ESTUDO DIRIGIDO - TAXONOMIA

VÍRUS

1. Por que os vírus não são classificados em nenhum dos cinco reinos biológicos?

2. Por que os vírus podem entrar novamente em atividade celular após passarem um tempo sob a forma de cristal (forma encapsulada)?

3. Explique por quê os vírus são chamados de parasitas obrigatórios.

4. Explique quatro doenças causadas por vírus.

5. Monte um esquema simples, com legenda, explicando o processo de infestação da célula T4 (linfócito humano) pelo vírus HIV (vírus da AIDS).

6. Explique por quê a alta taxa de mutação nos vírus não permite a invenção de vacinas contra certas doenças (como a gripe, por exemplo).

REINO MONERA

1. Cite três características comuns a todos os moneras.

2. Diferencie uma bactéria de uma alga azul.

3. O que são bactérias gram+ e bactérias gram-? Qual método as identifica?

4. Descreva a reprodução típica de uma bactéria.

5. Quais pigmentos estão presentes em uma alga azul? Por que elas recebem este nome?

6. Explique o fenômeno que ocorre com as algas azuis no Mar Vermelho.

7. Cite três fatores que favorecem a alta patogenicidade das bactérias.

8. Explique por quê as cianofíceas são chamadas de organismos pioneiros.

REINO PROTISTA

1. Cite três características comuns a todos os protistas.

2. Por que os protozoários são o grupo mais conhecido entre os protistas?

3. Diferencie um sarcodíneo de um ciliado e de um esporozoário.

4. Cite e explique duas doenças causadas por flagelados.

5. Por que os esporozoários são considerados os protozoários verdadeiramente parasitas?

6. Dentre os protistas, quais grupos são autotróficos? Por quê?

7. Cite a importância das algas douradas (crisofíceas) para o homem.

REINO FUNGI

1. Cite duas características existentes nos fungos e que são encontradas entre os vegetais e duas características existentes nos fungos que são encontradas entre os animais.

2. Explique como ocorre a reprodução típica de fungos.

3. Por que os fungos apresentam perigo para o homem?

4. Faça uma tabela comparativa entre as três classes de fungos (ascomicetos, ficomicetos e basidiomicetos), citando: a) forma do corpo; b) estrutura reprodutiva; c) importância econômica.

5. Cite três basidiomicetos e dois ascomicetos economicamente importantes para o homem.

6. Cite algumas toxinas de fungos que podem ser alucinógenas ou tóxicas para o homem.

7. Explique por quê os mixomicetos são enquadrados entre os protistas, embora muitos autores os classifiquem como fungos.

REINO METAPHYTA (PLANTAE)

1. Cite cinco características comuns a todas as plantas.

2. Faça um desenho esquemático de uma alga, comparando-a com uma briófita.

3. Cite duas utilidades econômicas fornecidas ao homem pelas clorófitas, rodófitas e feófitas.

4. Quais características reúnem as briófitas e as pteridófitas entre os vegetais intermediários? Por que as algas são chamadas de vegetais inferiores?

5. Como se dá a reprodução entre as briófitas e entre as pteridófitas?

6. Defina feto, xaxim e feto arborescente.

7. Por que podemos dizer que os vegetais intermediários não conquistaram definitivamente o ambiente terrestre?

8. Quais características reúnem as gimnospermas e as angiospermas entre os vegetais superiores?

9. Faça uma tabela comparativa entre gimnospermas e angiospermas, destacando: a) forma do vegetal; b) presença de flores, frutos e sementes; c) forma de polinização mais comum; d) importância econômica.

10. Por que as gimnospermas são consideradas os maiores seres vivos do planeta?

11. Aponte cinco diferenças básicas entre uma monocotiledônea e uma dicotiledônea.

12. Faça um desenho esquemático de uma flor típica de dicotiledônea, com legenda.

13. Cite dez monocotiledôneas com valor comercial ou econômico importante.

REINO METAZOA (ANIMALIA)

1. Cite dez características comuns a todos os animais.

2. Cite os 9 principais filos do reino Metazoa, em ordem crescente de complexidade biológica (para esta pergunta não considere o filo Protochordata).

3. Por que, embora sem tecidos ou órgãos definidos, os poríferos são considerados animais?

4. Faça um esquema com legenda mostrando como a água do mar entra e sai de uma esponja.

5. Por que os celenterados são mais evoluídos do que as esponjas?

6. Monte uma tabela comparativa entre os cifozoários, hidrozoários e antozoários.

7. Explique por quê uma pessoa pode morrer caso seja abordada por uma caravela ou água-viva gigante.

8. Cite três características comuns aos platelmintos e asquelmintos.

9. Por que as planárias são uma exceção dentro do grupo dos platelmintos?

10. Explique o ciclo biológico de dois platelmintos.

11. Qual a principal diferença entre um platelminto e um asquelminto?

12. Explique o ciclo biológico dos asquelmintos oxiúro, lombriga (áscaris) e filária (Wuchereria bancrofti).

13. Quais diferenças básicas apresentam os anelídeos em relação aos vermes?

14. Explique como se dá a reprodução entre os oligoquetos Pheretia hawaiana (minhoca).

15. Explique por quê os artrópodos são considerados um dos grupos mais importantes entre os invertebrados.

16. Monte uma tabela comparativa entre os insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodos e diplópodos, abordando os itens: a) número de asas; b) número de antenas; c) número de patas; d) divisão do corpo; e) respiração; f) habitat típico; g) forma de alimentação.

17. Cite três características comuns aos moluscos.

18. Diferencie morfologicamente um pelecípodo de um gastrópodo e de um cefalópodo.

19. Qual novidade evolutiva está presente entre os equinodermas?

20. Explique os termos: simetria bilateral e simetria radial.

21. Diferencie morfologicamente um ofiuróide de um equinóide, crinóide, asteróide e de um holoturóide.

22. Por que o anfioxo é considerado um protocordado e não um cordado? Qual a principal diferença entre esses dois grupos de animais?

23. Diferencie um condrícteo de um osteícteo em, pelo menos, três características morfo-fisiológicas.

24. Por que os anfíbios recebem este nome?

25. Diferencie um urodelo de um anuro.

26. Cite três características básicas de um réptil.

27. Monte uma tabela comparativa entre as classes de répteis: ofídeos, quelônios e sáurios.

28. Como se diferencia uma cobra peçonhenta de uma não-peçonhenta?

29. O que se entende por glândula nictitante das aves?

30. Explique por quê algumas aves não voam.

31. Qual característica os beija-flores apresentam que os diferenciam dos demais grupos de aves?

32. Qual a vantagem evolutiva das aves em não excretarem na forma sólida?

33. Cite quatro características comuns a todos os mamíferos.

34. Diferencie um carnívoro de um quiróptero e de um ungulado.

35. Como é o sistema digestivo de um ruminante (exemplo, boi)?

36. Diferencie comportamento nato e comportamento aprendido.

37. Justifique a existência de um certo grau de inteligência e raciocínio entre os golfinhos.

38. Por que os primatas um dia perderão o dente canino?