PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

 

Encontro de 26/11/05

 

MESMO SEM TECNOLOGIA

Brasílio Neto

http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?s=501&vm_idmat=815

 

 

Sem tecnologia
Com a facilidade em se adquirir programas educativos, de apresentação de slides e outros, alguns professores esquecem o básico e têm dificuldades de voltar a dar aula sem essa parafernália. Algumas dicas para você:

Como criar uma turma coesa
Há várias vantagens em se ter uma turma de alunos que trabalha unida: você evita a formação de panelinhas, faz com que todos se ensinem com mais facilidade, aumenta a tolerância e o respeito a idéias e a histórias de vida diferentes. Algumas dicas para você unir os seus alunos:

O poder de um minuto
Sabe quando falta apenas cinco minutos para a aula acabar? A sua turma fica ansiosa, se mexe na cadeira, não quer saber de mais nada, apenas esperar o sinal. Mas você pode fazer algo para esses momentos renderem um pouco mais:

1.     Termine suas aulas até cinco minutos mais cedo. É natural que a maior parte das dúvidas apareça no final de sua explanação, quando o assunto está concluído. Terminando a explanação mais cedo, você dá espaço para essas perguntas, sem o perigo dos alunos receberem “aqueles” olhares dos colegas por estarem “impedindo que a aula termine”.

2.     Seja tão rápido quanto possível nas respostas. Você pode ser prestativo e conciso ao mesmo tempo. Repita a pergunta para certificar-se de ter entendido a dúvida, responda, ilustre com um ligeiro exemplo e siga em frente.

3.     Faça as perguntas você. Se, após abrir para perguntas, ninguém se manifestar, faça-as você. Escolha um aluno e faça uma pergunta sobre a matéria, depois sorteie outro e assim por diante até o sinal bater. É uma maneira de educar sua turma: logo eles perceberão que é melhor fazer as perguntas do que ser sorteado para respondê-las.

4.     Ensine-os a organizar seus pensamentos. Muitos alunos não sabem perguntar. Dão voltas e voltas até chegar na dúvida. Quando começar o “ali, naquela parte, quando o senhor disse, sabe, assim,...”, ensine-os a substituir por “O que você quis dizer com...” quando a pergunta envolver conceitos e não suposições ou cenários (que realmente precisam de uma pergunta mais longa).

5.    Admita alguma flexibilidade. Caso, após a sua aula, a turma tenha alguma atividade importante (provas, visitas, assistir palestras em outros locais), dê alguns minutos para que eles se preparem ou revisem a matéria.