14/09/04

Cerrado pode sumir em 2030
O cerrado brasileiro pode desaparecer em 2030 se o desmatamento continuar no ritmo atual. Um estudo de Conservação Internacional, uma das maiores organizações ambientais do mundo, mostra que o cerrado perde por minuto uma área equivalente a dois estádios de futebol. Até hoje, já foram desmatados 57%, num ritmo de desmatamento de 1,5% da floresta por ano. As razões da devastação são a agricultura e o crescimento das cidades. Os Estados mais atingidos são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Cetesb vai fiscalizar firmas de micronutrientes
A Cetesb organizou uma força-tarefa para verificar, em São Paulo, a quantidade de produtores de micronutrientes para fertilizantes. Segundo a companhia ambiental, esse é o primeiro passo para fiscalizar o setor, atualmente sendo investigado pelo MPE e o Ministério Público Federal pelo uso, como matéria-prima, de resíduos industriais com compostos cancerígenos altamente concentrados. Esse material de descarte chegou a ser importado irregularmente por empresas do setor através do Porto de Santos. Os carregamentos foram descobertos pelo MPE, que conseguiu proibir sua entrada no País. Além de criar a força-tarefa, a Cestesb também começou a debater, com outros órgãos ambientais e aqueles ligados à agricultura, padrões para a importação e a comercialização nacional desse material. Atualmente, não existe legislação ambiental estadual ou federal regulamentando especificamente o aproveitamento desses resíduos na produção de insumos agrícolas. As atuações da Cetesb ocorrem somente quando se descobre o uso de materiais não-licenciados.

Senador defende soja transgênica
O senador Ney Suassuna (PMDB/PB) anunciou que apresentará uma emenda ao projeto de lei de Biossegurança para permitir o plantio de sementes de soja transgênica para a próxima safra. O senador, relator do texto nas comissões de Assuntos Sociais (CAS), Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição e Justiça (CCJ). Caso a proposta seja aprovada em tempo hábil, antes do dia 1º de outubro, ficará autorizado o plantio de 200 mil sacas de sementes de soja transgênica. O realtor disse que o plantio de soja transgênica significa 35% do total de área plantada do produto em todo o País.

Pista da Anchieta interditada
A Pista Norte da Via Anchieta estará interditada até a próxima quinta-feira, das 8 às 18 horas, para obras de pavimentação. Segundo a Ecovias, no período de interdição será implantada a operação 5x3. Pelo esquema, os motoristas que seguem em direção à Baixada utilizam a Pista Sul da Via Anchieta e a Descendente da Imigrantes. O retorno à Capital está sendo feito pela Pista Ascendente da Imigrantes.

Bird financiará diagnóstico de saneamento
Dentro de um ano Santa Catarina terá um diagnóstico preciso da atual situação do tratamento de água e esgoto no Estado. É o que garante o secretário executivo do Microbacias 2, Neuto de Conto, o principal projeto em curso da Secretaria da Agricultura e Política Rural. Um dos agentes financeiros do Microbacias, O Banco Mundial (Bird), liberou R$3,3 milhões para serem investidos no trabalho de quatro consultorias que, além do levantamento, vão apresentar um planejamento de ações para o setor. Na questão do tratamento de esgoto, Santa Catarina é extremamente deficitária. No cenário nacional apresenta o sexto pior índice de saneamento básico. Perde para os Estados do Piauí, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima.

Governo definirá teto para leilão de energia
Para evitar preços muito altos para a energia elétrica e, ao mesmo tempo, coibir o poder de mercado de grandes geradoras (na sua maioria, estatais), o governo decidiu que fixará preço máximo nos leilões de compra de energia que será conhecido pelos participantes. Todas as ofertas terão de ser feitas abaixo daquele valor. Além disso, haverá também um preço de "reserva" ou "referência", conhecido apenas pelo governo. As ofertas de preço para a venda de energia terão de se aproximar desse preço de "referência", que o governo considera mais adequado para o custo da energia. Quando as ofertas ficarem muito acima
do preço de "referência, o governo fará nova rodada, diminuindo a quantidade de energia a ser ofertada, para forçar o preço para baixo. Ofertas muito baixas também serão aceitas, porque o governo avalia que o vendedor da energia não terá condições de entregá-la. As regras foram definidas pelo Ministério de Minas e Energia, estão em consulta pública e ainda podem ser modificadas.

Lula dá início às obras de gasoduto na Replan
O presidente Luiz Inácio Lula Silva dá início hoje às obras do gasoduto ligando Campinas, em São Paulo, ao Rio de Janeiro, em solenidade que acontecerá na Replan, refinaria da Petrobras, em Paulínia, interior de São Paulo. Lula vai acompanhar o assentamento do primeiro tubo do gasoduto, uma obra orçada em US$300 milhões. A obra é tocada pela Petrobras em parceria com a Nova Transportadora do Sudeste (NTS). O início das operações é estimado para o começo de 2005. A tubulação terá capacidade de transporte de 5,8 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O duto será um ramal do Gasoduto Brasil-Bolívia e vai percorrer uma extensão de 448 quilômetros desde Paulínia até Japeri, no Rio. O insumo será usado para abastecer as unidades da Petrobras.

Abastecimento em Sorocaba está ameaçado
A falta de chuvas há 43 dias ameaça o abastecimento em cidades da região de Sorocaba. A frente fria que estava prevista para o fim de semana veio na forma de vento, mas sem chuva, favorecendo a evaporação dos mananciais. Em São Roque, bairros localizados na parte alta da cidade estão sem água durante o dia. A lagoa de captação do rio Canguera, uma das duas usadas para abastecer a região central, estava ontem com menos de 20% da capacidade total.