Educação Ambiental e Parasitoses
Professores responsáveis: Dr. Fernando Santiago dos Santos, MSc. Flavio Trevisan e Dr. Sandro Eugênio Pereira Gazzinelli
fernandoss@cefetsp.br
sandrogazzinelli@hotmail.com
agro.trevisan@yahoo.com.br
Materiais do curso (apostilas, textos, imagens etc.)
* Educação Ambiental:
* Legislação Ambiental: Notícias ambientais e científicas
Apresentação do curso
A Educação Ambiental é uma ferramenta de transformação social que fomenta ações
modificadoras de atitudes e comportamentos, engajados prioritariamente em situações-problema
contextualizadas e localizadas espacial-temporalmente. A comunidade de entorno do campus São
Roque, a priori, insere-se em zonas com problemas socioambientais variáveis, tais como infraestrutura
deficitária, carência de áreas de lazer e esportes, problemas de planejamento urbano e
ambiental etc. Soma-se a isso questões de cunho social nas comunidades de entorno –
marginalidade relativa, violência, drogas, entre outras – que permeiam as discussões que
constituem o core da Educação Ambiental. Com a devida tomada de consciência, fruto de trabalhos
teórico-práticos e de vivências, cidadãos críticos e engajados têm condições de operar
modificações no status quo de sua realidade imediata e promover ações que visem à melhoria das
condições de vida, trabalho e convívio com seu próprio ambiente. Além disso, uma das premissas
da Educação Ambiental é a formação de agentes multiplicadores, que possam implementar
programas educacionais para conscientização e tomada de posições no que tange às medidas de
transformação socioambiental.
Nesse sentido a Educação Ambiental no controle das parasitoses tem se mostrado uma estratégia
com baixo custo e capaz de atingir resultados significativos e duradouros, uma vez que ela
corresponde a um processo educativo constante, dinâmico e criativo.
As parasitoses são apontadas como um indicador do desenvolvimento sócio-econômico de um
país, afetando principalmente os indivíduos que estão em fase escolar, desencadeando desde
problemas graves de saúde, até baixo nível de rendimento nas atividades de aprendizagem. O
conceito de parasitismo é amplo e, de modo geral, pode ser definido como uma interação entre dois
organismos em que um se beneficia do outro para sobreviver. Na parasitologia, dois grandes
grupos têm importância na saúde humana e animal: os protozoários e os helmintos. Esses
parasitos podem ser encontrados na cavidade digestiva do hospedeiro, nos seus tecidos ou em
fluidos corporais como o sangue e a linfa. Além desses endoparasitos, alguns artrópodes
apresentam também relevância parasitológica por serem ectoparasitos ou mesmo vetores
mecânicos ou biológicos de vários microorganismos de importância médica e veterinária. A
implementação de uma eficiente infra-estrutura sanitária é de fundamental importância para a
diminuição da prevalência das principais parasitoses no Brasil.
Entretanto, mesmo ocorrendo
melhorias estruturais, os resultados não serão totalmente satisfatórios se, juntamente com essas
melhorias, não ocorrerem mudanças comportamentais adquiridas principalmente por meio de
informações corretas e compreensíveis, repassadas à população. Medidas simples como a
aquisição de hábitos de higiene pessoal, manutenção adequada dos alimentos e da água para
consumo, combate aos criadouros de vetores e utilização de calçados, têm sido eficazes na
prevenção de infecções causadas por vários parasitos que acometem a população brasileira.
Leia os detalhes do projeto do curso de extensão "Educação Ambiental e Parasitoses" clicando aqui.
Alegria e descontração no último dia do curso da primeira turma (1o semestre de 2011)...
Cronogramas do curso
1. Cronograma das aulas de Educação Ambiental
2. Cronograma das aulas de Parasitologia
* Parasitologia:
1. Apostila de Parasitologia; Introdução às Parasitoses; Viroses, bacterioses e micoses; Artrópodes de Importância Parasitológica; Protozooses; Aula de 15 junho (parte 1); Aula de 15 junho (parte 2)
2. Materiais suplementares: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
1. Apostilas: Aula 1 - Aula 2 - Aula 3 - Aula 4
Poluição ambiental local e o papel da educação ambiental
Link da cartilha do Ziraldo sobre Produtos Orgânicos
Sistema subterrâneo de tratamento de resíduos: 1 - 2
2. Leitura recomendada: Primavera silenciosa, de Rachel Carson
3. Texto suplementar: Carta da Terra, de Leonardo Boff
4. Reflexão: Educação ambiental... para quê?
5. Links ambientais do Brasil e do mundo
6. Educação ambiental e professores: leia um texto interessante clicando aqui
7. Artigo sobre biodiversidade no Brasil e no mundo: Leia mais...
8. Tratato de EA para sociedades sustentáveis e responsabilidade global: Leia mais...
1. Aula do dia 27 de abril: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Divulgadas em: Revista do Conselho Regional de Biologia, ano V, n. 17, jan. a mar. 2011.