REINO METAPHYTA (VEGETAL)

Particularidades sobre os diferentes grupos vegetais

© Copyright 1999/2004 - Programa Ambiental: A Última Arca de Noé

Texto: Renata de Freitas Martins

Todos os direitos reservados

http://www.aultimaarcadenoe.com.br/index1.htm

Reino Metaphyta (=Plantae)

Características Gerais

O Reino Plantae, Vegetalia ou Metaphyta são os verdadeiros vegetais.

Pode ser dividido em três grupos:

- Vegetais Inferiores: compreendem as algas verdes, vermelhas e pardas;

- Vegetais Intermediários: incluídos entre as briófitas e pteridófitas;

- Vegetais Superiores: classificados entre as gimnospermas e angiospermas.

Vegetais Inferiores

Clorofíceas (algas verdes): são seres unicelulares (isolados ou coloniais) e pluricelulares.Seus cloroplastos possuem clorofila A e B, carotenos e xantofilas. A reserva é representada por amido e as paredes celulares possuem celulose. Vivem em ambientes terrestres úmidos, na água doce e no mar. A reprodução é feita sexuadamente e assexuadamente. Entre as algas verdes, pode-se observar todo um processo de reprodução sexuada, que vai desde a isogamia,heterogamia até à oogamia. A reprodução assexuada é feita por meiode esporos. Muitas apresentam alternância de gerações (metagênese).

Feofíceas (algas pardas): são pluricelulares, com o corpo (talo) organizado num esboço de raiz, caule e folha, que são chamados, respectivamente, de rizóides, caulóides e filóides.Algumas algas chegam a apresentar talos imensos como as espécies dos gêneros Laminaria (70 m), Sargassum (30 m), Macrosystis (15 m) etc. Os plastos são providos de clorofila e de um tipo de xantofila que lhes confere a cor pardacenta, chamada fucoxantina. O corpo é revestido por uma mucilagem chamada algina. Essa mucilagem é extraída das algas pardas e utilizada na fabricação de sorvetes,caramelos e cosméticos. Algumas espécies são comestíveis. Vivem fixas no fundo (bentônicas),sendo a maioria das espécies marinhas e poucas de água doce. Reproduzem-se sexuadamente e assexuadamente e muitas espécies apresentam alternância de gerações (metagênese).

Rodofíceas (algas vermelhas): são pluricelulares, principalmente marinhas, fixando-se no fundo (bentônicas). Existe apenas um gênero de algas vermelhas na água doce. Os plastos possuem clorofila, mas o pigmento predominante é o ficoeritrina, ocorrendo também a ficocianina. As algas vermelhas podem fornecer uma mucilagem chamada ágar (ágar-ágar), utilizada como meio de cultura para bactérias e na indústria farmacêutica, na preparação de laxantes. A carragem (carragim) é outra mucilagem, com finalidade alimentícea, extraída de algas vermelhas; é utilizada na fabricação de caramelos e sorvetes. Algumas espécies revestem-se de CaCO3, tornam-se rígidas e fazem parte da formação dos recifes de corais, sendo muitas vezes confundidas com os corais (animais celenterados). A reprodução pode ser sexuada e muitas apresentam metagênese.