Educação Ambiental e Parasitoses
Professores responsáveis: Dr. Fernando Santiago dos Santos, MSc. Flavio Trevisan e Dr. Sandro Eugênio Pereira Gazzinelli
fernandoss@cefetsp.br
sandrogazzinelli@hotmail.com
agro.trevisan@yahoo.com.br

Apresentação do curso
A Educação Ambiental é uma ferramenta de transformação social que fomenta ações modificadoras de atitudes e comportamentos, engajados prioritariamente em situações-problema contextualizadas e localizadas espacial-temporalmente. A comunidade de entorno do campus São Roque, a priori, insere-se em zonas com problemas socioambientais variáveis, tais como infraestrutura deficitária, carência de áreas de lazer e esportes, problemas de planejamento urbano e ambiental etc. Soma-se a isso questões de cunho social nas comunidades de entorno – marginalidade relativa, violência, drogas, entre outras – que permeiam as discussões que constituem o core da Educação Ambiental. Com a devida tomada de consciência, fruto de trabalhos teórico-práticos e de vivências, cidadãos críticos e engajados têm condições de operar modificações no status quo de sua realidade imediata e promover ações que visem à melhoria das condições de vida, trabalho e convívio com seu próprio ambiente. Além disso, uma das premissas da Educação Ambiental é a formação de agentes multiplicadores, que possam implementar programas educacionais para conscientização e tomada de posições no que tange às medidas de transformação socioambiental.
Nesse sentido a Educação Ambiental no controle das parasitoses tem se mostrado uma estratégia com baixo custo e capaz de atingir resultados significativos e duradouros, uma vez que ela corresponde a um processo educativo constante, dinâmico e criativo.
As parasitoses são apontadas como um indicador do desenvolvimento sócio-econômico de um país, afetando principalmente os indivíduos que estão em fase escolar, desencadeando desde problemas graves de saúde, até baixo nível de rendimento nas atividades de aprendizagem. O conceito de parasitismo é amplo e, de modo geral, pode ser definido como uma interação entre dois organismos em que um se beneficia do outro para sobreviver. Na parasitologia, dois grandes grupos têm importância na saúde humana e animal: os protozoários e os helmintos. Esses parasitos podem ser encontrados na cavidade digestiva do hospedeiro, nos seus tecidos ou em fluidos corporais como o sangue e a linfa. Além desses endoparasitos, alguns artrópodes apresentam também relevância parasitológica por serem ectoparasitos ou mesmo vetores mecânicos ou biológicos de vários microorganismos de importância médica e veterinária. A implementação de uma eficiente infra-estrutura sanitária é de fundamental importância para a diminuição da prevalência das principais parasitoses no Brasil.
Entretanto, mesmo ocorrendo melhorias estruturais, os resultados não serão totalmente satisfatórios se, juntamente com essas melhorias, não ocorrerem mudanças comportamentais adquiridas principalmente por meio de informações corretas e compreensíveis, repassadas à população. Medidas simples como a aquisição de hábitos de higiene pessoal, manutenção adequada dos alimentos e da água para consumo, combate aos criadouros de vetores e utilização de calçados, têm sido eficazes na prevenção de infecções causadas por vários parasitos que acometem a população brasileira.
Leia os detalhes do projeto do curso de extensão "Educação Ambiental e Parasitoses" clicando aqui
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Alegria e descontração no último dia do curso da primeira turma (1o semestre de 2011)...


Cronogramas do curso
1. Cronograma das aulas de Educação Ambiental
2. Cronograma das aulas de Parasitologia

Materiais do curso (apostilas, textos, imagens etc.)


* Parasitologia:
1. Apostila de Parasitologia; Introdução às Parasitoses; Viroses, bacterioses e micoses; Artrópodes de Importância Parasitológica; Protozooses; Aula de 15 junho (parte 1); Aula de 15 junho (parte 2)
2. Materiais suplementares: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

* Educação Ambiental:
1. Apostilas: Aula 1 - Aula 2 - Aula 3 - Aula 4
Poluição ambiental local e o papel da educação ambiental
Link da cartilha do Ziraldo sobre Produtos Orgânicos
Sistema subterrâneo de tratamento de resíduos: 1 - 2

2. Leitura recomendada: Primavera silenciosa, de Rachel Carson
3. Texto suplementar: Carta da Terra, de Leonardo Boff
4. Reflexão: Educação ambiental... para quê?
5. Links ambientais do Brasil e do mundo
6. Educação ambiental e professores: leia um texto interessante clicando aqui
7. Artigo sobre biodiversidade no Brasil e no mundo: Leia mais...
8. Tratato de EA para sociedades sustentáveis e responsabilidade global: Leia mais...

* Legislação Ambiental:
1. Aula do dia 27 de abril: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

Notícias ambientais e científicas


Divulgadas em: Revista do Conselho Regional de Biologia, ano V, n. 17, jan. a mar. 2011.