Fatores Bióticos

© Copyright 1999/2002

Antônio Silveira R. dos Santos

(Programa Ambiental: A Última Arca de Noé)

Todos os direitos reservados.

Fatores Bióticos: são constituídos pelas interações que se manifestam entre os seres vivos que habitam um determinado meio. Estas interações são designadas por coações e são esquematizadas da forma a seguir:

1. Relações Harmônicas

Nestas relações não existe desvantagem para nenhuma das espécies consideradas, e benefício pelo menos para uma delas.

Dividem-se em:

- Relações Homotípicas: são aquelas que ocorrem entre organismos da mesma espécie. Podem ser colônias (são constituídas por organismos da mesma espécie que se mantêm anatomicamente unidos entre si. A formação das colônias é determinada por um processo reprodutivo assexuado, o brotamento) ou sociedades (associações de indivíduos da mesma espécie, que não estão unidos, ou seja, ligados anatomicamente e formam uma organização social que se expressa por meio do cooperativismo).

- Relações Heterotípicas: são aquelas que ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Dividem-se em protocooperação (associação entre duas espécies diferentes na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é indispensável à sobrevivência, podendo cada espécie viver isoladamente); mutualismo (associação íntima com benefícios mútuos. É mais íntima que a cooperação; é necessária à sobrevivência das espécies, que não podem viver isoladamente. Cada espécie só consegue viver na presença da outra; comensalismo (uma espécie chamada comensal se beneficia, enquanto a outra, chamada hospedeira, não leva vantagem nenhuma); inquilinismo (é a associação em que uma espécie (inquilino) procura abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Trata-se de uma associação semelhante ao comensalismo, não envolvendo alimento).

2. Relações Desarmônicas

Caracterizam-se por beneficiar um dos associados e prejudicar o outro.

Dividem-se em:

- Relações intra-específicas ou homotípicas: que podem ser: competição intra-específica (relação que se estabelece entre os indivíduos da mesma espécie, quando concorrem pelos mesmos fatores ambientais, principalmente espaço e alimento); canibalismo (canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie. Tanto os predadores quanto as presas apresentam adaptações para ataque e defesa. O mimetismo é a principal adaptação, por meio da qual os animais, pela cor ou forma, assemelham-se ao meio ambiente, com o qual se confundem).

- Relações interespecíficas ou Heterotípicas: podem ser: competição interespecífica (competição entre espécies diferentes se estabelece quando tais espécies possuem o mesmo habitat e o mesmo nicho ecológico); predatismo (predador é o indivíduo que ataca e devora o outro, chamado presa, pertencente a espécie diferente); amensalismo (tipo de associação em que uma espécie, chamada amensal, é inibida no crescimento ou na reprodução por substâncias secretadas por outra espécie, chamada inibidora); parasitismo (uma das espécies, chamada parasita vive na superfície ou no interior de outra, designada por hospedeiro. O parasita alimenta-se a partir do hospedeiro, podendo até matá-lo).