CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO

CURSO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÀREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA

 

 

 

COMO SALVAR VIDAS HUMANAS POR MEIO DA DOAÇÃO DE SANGUE E ÓRGÃOS

 

O grupo é composto pelos professores

  • Ana Paula de O. Mora – Licenciatura Plena em Biologia.
  • Edna B. M. Porto – Licenciada em Química e Biologia.
  • Edith Radaic Ladeira de Araújo – Licenciada em Química e Ciências Especializada em Resina.
  • Getulio Alves dos Santos – Licenciatura Plena em Matemática, Hábilitação em Física e Desenho Geométrico – Pós-Graduado em Educação  Matemática.
  • Hermelinda B. Silva – Licenciada em Ciências e Biologia.
  • Itamar Ap. Pereira – Licenciatura em Ciências, Química e Matemática.

 

 

 

São Paulo

2005

1.      Tema

 

Doação de Sangue e Órgãos

 

2. Título

 

Como salvar vidas humanas por meio da Doação de Sangue e Órgãos

 

 3. Apresentação

 

Integrar o conhecimento cientifico à religiosidade humana, resgatando a solidariedade, respeito, cidadania, coragem e compromisso, buscando relações existentes entre eles, de maneira que aprimorem a capacidade de análise e de tomada de decisões, construindo assim, um sujeito transformador do seu cotidiano e recuperando os valores essenciais à vida.

É importante destacar que as situações de aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na elaboração de estratégias, em que os alunos desenvolvam também processos importantes como a intuição, a analogia, a indução e a dedução, e não em atividades voltadas para a memorização, desprovida de compreensão ou de um trabalho que privilegie uma formalização precoce dos conceitos. (Gianetti – Capital Humano;  Mário Sérgio Cortella – A Escola e o Conhecimento; Rubens Alves – Educação dos Sentidos;  Prática do ensino de Biologia – Mirian Clascholk).

 

4. Objetivo

 

Este processo tem como objetivo principal salvar vidas humanas e utilizar a conscientização para discutir com os alunos a importância e a necessidade da Doação de Sangue e Órgãos em suas vidas. Desta forma, o aluno será capaz de perceber as várias possibilidades de atuação como sujeito de sua história.

 

5. Metas

 

 

6. Recursos Humanos

7. Recursos Naturais

 

8. Cronograma

 

Um semestre letivo para o desenvolvimento das seguintes metas:

 

9. Orçamento

Total ------------------        $ 1.250,00.

 

Bibliografia

 

1.      Revista Veja, Super Interessante.

2.      Revista Ciência.

3.      Revista Saúde.

4.      http://www.sociedadehemoterapiabrasileira.com.br

5.      http://www.prijetoescolaaberta.com.br/saude/doacao.asp#orgaos

6.      http://www.bancodeorgaos.org.br/site/apresentacao/deteccao_e_avaliacao.pps

7.      http://www.eistein.br/bancidesangue/doacao_sangue/intro.htm