DESMATAMENTO NO BRASIL ENTRA NO GUINNESS 2005

País é recordista em áreas desmatadas nos últimos cem anos; EUA lideram na emissão de dióxido de carbono

São Paulo - A nova edição do livro dos recordes, que chega às lojas em novembro, vai apresentar o Brasil como recordista em áreas desmatadas. Segundo o Guinness 2005, o País perdeu no século passado uma área de florestas equivalente ao Estado de Sergipe. A média anual de devastação de matas entre 1900 e 2000 foi de 22. 264 mil kmē.

A China, segundo a publicação, é o país que mais planta árvores. Na década de 90 o replantio abrangeu 18 mil kmē do território, uma área equivalente ao Kuwait.

O Guinness 2005 mostra também os Estados Unidos como recordistas em emissão de dióxido de carbono (CO2), com quase 6 bilhões de toneladas lançadas na atmosfera em 2001. O CO2 é um dos principais gases causadores do aquecimento global e os Estados Unidos são os principais oponentes ao Protocolo de Kioto, que estabelece a redução gradativa das emissões em todo o mundo.

A metrópole com o ar mais poluído no mundo é a Cidade do México, os finlandeses são os mais preocupados com o meio ambiente, a Alemanha tem o maior índice de reciclagem de papel e papelão (até 80%) e a Suíça é recordista em reciclagem de vidro (91%).