PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER 

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO

MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”

 

 

 

ENCONTRO: PARADIGMAS

 

O Paradigma da Ciência pode ser, de acordo com vários autores:

  1. Um modelo consensual entre os estudiosos do assunto em questão
  2. Um conjunto de regras que devem ser seguidas pelo grupo de estudiosos
  3. Um dogma ou uma lei firmada com base em observações e hipóteses
  4. Uma teoria aceita pela comunidade científica, num dado momento histórico

 

É interessante notar certos aspectos que devem ser repensados pelos docentes ao ministrarem suas aulas:

 

·        O conhecimento científico não é “engavetável”, ou seja, ele se dá em espiral, e não de forma linear

·         A ciência atual não é melhor ou mais evoluída que a ciência anterior, que não deve ser considerada como algo “primitivo” ou inferior à o momento histórico define as descobertas e os paradigmas científicos de então

·         O homem explica o mundo a partir da sua óptica à antropocentrismo científico

·         Os paradigmas são mutáveis, e estão constantemente sendo colocados em xeque pela comunidade científica

·         Não há ciência melhor que outra (por muito tempo, considerava-se que a Física e a Matemática eram superiores a ciências “inferiores”, como a Biologia, por exemplo)

·         A ciência não deve ser vista como um mero “receptáculo” de conceitos sem contextualização histórica, econômica, social e cultural

·         A ciência não explica tudo, apenas oferece modelos que podem não refletir a realidade absoluta

·         Os paradigmas científicos podem ser contestados e quebrados

·         Todos têm o direito de contestar paradigmas, desde que tenham a devida fundamentação teórica