ESPÉCIES ARBÓREAS DA MATA ATLÂNTICA

http://www.bdt.fat.org.br/mata.atlantica/flora/
 
Este é o resultado da compilação de dados da literatura sobre a ocorrência de espécies arbóreas na Mata Atlântica, realizado por Marinez Ferreira de Siqueira (BDT - Fundação Tropical), Fernando Roberto Martins (UNICAMP), Jorge Y. Tamashiro (UNICAMP) e George J. Shepherd (UNICAMP), colocadas à disposição via Internet através de trabalho conjunto com a Base de Dados Tropical.
A Mata Atlântica, apesar de ser um dos mais diversificados ecossistemas florestais do Brasil, ainda é pouco conhecida floristicamente, existindo muita divergência quanto à conceituação do que é efetivamente Mata Atlântica e quais são os seus limites. (Leitão Filho 1993)
Originalmente, a Mata Atlântica abrangia, até o início deste século, 16 estados brasileiros, cobrindo cerca de 1.100.000 km² (SOS Mata Atlântica & INPE 1992/93), restando, atualmente, apenas 5% da sua cobertura original (CMA 1992). Este intenso desmatamento foi um dos fatores que motivaram a criação em 1991/92 da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica(CMA 1992).
A intenção é oferecer a pesquisadores e interessados no tema uma fonte de consulta sobre a flora arbórea da Mata Atlântica.

Foram registradas 1380 spp em 63 locais de amostragem.