11/08/04

Consumo de gás natural aumenta em todo o País
O crescimento de consumidores da indústria do gás natural canalizado no Brasil foi observado em todos os segmentos, entre dezembro de 2002 e junho de 2004, sendo um dos principais o uso do produto nos veículos, que aumentou 67,3% no período. No final de 2002, o Brasil possuía 511 postos com Gás Natural Veicular (GNV). Em junho deste ano, o número saltou para 855. Os consumidores residenciais passaram de 970 mil para 1.073 milhão, um incremento de 11%. O bom resultado pode ser medido pelo consumo das usinas termoelétricas, que cresceu 8,5% em junho. A influência das baixas temperaturas também elevou o uso do combustível nos segmentos comercial (21,6%) e residencial (41,1%). Já o setor industrial registrou um consumo 1,4% maior no mês. Por região, o resultado sofreu impacto da produção nas usinas termoelétricas no Nordeste, crescimento de 6,1%. O consumo no Sul foi de 17,6% maior. A retomada da economia, com a elevação do consumo industrial, puxou o crescimento no Sudeste, 1,3%. No Centro-Oeste, o consumo avançou 1,7%.

Brasil é o primeiro em sequenciamento genético do café
O Brasil é o primeiro e único país do mundo a fazer o sequenciamento genético do café, identificando a maior parte dos genes do produto. A partir de agora, os cientistas brasileiros passarão a estudar formas de melhorar a qualidade do café e aumentar sua produtividade. Os resultados da pesquisa, que durou um ano e meio, foram anunciados ontem pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que formou um consórcio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Instituto Uniemp, Fórum Permanente das Relações Universidade-Empresa. A partir do Projeto Genoma Café será possível, em ter outras coisas, desenvolver plantas resistentes a doenças e a alterações climáticas e criar tecnologias mais sustentáveis, dobrando a produção anual e reduzindo em até 20% os custos. As instituições envolvidas admitem se aprofundar no estudo de transgênicos.

Senado aprova células tronco em pesquisa
A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem um substitutivo ao Projeto de Lei de Biossegurança, que regulamenta o uso de transgênicos e pesquisas com células-tronco embrionárias. O texto, de autoria do senador Osmar Dias (PDT/PR), permite o estudo das células de embriões com finalidade terapêutica e amplia os poderes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) para decidir sobre estudos e comercialização de organismos geneticamente modificados (OGMs). O projeto agora será apreciado em regime de urgência. A bancada ruralista trabalhava para que fosse submetido hoje à votação no Senado e, amanhã, na Câmara dos Deputados, que precisaria aprovar as modificações feitas no texto aprovado originalmente. O substitutivo desagradou ao Ministério do Meio Ambiente. A proposta reduz a quase zero o poder de participação de órgãos consultivos, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Sistema de TV Digital continua indefinido
O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa, afirmou que o Sistema de TV Digital Brasileiro aproveitará um dos três modelos mundiais (americano, japonês e europeu) como base, mas que o padrão a ser implantado será adaptado às necessidades e ao perfil dos brasileiros. Para ele, não se pode querer reinventar a roda e tampouco deixar de adaptar os modelos às exigências locais.Segundo o secretário, o sistema brasileiro deverá permitir a interatividade, a transmissão de dados e a conexão à internet.

Unesp irá debater Biologia Marinha
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) promoverá entre os próximos dias 23 e 27, a II Semana da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro em seu campus. O evento está sendo organizado por alunos e professores do curso de Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro no primeiro campus de uma universidade pública na Baixada Santista. A programação inclui palestras, minicursos e mesas-redondas sobre os principais temas da Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, que serão apresentados e discutidos por vários especialistas do setor. Dentre os temas, destacam-se: Biologia de Crustáceos, Cetáceos, Tubarões e Raias, Pesca, Recursos Econômicos da Costa Brasileira; Derramamento de Petróleo; Aves Marinhas, Manguezais, Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica e Genética Populacional Marinha, entre outros. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site
www.csv.unesp.br/semana.htm. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: semanabio@csv.unesp.br. O campus fica na Praça Infante Dom Henrique, no parque Bitaru, São Vicente.

Sacola de plástico biodegradável
A produção em escala industrial de embalagens plásticas biodegradáveis deve ganhar impulso com a parceria entre o grupo Pão de Açúcar e a Sol Embalagens, que produzirá mensalmente 720 mil sacolas biodegradáveis para a rede varejista. Ainda em caráter experimental na loja Real Parque da rede, em São Paulo, a iniciativa deverá se estender aos demais supermercados do grupo. O estímulo do varejo anima a Sol, que pretende produzir 100 milhões de biodegradáveis no ano que vem. A tecnologia é da Res Brasil.

Plano ambiental dá prêmio a AlphaVille
O planejamento ambiental implantado pelo residencial AlphaVille Salvador conferiu ao projeto urbanístico o Prêmio Master Imobiliário 2004, maior premiação do setor no País. Nesta edição, a AlphaVille Urbanismo foi vencedora das categorias meio ambiente e residencial, com os condomínios de Salvador e Fortaleza, totalizando seis premiações consecutivas. Com o lançamento do empreendimento de Salvador, em 2002, a AlphaVille Urbanismo, uma das maiores companhia do setor, apresentava ao mercado local o seu conceito de qualidade de vida, cuja premissa é priorizar o desenvolvimento eco-sustentado, numa visão de interação entre o meio ambiente e a sociedade.

Vacinação contra pólio
Começa hoje, em algumas escolas municipais, a segunda etapa da campanha de multivacinação, que prioriza a poliomielite. Foram montadas equipes em todas as policlínicas, que estarão visitando as unidades infantis de cada bairro, além da atuação da Seção de Vigilância Epidemiológica.


Cães escapam da panela
Cerca de 80 cães que estavam a caminho de um abatedouro e da mesa de restaurantes, foram resgatados pela polícia nas Filipinas. Os animais com os focinhos atados para evitar que latissem, estavam em uma van e seguiam para a cidade de Baguio, onde muitas pessoas consideram carne de cachorro em prato refinado. O motorista do veículo responderá por violação à Lei de Bem-Estar Animal.