Chaves de identificação - estilo Dicotômica


A chave a seguir é hipotética e baseada nas 'flores' imaginárias dos gêneros fictícios Imaginarium e Bizarrium.
Analise as nove espécies na figura a seguir. Anote quais características podem ser utilizadas para a confecção da chave (exemplos: tipo das pétalas - livres ou unidas, cor das pétalas etc.).


Note que há características em comum entre elas e, também, características exclusivas. Por exemplo: no gênero Imaginarium, há três espécies que possuem pétalas rosadas, duas com pétalas vermelhas e uma com pétalas brancas. Pense: o que diferencia as espécies que têm a mesma coloração das pétalas?
Analisando-se as semelhanças e as diferenças entre as espécies, é possível confeccionar uma chave dicotômica de identificação.
Não há uma única maneira de se construir a chave: podem ser utilizados diversos critérios (características) e, portanto, os caminhos que serão trilhados na chave poderão ser variados. Mesmo assim, todas as nove espécies deste exemplo devem aparecer na chave, uma única vez.
A regra geral deste tipo de chave dicotômica é: o número de passos é sempre N-1 (N é o total de espécies que se quer incluir na chave).

  • Portanto, como há nove espécies, a chave terminará no passo 8b (como a chave é dicotômica, cada passo tem duas saídas: a e b).

    Vamos analisar a chave proposta para estas espécies: