa consciência crítica, que irá abrir-lhe os horizontes para novas descobertas, não pode ser, obviamente, apenas trabalhada em sala de aula. Faz-se necessária uma abordagem mais especulativa, incitadora, capaz de fomentar ensejos por descobertas. Nesse contexto é que se insere a ESCOLA DE CIÊNCIAS, instrumento conciliador entre a sala de aula e a prática.

OBJETIVOS

Os objetivos da ESCOLA DE CIÊNCIAS são, basicamente:

  1. exercitar, no aluno, a capacidade de refletir sobre fenômenos naturais e como esses fenômenos podem ser explicados cientificamente;
  2. fomentar a elaboração de experiências e experimentos que tentem comprovar uma hipótese;
  3. levar o aluno a concluir, por si só, a respeito de determinado fenômeno, baseado em resultados mensuráveis;
  4. comparar o conhecimento empírico e o conhecimento científico;
  5. criar uma consciência crítica acerca das conclusões e teses elaboradas a partir das hipóteses testadas através de experimentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Existe uma vasta gama de assuntos abordados no ensino fundamental de ciências, particularmente nas quatro últimas séries. Basicamente, o conteúdo de ciências aborda os seguintes temas:

  1. a biosfera (o ambiente natural da Terra), dividida em atmosfera, litosfera e hidrosfera;
  2. estudo da água, do solo e do ar;
  3. noções de ecologia geral e interações ecológicas;
  4. verminoses, doenças transmitidas por vírus e por bactérias;
  5. classificação dos seres vivos e os cinco reinos biológicos (Monera, Protista, Fungi, Metaphyta e Metazoa);
  6. citologia básica e histologia;
  7. anatomia geral do ser humano e noções de genética;
  8. reprodução humana e noções de sexualidade;
  9. física e química básicas.

Na 5ª série incluem-se os itens a) a d), na 6ª série, os itens c) e e), na 7ª série estudam-se os itens f) a h), e na 8ª série aborda-se o item i).

Obviamente, o intuito desta ESCOLA DE CIÊNCIAS não é ser apenas uma complementação do que se estuda na sala de aula, ou uma aula de reforço de laboratório. Portanto, poderão ser incluídos outros tópicos, de acordo com o interesse e necessidade dos próprios alunos.

METODOLOGIA

O trabalho da ESCOLA DE CIÊNCIAS será baseado, fundamentalmente, em técnicas de laboratório. Tais técnicas incluem o uso de balanças, conservação de animais e plantas em álcool 70 e/ou formol, herborização de estruturas vegetais, uso de microscópio, dissecação de animais, taxidermização (=empalhamento), montagem de experimentos etc. O aluno terá todo o incentivo para criar "engenhocas" e outras coisas afins, visando sempre desenvolver uma abordagem científica para comprovar quaisquer hipóteses.

MATERIAL DE LABORATÓRIO

O laboratório da ESCOLA DE CIÊNCIAS deverá oferecer condições mínimas para o gerenciamento de todas as atividades programadas pelos alunos e pelo orientador. Essas "condições mínimas" referem-se ao uso de material básico de laboratório, como:

  1. vidraria em geral (béquer, erlenmeyer, balão, proveta, conta-gotas, tubo de ensaio, placa de Petri etc.), em boa condição e em quantidade compatível com os experimentos;
  2. estantes para armazenamento e distribuição dos experimentos em andamento;
  3. reagentes químicos;
  4. materiais de segurança (luvas, óculos, pinças etc.);
  5. conservantes (álcool e formol), em boa quantidade;
  6. material de corte histológico (tesouras, lancetas, estiletes, bisturis etc.);
  7. balanças;
  8. corantes biológicos (azul de metileno, azul de toluidina, fenolftaleína etc.);
  9. lamparinas a álcool.

Outros materiais, como aquários, vasos etc., poderão ser necessários, dependendo do estudo desenvolvido pelos alunos.

CRONOGRAMA

A ESCOLA DE CIÊNCIAS, pelo seu caráter experimental, poderá ser desenvolvida uma vez por semana, considerando-se a própria disponibilidade do aluno e do orientador de laboratório. É claro que muitos experimentos exigirão acompanhamento praticamente diário; nesse caso, o orientador ficará responsável pela observação e manutenção dos experimentos que forem de tal natureza.

Como a ciência é algo dinâmico e contínuo, a ESCOLA DE CIÊNCIAS poderá ser mantida pelo tempo que for conveniente ao próprio aluno, não sendo necessário, portanto, o estabelecimento de cronogramas rígidos e datas de término.

LITERATURA DE APOIO

Toda obra científica precisa ser embasada em dados mensuráveis e que possam ser reproduzidos por outros pesquisadores. A literatura científica serve de apoio para que o cientista maneje suas informações de forma coerente e clara. Neste projeto, o orientador de laboratório estará informando os alunos acerca das fontes de informações que poderão ser úteis na elaboração dos resultados finais. A literatura é específica para cada área. Todo material deverá ser fornecido pela escola (fotocópias ou arquivos eletrônicos).