PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”

 

 

 

Leitura e opinião

ALUNOS ELETRÔNICOS

 

Escolas de São Paulo estão exigindo que os alunos entreguem seus trabalhos manuscritos para evitar o plágio, que foi enormemente facilitado pela Internet. Como resposta a um problema concreto, essa estratégia é limitada. Ela apenas evita que o estudante imprima o texto extraído da rede sem nem ao menos dar-se ao trabalho de lê-lo. Efeitos melhores poderiam ser obtidos com a simples substituição de trabalhos por provas, com ou sem consulta.

De toda maneira, o advento da Internet traz novos desafios para alunos e professores que merecem alguma reflexão. Nunca foi tão fácil pesquisar e nunca tanta informação esteve disponível para tantos. Textos que antes só eram lidos por quem assinasse publicações exclusivíssimas agora podem ser localizados por qualquer um. Se houver interesse, pode-se acessá-los gratuitamente ou pagando alguns poucos dólares.

É claro que tamanha fartura tem seus efeitos colaterais. É assustadora a quantidade de bobagens e de dados errados ao alcance de uns poucos toques no computador. Se antes os editores de livros ainda constituíam um filtro mínimo para o que era publicado, agora a seleção tornou-se rarefeita. Todos são livres para colocar na rede o que bem desejar, desde propaganda nazista até delírios pessoais.

Esse caráter anarquicamente democrático da rede é a sua grande força. Ainda que houvesse o desejo de controlá-la, seria praticamente impossível fazê-lo. Essa é uma realidade com a qual as escolas precisarão lidar daqui por diante.

Nesse contexto, é importante que os alunos aprendam a realizar pesquisas, isto é, a diferenciar o que é sério dos textos apócrifos e ideológicos. Isso implica saber hierarquizar fontes e avaliar a consistência de argumentações. Em poucas palavras, mais do que nunca é fundamental ensinar os estudantes a pensar.

 

 

ATIVIDADES

1.    Qual é a sua opinião sobre o uso de internet para a confecção de trabalhos escolares?

2.    Como você avalia seus alunos em termos de uso da internet: poucos utilizam, alguns utilizam (em lanhouses, para jogos, orkut, msn etc.), muitos utilizam?

3.    Como você lida com a questão da internet e os trabalhos escolares?

4.    Discuta, criticamente, a visão do autor no primeiro capítulo do texto.