TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PESQUISAS

Responsável: Prof. MSc. Fernando Santiago dos Santos

GUIA DE ESTILO E FORMATAÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

(Ao final do guia haverá um exemplo elucidativo)

1 PAPEL E FORMATAÇÃO DE TEXTO

Seguem as regras gerais para apresentação do trabalho final a ser entregue no final do curso:

1a O papel escolhido deve ser o formato A4.

1b Utilizar fonte Arial 12 em todo o texto. Os títulos do projeto (Introdução, Materiais, Orçamento etc.) devem ser colocados em Arial 14, em negrito (obs.: estas informações valem para o texto do projeto, e não para a capa. A capa tem normas específicas, vide abaixo item 2).

1c O texto deve ser digitado utilizando-se espaçamento entrelinhas de 1,5 (entrar, no Word, no menu Formatar, escolher Parágrafo, selecionar a opção Entre linhas).

1d As margens devem seguir o seguinte padrão:

- margem superior: 3 cm

- margem inferior: 2 cm

- margem esquerda: 3 cm

- margem direita: 2 cm

1e Numerar as páginas, exceto a capa, colocando a numeração no cabeçalho (entrar, no Word, no menu Inserir, escolher Número de Página, selecionar a opção Posição)

Não é necessário Índice no projeto.

Não é necessário encadernar o trabalho, mas o mesmo deve vir com as folhas grampeadas.

2 CAPA

A capa do projeto deve conter apenas as informações abaixo:

2a Nome(s) do(s) autor(es) do projeto, centralizado(s) na parte superior da folha (Arial 14).

2b Título do projeto, em MAIÚSCULAS, centralizado no meio da folha (Arial 16).

2c Local e data (Ex.: Colégio Sedes Sapientiae, Santos, 2004), centralizados na parte inferior da folha (Arial 14)

3 ITENS OBRIGATÓRIOS

O projeto final deverá conter os seguintes itens, preferencialmente na seqüência listada abaixo (pode haver troca, por exemplo, entre Justificativa e Objetivos, entre Metas e Justificativa, porém TODOS os itens abaixo devem ser incluídos):

3a Introdução – é a contextualização do projeto. Uma breve abordagem do tema escolhido, assim como as contribuições feitas por outras pessoas sobre o mesmo tema, porém com enfoques diferentes. Ex.: um grupo escolheu o tema "Reaproveitamento de águas pluviais"; na Introdução de seu projeto, o grupo deve apresentar, brevemente, o que tem sido comentado e pesquisado sobre o tema. Para tanto, deve haver pesquisa bibliográfica. Ao final da Introdução, o grupo poderá, se quiser, incluir a hipótese levantada e/ou as problematizações escolhidas. Alguns autores preferem, também, substituir a Introdução pelas seções denominadas Missão e Visão.

3b Justificativa – é como o projeto será "vendido" ao público. Na Justificativa, os autores do projeto devem apresentar a importância do mesmo para o público em geral, enfocando a relevância do projeto para um determinado fim.

3c Objetivos e metas – aqui encontra-se o cerne do projeto. Definir, de forma ampla porém objetiva e direta, todos os objetivos propostos e suas respectivas metas. Se possível, abordar uma metodologia de avaliação das metas para acompanhamento das etapas sugeridas.

3d Materiais e métodos – também denominada Metodologia, esta seção do projeto é o local onde serão listados todos os materiais necessários para a implementação dos objetivos e das metas supramencionados, assim como todos os métodos a serem aplicados para que o projeto seja, de fato, realizado.

3e Orçamento – é de vital importância para o projeto, pois nesta seção incluem-se todos os gastos a serem contemplados durante a execução e implementação do projeto. Se preferir, faça várias tabelas de orçamentos (ex.: Orçamento de materiais, orçamento de material de escritório, orçamento de terceiros, orçamento de viagens etc.). Não se esqueça, porém, de incluir um orçamento total de todos os gastos levantados pelo projeto.

3f Cronograma – é onde se colocam as informações referentes ao tempo de execução de cada uma das fases e/ou metas selecionadas. O cronograma pode ser diário, semanal, mensal, bimestral etc.

3g Bibliografia – de extrema importância, a bibliografia deve seguir normas de citação das obras consultadas e/ou material da Internet. Consulte o arquivo na minha home:

http://www.fernandosantiago.tecnetinfo.com/citbibl.htm

3h Currículo breve da equipe – é indispensável que haja um currículo breve da equipe e/ou do autor do projeto. O currículo deve conter, essencialmente, o nome completo, telefone(s) de contato, email e/ou homepage, escolaridade (a mais alta), atribuições profissionais, informações relevantes relacionadas à temática do projeto e experiência profissional mais importante. Não inclua documentos pessoais e informações desnecessárias. O ideal é que o currículo breve de cada membro da equipe seja colocado em uma única folha. Os currículos são colocados em ordem alfabética pelo nome do membro da equipe.

4 Exemplo de projeto

Consultar arquivo digital em:

http://www.fernandosantiago.tecnetinfo.com/light.doc