09/08/04

Condema aprova minuta do Código Municipal
O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) fez a última avaliação da minuta do projeto de lei que institui o Código Municipal de Meio Ambiente. Aprovada pelo órgão, a minuta volta agora para a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que a encaminhará ao Executivo. Previsto no Plano Diretor, op Código consiste na condensação de leis ambientais já existentes no Município, adequando-as e seguindo legislação estadual e federal. São 31 leis que farão parte do compêndio, juntamente com mais três leis que serão ampliadas. Amplamente discutido, o documento foi avaliado anteriormente, e aprovado, nas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). O objetivo é estabelecer uma legislação clara e objetiva, para que os trabalhos relacionados ao planejamento, licenciamento e controle ambiental sejam mais ágeis, assegurando a defesa o meio ambiente, a preservação dos ecossistemas, o uso racional dos recursos naturais e outros aspectos que caracterizam o desenvolvimento sustentável.

Fórum Interamericano de Turismo Sustentável 2004
O 1º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável 2004, está sendo realizado na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, de 07 a 11 de agosto. É a maior feita de esportes e turismo de aventura da América Latina, onde estão sendo apresentados lançamento de 2005 de novas coleções de roupas e calçados ecológicos, novos roteiros turísticos do Brasil e do mundo, novidades em equipamentos e acessórios, bikes, barcos e outros. Já sobre o Projeto de Certificação em Turismo de Aventura, o Ministério de Turismo realiza, nos dias 10 e 11, na Adventure Fair, esse simpósio do qual participarão especialistas nacionais e internacionais, de países como Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido e Costa Rica, bem como empresários do setor, operadores e esportistas de aventura. Diversas Organizações Não-Governamentais (ONGs), como o Pró-Verde, o Sebrae, os Ministérios de Esporte, Cultura, Turismo e Meio Ambiente e empresas fornecedoras de equipamentos e produtos orgânicos, certificados ou ecológicos estão presentes com seus projetos, programas e produtos. Horário: Das 14 às 22 horas.

Brasil é líder em reciclagem de latas de alumínio
Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil se manteve na liderança mundial entre os que mais reciclam latas de alumínio, 89% em 2003, contra 81,8% dos japoneses e 50% dos norte-americanos. Uma pesquisa feita por uma empresa britânica revelou que a reciclagem é vista e praticada na Europa "como uma ação ecológica, que leva em consideração a qualidade de vida da comunidade". Temos poucos dados similares no Brasil, mas os principais especialistas são unânimes: aqui, o sucesso da prática é iminentimente econômico. Segundo a Abralatas, mais de 160 mil brasileiros obtêm uma renda média de 2 salários mínimos com a reciclagem de latas de alumínio. De qualquer forma, a prática reduziu, por exemplo, a quantidade de bauxita extraída para a produção do alumínio.

Sensor biológico por meio de fibra ótica
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca acaba de obter a sua primeira patente nos Estados Unidos. Trata-se de um sensor biológico para detecção de microorganismos por meio de fibra ótica. Para isso, utiliza-se café. O processo funciona da seguinte forma: o sensor, que é um aparelho com uma bateria, recebe a água a ser analisada e se observa o nível de tolerância de cafeína dentro dela. Caso o resultado dessa tolerância for acima do nível padrão, é possível afirmar que existem potenciais agentes contaminadores agindo na água. E tudo isso em tempo real, no momento e no local onde se está analisando, seja um rio ou em um tubo de ensaio.

Engenharia genética utiliza extratos vegetais para cultivares
O consumo de agrotóxicos, principalmente no Terceiro Mundo, tem aumentado significativamente, ao mesmo tempo em que crescem os prejuízos pelo ataque de pragas às lavouras, com agravante de serem utilizados produtos muito tóxicos e agressivos ao ambiente, alguns já em desuso em países desenvolvidos. O melhoramento genético convencional já esgotou seu potencial prático no sentido de obter cultivares resistentes a pragas. Visando a prospectar genes de defesa das plantas, a Universidade Federal de Santa Maria (RS) está desenvolvendo um amplo projeto de pesquisa, no qual extratos de espécies vegetais são avaliados como herbicidas, fungicidas e inseticidas, principalmente. A UFSM tem desenvolvido metodologias que possibilitam a obtenção de animais e plantas transgênicas. Resultados bastante promissores têm sido obtidos com extratos de folhas de ariticum (Rollinia mucosa) e serão apresentados no próximo congresso de entomologia em Gramado (RS), em setembro de 2004.