contador de visitas
Licenciatura em Ciências Biológicas
História da Ciência e da Tecnologia (HCTB1)

Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos


ACESSO AOS MENUS DESTA PÁGINA
Clique nos ícones coloridos abaixo



Apresentação
A interpretação dos fenômenos naturais é uma característica do espírito humano. Desde tempos que se perdem na poeira da história, a observação dos fatos naturais, a tentativa de explicação de determinados acontecimentos e a invenção de tecnologias acompanham o Homo sapiens sapiens em sua caminhada evolutiva.
Estudar tais assuntos é tarefa difícil, porém necessária para a tentativa de se entender como as diversas ciências foram sendo construídas, juntamente com todos os avanços tecnológicos que as acompanham.

Voltar ao início desta seção



Ementa da disciplina de acordo com o PPC-LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.




Voltar ao início desta seção




Estrutura da disciplina: aulas
  • As 19 aulas previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
  • Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.


      Biblioteca 'Linha do tempo'
      Link com bibliografia geral e complementar (1)
      Link com bibliografia geral e complementar (2)
      Uma breve história da ciência (W. Bynum)
      Livro bem interessante


    AULA 1

    EMENTA
    Apresentação da disciplina, objetivos, sistema avaliativo, dinâmicas de aulas e ementa
    Definições de ciência e tecnologia
    Senso comum e saber sistematizado

    Atividade em sala de aula: Quizz sobre conhecimentos prévios

    Resumos da Aula 1

    Leitura 1: Como seriam alguns cientistas mais conhecidos em ícones?
    Leitura 2: Mulheres nas ciências
    Leitura 3: O que é e o que não é história das ciências

    Video: O profissional que estuda história das ciências


    AULA 2

    EMENTA
    (Pseudo)Neutralidade das Ciências
    Hipótese, teoria, tese e lei nas ciências
    Pseudociências

    Resumos da Aula 2

    Leitura 1: O que é ciência, afinal?
    Leitura 2: Dificuldades do ensino de HCT: algumas reflexões (TEXTO EM INGLÊS)
    Leitura 3: A curiosidade move as ciências
    Leitura 4: Todos os bebês nascem com o 'método científico'?
    Leitura 5: Quadro comparativo entre ciência e pseudociência

    Video 1: Ateu é expulso de programa no Egito
    Video 2: Epistemologia e história das ciências
    Video 3: Homeopatia e Florais de Bach


    AULA 3

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: Pré-História, Antiguidade Clássica e Oriente

    Resumos da Aula 3

    Oriente antecipou a ciência do Ocidente?
    Ciência oriental
    Oriente e Ocidente nas mesmas buscas de respostas...

    Leitura 1: Uma mulher 'esquecida' na poeira do tempo: Hipatia de Alexandria

    Video: Hipatia de Alexandria


    AULA 4

    EMENTA
    Fontes primárias e secundárias em HCT
    Perspectivas anacrônica e diacrônica nos estudos em HCT

    Resumos da aula 4: Parte 1; Parte 2

    Leitura 1: O que é história das ciências? - Parte 1; Parte 2; Parte 3
    Leitura 2: Dissertação de Mestrado do Professor Fernando

    Video 1: O desenvolvimento histórico das ciências


    AULA 5

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: A transição da Antiguidade no Ocidente e a Idade Média europeia
    A 'Idade Média' nos povos árabes e a ciência/tecnologia árabe

    Resumos da Aula 5

    Video 1: Ciência na Idade Média (visão geral)
    Video 2: Os copistas e o scriptorium medieval (de 'O nome da Rosa', de Umberto Eco)


    AULA 6

    EMENTA
    As tradições de transmissão oral do conhecimento em HCT
    Atividade on-line individual 1

    Resumos da aula 6

    Leitura 1: A transmissão do conhecimento através do tempo


    AULA 7

    EMENTA
    Questões de gênero e etnias nos estudos de HCT

    Resumos da aula 7

    Leitura 1: A mulher cientista no cinema
    Leitura 2: Algumas das mulheres cientistas de renome internacional


    AULA 8

    EMENTA
    Ciência brasileira em foco

    Leitura 1: As universidades e a realidade no Brasil
    Leitura 2: A ciência brasileira no cenário mundial
    Leitura 3: Cientistas brasileiros
    Leitura 4: O perfil da ciência brasileira


    AULA 9

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: A transição da Idade Média europeia e a Renascença

    Leitura 1: Descartes e a ciência moderna
    Leitura 2: Música, arte e história: a experiência com um curso de extensão
    Leitura 3: Revoluções científicas
    Video: Música renascentista inglesa do sec. XVI


    AULA 10

    EMENTA
    Principais invenções do Renascimento

    Leitura 1: O Renascimento e as origens da ciência moderna
    Leitura 2: Que tal relembrar 20 invenções e avanços tecnológicos da Renascença?


    AULA 11

    EMENTA
    Impactos socioambientais da ciência/tecnologia
    Ficção científica

    Resumos da aula 11


    AULA 12

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: sec. XVII e XVIII

    Resumos da aula 12


    AULA 13

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: sec. XIX
    Atividade on-line individual 2

    Resumos da aula 13

    Video: Huxley e o fisicalismo


    AULA 14

    EMENTA
    Popularização e divulgação científica

    Resumos da aula 14

    Novas maneiras de Popularizar a Ciência


    AULA 15

    EMENTA
    Análise de materiais didáticos (EF-II e EM) sobre HCTEC

    Leitura 1: HCTEC e a escola básica
    Leitura 2: Transposição didática dos conhecimentos sobre HCTEC
    Leitura 3: Historiografia e natureza da ciência na sala de aula
    Leitura 4: Uma introdução à História e Filosofia das Ciências no Ensino Fundamental


    AULA 16

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: sec. XX

    Resumos da aula 16

    Leitura 1: O problema da racionalidade da ciência no século XX
    Leitura 2: Sociedade e cultura no sec. XX
    Leitura 3: Tecnologia da informação no sec. XX
    Leitura 4: A era das guerras mais sangrentas da história


    AULA 17

    EMENTA
    Breve linha do tempo de HCT: sec. XXI

    Leitura 1: Século XXI: tempo da ciência e do progresso



    AULA 18

    EMENTA
    Exposição e apresentação dos pôsteres


    AULA 19

    EMENTA
    Autoavaliação, café comunitário e fechamento das notas

    Voltar ao início desta seção



    Sistema avaliativo
    Cinco notas, com diferentes pesos, serão utilizadas para o fechamento das médias finais desta disciplina, conforme a fórmula a seguir:

    Considere:
  • AOL1 = atividade on-line 1
  • AOL2 = atividade on-line 2
  • POS = pôster
  • ALD = análise de material didático
  • AUA = autoavaliação

    Voltar ao início desta seção