Antonia Aparecida Fialho

Isis Pires Ejiri

Márcia Serpejante Gonçalves

Maria Teresa Rodrigues Pinto

Mônica Garcia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO SÓCIO-EDUCATIVO

“AS DROGAS E A VIDA”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo

2005

1.      Missão

Oferecer aos jovens alternativas para uma vida longe das drogas.

 

2.       Visão

Tornar a escola um centro de referência na luta pela não utilização de drogas, com a implementação de atividades físicas, esportes radicais, música, teatro, dança etc.

 

3.      Objetivos

Fazer com que os jovens tenham conhecimento de outras formas de prazeres que não as drogas.

 

4.      Justificativa

O grande interesse dos jovens na busca do prazer pelo uso de drogas em geral tem feito com que vários problemas sociais ocorram, como, por exemplo, falência da família, destruição sócio-econômica etc. Tais problemas têm levado à perda de valores humanos, auto-estima, respeito ao próximo e controle pessoal.

 

5.      Metas

Tal como está estruturado, o Projeto “Drogas e Vida” pretende ser desenvolvido em três etapas básicas, conforme aparecem no item “Cronograma”, e que são descritas a seguir:

a)     Levantamento de dados: Diagnóstico do que os jovens entendem por drogas, estabelecendo-se divisão por faixa etária nesse diagnóstico.

b)     Preparação de material: baseado no diagnóstico levantar material para discussão e formação do conteúdo.

c)      Implementação do programa.

d)     Avaliação

 

6.      Materiais e métodos

O projeto visa a utilizar um mínimo de recursos para sua execução, disponibilizando-se recursos da escola e da comunidade. O plano de ação será baseado nos seguintes tópicos:

a)     Palestras: participação de pais, parentes e convidados da comunidade, falando sobre diversos assuntos como esportes, música, dança, teatro, artes, etc.

b)     Busca no bairro pelos envolvidos no projeto de atividades culturais e esportivas que sejam isentas de custos.

c)      Entendimento das conseqüências da utilização de drogas para terceiros que nunca foram usuários e também nos próprios usuários.

d)     Apresentação de filmes e fotos sobre os temas em geral

e)     Preparação de painéis, fotos e cartazes pelos jovens envolvidos no projeto.

f)        Visita a locais para conhecimento de atividades esportivas e culturais

 

 

7.      Cronograma

Tal como está estruturado, nas três etapas discutidas anteriormente, o Projeto “Drogas e a vida” pretende ser realizado durante um ano letivo, conforme previsão abaixo.

 

MESES DO ANO

ETAPAS

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

Levantamento de dados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preparação de material

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Implementação do programa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação do projeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.      Orçamento