http://www.adaltech.com.br/evento/museugoeldi/resumoshtm/resumos/R1062-1.htm
Educação
ambiental através de treinamentos sobre revegetação, manejo de sementes e produção
de mudas: A experiência com as comunidades do entorno da Hidrelétrica de
Curuá-Una, Santarém – PA.
Leão,
Noemi Vianna Martins
Almeida, Samuel S.
Lopes,
Sebastião da Cunha (noemi@cpatu.embrapa.br).
Treinamentos sobre técnicas de
revegetação, manejo de sementes e produção de mudas de espécies nativas foram
realizados pelo Projeto "Identificação de Áreas Críticas e Revegetação no
Entorno da Represa da UHE Curuá-Una, Santarém/PA". Participaram 9 comunidades
rurais da bacia do rio Curuá-Una, visando trabalhar a consciência ecológica e
estimular a participação e parceria das comunidades na realização de atividades
de recuperação de áreas alteradas. Foram realizados três treinamentos entre
fevereiro e maio de 2003: a) Alteração Ambiental e Técnicas de Revegetação; b)
Coleta e Beneficiamento de Sementes, e c) Viveiro e Produção de Mudas,
totalizando 35 participantes. As aulas envolveram temas relacionados à
valorização da floresta e aspectos ecológicos de recomposição da mata ciliar,
no entorno do lago. No primeiro curso os temas foram: a) Conceitos de áreas
alterada e degradada, b) Caracterização das espécies; c) Seleção de espécies e
d) Técnicas de revegetação. O segundo curso abordou os seguintes assuntos: a)
Frutos e sementes; b) Germinação e superação de dormência; c) Atividades
pós-colheita; d) Armazenamento; e) Análises de Laboratório; f) Fenologia
Reprodutiva e g) Seleção de árvores matrizes. O terceiro treinamento foi sobre
Viveiro florestal e Produção de mudas e teve o seguinte conteúdo: a) Tipos de
viveiros; b) Escolha do local; c) Cuidados na implantação; d) Formação dos
canteiros; e) Recipientes e substratos; f) Práticas para produção de mudas; g)
Atividades pós-colheita; h) Práticas de preparo de sementes; i) Métodos de
produção de mudas; j) Estufas e/ou casa de vegetação e k) Administração de
viveiro. Como resultados destes treinamentos tem-se o fortalecimento das ações
de recuperação ambiental das áreas afetadas, para que as comunidades possam usá-las
de forma sustentável; capacitação de lideranças, tornando-as multiplicadores
para atingir um maior número de pessoas e promover a melhoria da qualidade de
vida local.
(financiamento do Projeto "Identificação de Áreas Críticas e Revegetação no Entorno da Represa da UHE Curuá-Una, Santarém/PA", Rede Celpa/ANEEL).