http://www.adaltech.com.br/evento/museugoeldi/resumoshtm/resumos/R1062-1.htm

Educação ambiental através de treinamentos sobre revegetação, manejo de sementes e produção de mudas: A experiência com as comunidades do entorno da Hidrelétrica de Curuá-Una, Santarém – PA.

Leão, Noemi Vianna Martins

 Almeida, Samuel S.

Lopes, Sebastião da Cunha (noemi@cpatu.embrapa.br).

 

Treinamentos sobre técnicas de revegetação, manejo de sementes e produção de mudas de espécies nativas foram realizados pelo Projeto "Identificação de Áreas Críticas e Revegetação no Entorno da Represa da UHE Curuá-Una, Santarém/PA". Participaram 9 comunidades rurais da bacia do rio Curuá-Una, visando trabalhar a consciência ecológica e estimular a participação e parceria das comunidades na realização de atividades de recuperação de áreas alteradas. Foram realizados três treinamentos entre fevereiro e maio de 2003: a) Alteração Ambiental e Técnicas de Revegetação; b) Coleta e Beneficiamento de Sementes, e c) Viveiro e Produção de Mudas, totalizando 35 participantes. As aulas envolveram temas relacionados à valorização da floresta e aspectos ecológicos de recomposição da mata ciliar, no entorno do lago. No primeiro curso os temas foram: a) Conceitos de áreas alterada e degradada, b) Caracterização das espécies; c) Seleção de espécies e d) Técnicas de revegetação. O segundo curso abordou os seguintes assuntos: a) Frutos e sementes; b) Germinação e superação de dormência; c) Atividades pós-colheita; d) Armazenamento; e) Análises de Laboratório; f) Fenologia Reprodutiva e g) Seleção de árvores matrizes. O terceiro treinamento foi sobre Viveiro florestal e Produção de mudas e teve o seguinte conteúdo: a) Tipos de viveiros; b) Escolha do local; c) Cuidados na implantação; d) Formação dos canteiros; e) Recipientes e substratos; f) Práticas para produção de mudas; g) Atividades pós-colheita; h) Práticas de preparo de sementes; i) Métodos de produção de mudas; j) Estufas e/ou casa de vegetação e k) Administração de viveiro. Como resultados destes treinamentos tem-se o fortalecimento das ações de recuperação ambiental das áreas afetadas, para que as comunidades possam usá-las de forma sustentável; capacitação de lideranças, tornando-as multiplicadores para atingir um maior número de pessoas e promover a melhoria da qualidade de vida local.

(financiamento do Projeto "Identificação de Áreas Críticas e Revegetação no Entorno da Represa da UHE Curuá-Una, Santarém/PA", Rede Celpa/ANEEL).