PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

 

 

Encontro de 26/11/05

 

PROJETOS INOVADORES

MEIO AMBIENTE E CIDADANIA VIRAM SAMBA

Rodrigo Saporiti

http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?vm_idmat=411&s=501

 

Tema: Meio ambiente e cidadania viram samba
Áreas: Todas as disciplinas
Público-alvo: Ensino fundamental e Ensino médio

Imagine uma escola de samba formada por estudantes, desfilando pelas ruas do seu bairro, usando fantasias confeccionadas por eles e cantando um samba-enredo também de sua autoria. Embora muitos acreditem que isso não passa de um sonho, ele tornou-se realidade no final do ano passado para os 400 alunos da Escola Estadual Professor João Borges, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. O nome do espetáculo: “Meio Ambiente – Ópera de Rua” e contou com 20 alas e quatro carros alegóricos.

 

O show coroou um projeto pedagógico que propõe, entre 2003 e 2005, estudar e realizar atividades sobre vários temas relacionados ao meio ambiente, visando conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ecológica. Segundo Vera Lúcia Teixeira Gomes Zanardi, vice-diretora da escola, “Esse é um movimento que vem acontecendo há vários anos, de forma constante, com projetos que focam o desenvolvimento de habilidade e competência nos alunos. No ano de 2002 o tema era saúde”.

No primeiro semestre de 2003, os alunos da quinta série ao ensino médio puderam fazer inscrições, em grupo ou individualmente, para criarem um samba-enredo e os desenhos das fantasias. A seqüência a ser obedecida na criação deveria ser: nosso planeta original – humanizado – contemporâneo – ideal. Foram entregues 51 sambas-enredo, dos quais dez foram selecionados para a eleição do melhor. Essa primeira fase foi trabalhada na disciplina de Educação Artística, pela professora Debora Fernandes.

Para o segundo semestre, todo o planejamento da escola foi feito em cima desse projeto. Quando os professores voltaram, cada um recebeu um gnomo com uma cor diferente, que estaria relacionado a um assunto de meio ambiente escolhido aleatoriamente, contemplando os elementos ar, água, terra e fogo. Assim, cada um deveria tratar um determinado assunto para uma turma. Foram feitas dinâmicas de grupo, analisados textos e até nome de Chico Mendes foi resgatado. Em conjunto, professores, funcionários e diretores discutiram, em detalhes, como os alunos seriam recebidos (decoração, música etc.).

No dia 04 de agosto, com o reinício das aulas, a escola estava totalmente enfeitada, com banners falando sobre diversos temas e, ao fundo, ouvia-se a música Coração de Estudante. Os professores assumiram as respectivas turmas. Os alunos receberam materiais simples, como argila, fitas e bexigas, para que pudessem organizar uma aula sobre o tema de sua turma. Ao final, deveriam escolher quem a apresentaria para as outras turmas, ali mesmo no pátio. Para as turmas da noite, houve um trabalho baseado em sala, com discussões sobre textos dirigidos, também com apresentação geral.



No decorrer do semestre, cada professor foi trabalhando, em sua disciplina, um tema do cotidiano (queimadas, desastres ecológicos etc.). Até as provas foram todas contextualizadas. E com o auxílio dos funcionários, o laboratório da escola virou um barracão, para que os alunos começassem a confeccionar as fantasias, cujos materiais, recicláveis em sua maioria, foram doados pelos próprios alunos e pela comunidade.

Vale salientar que foi fundamental, em todas as etapas do projeto, a parceria firmada com a Escola de Samba X-9 Paulistana, que permitiu até ensaios todos os sábados com o mestre da escola para a bateria. Mais do que isso, a X-9 ainda emprestou os instrumentos e confirmou a presença de sua ala das baianas no desfile.

 

 

PARA ANALISAR E COMENTAR:

 

1.    Como você avalia a originalidade deste projeto? E sua viabilidade?

2.    Você participaria de um projeto desta natureza? Por que sim/não?

3.    Como você conciliaria as atividades em sala de aula com as etapas previstas neste projeto?

4.    Faça suas críticas a este projeto, apontando pontos positivos e pontos negativos.