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PROJETO SÓCIO-CULTURAL “VILA LIGHT”

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Fernando Santiago dos Santos1=

Wilmer Silva Santos2

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1 Mestre e Doutorando em História da Ciência, Especialista em Ecologia Vegetal, Biólogo, Tradutor e Intérprete, Diretor de Educaç&atil= de;o Ambiental na RPPN Rizzieri, Barra do Una. São Sebastião-SP; Contatos: 91412155; santi-r= ppn@bol.com.br; santi@ccbeunet.br; http://www.fernandosantiago.tecnetinfo= .com

2 Técnico em Meio Ambiente, Pesquisador em Herpetologia e Fauna, Coordenador de Estágios na RPPN Rizzieri, Barra do Una, São Sebastião-SP; Contatos: 32318576; bhotrop= s@ig.com.br; wilmer@pverde.com= .br

 

 

&nb= sp;

1.      Mi= ssão

Tornar a “Vila Light” e, por extensão, o seu entorno direto, loca= l de referência como centro de vivência ambiental, amparado nos rece= ntes moldes da Educação Ambiental e nas políticas ambientai= s de sustentabilidade e gestão, configurando seus habitantes e trabalhado= res como agentes atuantes e participativos do processo de implementação de ações sociais, ambientais e culturais.

 

2.       Vi= são

Ser referência municipal como um programa participativo e comunitá= rio inédito, em que o âmbito sócio-cultural interage ativam= ente com a esfera ambiental, em uma relação mútua de troca e crescimento.

 

3.      Ob= jetivos

O Projeto Sócio-Cultural “Vila Light” procura abranger, dentro do possível, aspectos relacionados às abordagens social, cultura= l e ambiental, de forma que, inseridas conjuntamente, forneçam um pano-de-fundo para o desenvolvimento de ações integradas de sustentabilidade e conservação das características físicas naturais e de patrimônio construído, dentro da área destinada. Para tanto, os objetivos principais elencados seguem abaixo:

<= ![if !supportLists]>·        No que diz respeito à Conscientização e Educação Ambiental:

a)   &n= bsp; reutilização de emba= lagens descartáveis;

b)   &n= bsp; entrevistas com moradores, visando &agra= ve; obtenção de informações referentes ao cultivo de hortas medicinais, à valorização histórica da “Vila Light”, a esclarecimentos sobre coleta seletiva de lixo e separação do lixo domiciliar;

<= ![if !supportLists]>·        No que diz respeito ao patrimô= ;nio natural:

<= ![if !supportLists]>a)   &n= bsp; identificação de espécies vegetais arbóreas de maior relevância no local= ;

<= ![if !supportLists]>b)   &n= bsp; identificação das espécies de plantas medicinais presentes no local;

<= ![if !supportLists]>c)   &n= bsp;  identifi= cação de espécies animais de maior relevância no local;

<= ![if !supportLists]>d)   &n= bsp; elaboração de guias explicativos sobre as espécies de flora e fauna do local, com fotos e descrições de cunho leigo e científico.

<= ![if !supportLists]>·        No que diz respeito ao patrimô= ;nio físico construído:

a)   &n= bsp; possível tombamento da “Vila Light” como patrimônio cultural;

b)   &n= bsp; conservação das edificações e demais espaços físicos de relev&a= circ;ncia cultural.

<= ![if !supportLists]>·        Publicação do trabalh= o em meio impresso (revistas especializadas em assuntos científicos, manu= ais, livretos, panfletos etc.).

&nb= sp;

4.      Ju= stificativa

É cada vez mais premente a necessidade de se conhecer, a fundo, o ambiente em que se vive para, então, se poder traçar metas que contemplem a conservação e manejo das espécies de fauna e flora, além das relações humanas interpessoais e com a necessária interface cultural. É neste contexto, pois, que o presente projeto está inserido.

 

5.      Me= tas

Tal como está estruturado, o Projeto “V= ila Light” pretende ser desenvolvido em três etapas básicas, conforme aparecem no item “Cronograma”, e que são descri= tas a seguir:

a)<= span style=3D'font:7.0pt "Times New Roman"'>     Levantamento de dados: levantamento histórico e de = dados sobre a fundação do local, coleta de informações sobre geografia, flora e fauna locais, coleta e amostragem de material em campo, elaboração de listas de ocorrência  (“checklist”) e preparação de material de campo;

b)<= span style=3D'font:7.0pt "Times New Roman"'>     Tabulação e discussão dos dados: discussão dos levantamentos e demais atividades do item anterior e preparação para a implementação do projeto de Educação Ambiental e tombamento do patrimônio físico;

c)<= span style=3D'font:7.0pt "Times New Roman"'>      Implementação do programa de educaç&atild= e;o ambiental e publicação dos resultados: finalização do projeto e divulgação dos resulta= dos em meio impresso.

 

6.      Ma= teriais e métodos

O projet= o visa a utilizar um mínimo de recursos para sua execução. A equipe de trabalho será restrita aos dois autores do projeto, podend= o, entretanto, aceitar auxílio de voluntários e/ou estagiários (por exemplo, Técnicos em Meio Ambiente) que quei= ram colaborar nas etapas a e b supramencionadas.

O levant= amento de dados gerais de geografia, flora e fauna locais dependerá do uso = de equipamentos de campo, tais como binóculos, trenas, tesouras de poda= com extensor acoplável de = 5 m, al&eac= ute;m de acesso a material histórico, tais como plantas baixas e/ou cartas geográficas, coordenadas geográfic= as etc.

A triage= m do material de campo, assim como sua conservaç&atil= de;o e preparação, dependerá do uso de instalações mínimas de laboratório com microscópio óptico comum e/ou lupa estereomicroscópica, pinças e demais equipamentos básicos de manuseio de material vegetal e animal, conservantes líquidos (álcool etílic= o a 96ºGL e formaldeído a 3%), vidraria básica (béque= r, erlenmeyer, proveta etc.) e espaço disponível para estocagem = do material coletado.

A tabulação dos dados e preparação do material gráfico dependerá do uso de computador com periféricos= de escaneamento de imagens (scanner) e impressão colorida (impressora), assim como materiais gerais de escritório.

A cada <= span class=3DGramE>6 (seis) meses, a equipe responsável dever&aacu= te; apresentar um relatório das atividades desenvolvidas até então, com os resultados já obtidos e possíveis desdob= ramentos práticos.

As visit= as ao local de estudo deverão ser feitas, preferencialmente, em um único dia da semana (cobrindo uma carga horária de 6-8 horas), ou, então, em dias alternados, em períodos vespertinos ou matutinos (cobrindo uma carga horária de 4 horas em cada período). A anotação do horário de trabalho será feita em planilha própria, desenvolvida pela equipe e supervisionada por algum representante da empresa envolvida no projeto.

 

7.      Cr= onograma

Tal como está estruturado, nas três etapas discutidas anteriormente, o Projeto “Vila Light” pretende ser realizado em um prazo m&iacut= e;nimo de 12 (doze) meses, conforme previsão abaixo. Uma carência de = 2 (dois) meses após o 12º mês corrido poderá ser necessário em caso da não realização de atividades de campo decorrentes de condições atmosféricas desfavoráveis, problemas técnicos não previstos no projeto etc.

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MESES

ETAPAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Levantamento de dados<= /span>

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabulação e discussão de dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicação dos resultados3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

= 3 Além da implementação do Programa de Educação Ambiental=

 

8.      Or= çamento

<= ![if !supportLists]>·        Remuneração fixa por membro da equipe: R$ 6.000,00 (seis mil reais), a serem pagos conforme acordo feito com a empresa patrocinadora. O montante tem como base a hora de trabalho desenvolvido, que é de R$ 15,00 (quinze reais), por membro = da equipe [este valor refere-se a qualquer atividade proposta no projeto, tais como pesquisa de campo, entrevistas, coleta de dados, confecçã= ;o de material gráfico etc.]. O cálculo foi baseado em meses de = 4 semanas, com uma média semanal de 4 (quatro) = horas de trabalho mínimas, conforme explicitado a seguir: 1º ao 10&or= dm; mês, total parcial de 160 (cento e sessenta) horas de trabalho, referentes às visitas de campo, levantamento de material etc.; 11&or= dm; ao 12º mês, total parcial de 32 (trinta e duas) horas de trabalh= o, referentes à elaboração de relatório, preparação de material gráfico etc. O total geral de h= oras é estimado em 192 horas, totalizando R$ 5.760,00 (cinco mil, setecen= tos e sessenta reais). A diferença de R$ 240,00 (duzentos e quarenta rea= is) refere-se ao acerto de meses com 4,5 semanas ao invés de 5 semanas.

<= ![if !supportLists]>·        Combustível: o cust= eio do combustível para o transporte da equipe poderá ser incluído, à parte, na folha de pagamento da remuneração fixa da equipe, da melhor maneira que convier à empresa envolvida no projeto.&nbs= p;

<= ![if !supportLists]>·        Alimentação: durant= e os trabalhos que ocupem o dia inteiro no local, a empresa envolvida no projeto poderá, a seu critério, fornecer almoço e/ou lanche à equipe, da melhor maneira que lhe convier.

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9.      Bi= bliografia

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