26/10/04

Área de preservação é invadida
Uma área de mangue, considerada de preservação ambiental, de aproximadamente 2 mil metros quadrados, foi invadida no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá. Conhecido como Vila Canaã, o núcleo fica atrás do bairro Morrinhos IV e já tem cerca de 120 palafitas, a maioria de apenas um cômodo. O acesso ao local é difícil e os invasores foram instruídos a não falar a respeito do assunto. Segundo informações com moradores de Morrinhos IV, as invasões começaram há seis meses. Os barracos recebem energia elétrica através de rabichos, e água por intermédio de tubulações clandestinas ligadas à rede da Sabesp.

Conta de luz deverá ficar mais barata sem seguro-apagão
A conta de luz irá ficar um pouco mais barata a parir de 2005 com a redução do seguro-apagão. O seguro é cobrado desde março de 2002, com o nome de "encargo de capacidade emergencial" ou "ECE". Atualmente, o valor do encargo é de R$0,0085 para kwh, ou R$1,7 em uma conta de 200 kwh. Isso representa cerca de 2% do valor da conta. A redução do seguro se deve ao vencimento dos contratos de algumas usinas, 917 mw de um total de 1.827 mw, que não serão renovados pelo Governo.

Exposição de índios no orquidário de Santos
O orquidário de Santos recebe a partir de hoje, a exposição fotográfica de Antonio Vargas sobre o cotidiano de 25 tribos indígenas, fotos tiradas durante o Encontro Nacional dos Índios, em Bertioga, e o VI Jogos dos Povos Indígenas, em Palmas, Tocantins.