Apresentação

Este espaço foi criado para permitir o acesso rápido a diversos tipos de serviços acadêmico-profissionais realizados pelo prof. Fernando Santiago dos Santos: materiais de aulas, pesquisas, publicações e resultados de trabalhos de orientação de iniciação científica e de conclusão de curso.
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Todos os materiais disponibilizados neste Portal são de uso gratuito. Pede-se, porém, que sempre sejam citadas as fontes de consulta. Para todos os efeitos, a citação deste Portal e de seus conteúdos é:

SANTOS, F. S. dos. Portal do professor Fernando Santiago dos Santos, 2017. Disponível em: < http://www.fernandosantiago.com.br/shoseki.htm >. Acesso em: [inserir data de acesso].



Índice de assuntos

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Clique na imagem ao lado para acessar diversos links das disciplinas curriculares ministradas no IFSP-São Roque nos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental. Estes materiais são base para as aulas.


Clique na imagem ao lado para acessar materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de botânica, resultantes de investigações e trabalhos do prof. Fernando e outros colaboradores. Os materiais também incluem pesquisas taxonômicas de diversos grupos de plantas e fungos.


Clique na imagem ao lado para acessar materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de ciências e biologia, resultantes de investigações e trabalhos do prof. Fernando e outros colaboradores.


Clique na imagem ao lado para acessar materiais relacionados ao tema história da ciência e da tecnologia, resultantes de investigações e trabalhos do prof. Fernando e outros colaboradores.


Clique na imagem ao lado para ter acesso a materiais relacionados a estudos de evolução e sistemática filogenética. Os materiais podem ser utilizados em diversas disciplinas, entre elas Sistemática e Biogeografia.


Clique na imagem ao lado para ler os trabalhos de pesquisa orientados pelo prof. Fernando. Os trabalhos incluem inicação científica e trabalho de conclusão de curso (TCC) dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental.


Clique na imagem ao lado para ler os trabalhos publicados pelo prof. Fernando e colaboradores. Os trabalhos incluem artigos, livros, capítulos de livros e material disponível no Domínio Público.


Clique na imagem ao lado para conhecer o trabalho de pesquisador voluntário e professor colaborador desenvolvido pelo prof. Fernando junto ao PECIM-Unicamp.



Material de aulas das disciplinas curriculares
Os links abaixo relacionam-se a disciplinas obrigatórias e optativas da grade curricular do curso de LCB. Disciplinas ofertadas como formação continuada também são listadas.

  1. LCB-1º semestre: História da Ciência e da Tecnologia (HCTB1)
  2. LCB-1º semestre: Tópicos Avançados em Biologia (TABB1)
  3. LCB-2º semestre: Diversidade Biológica (DBIB2)
  4. LCB-4º semestre: Botânica I (BOTB4)
  5. LCB-5º semestre: Botânica II (BOTB5)
  6. LCB-6º semestre: Sistemática e Biogeografia (SBIB6)
  7. LCB-Optativa: Botânica Contextualizada (BOCB0) [grupo do Facebook]
  8. LCB-Optativa: Fitossociologia e Levantamento Florístico (FITB0) [grupo do Facebook]
  9. Curso de formação continuada: Música, arte e ciência contadas pela história [grupo do Facebook]
  10. Curso de formação continuada: English for Biologists [grupo do Facebook]

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Ensino e aprendizagem de botânica
Diversos materiais relacionados ao ensino e aprendizagem de botânica estão disponibilizados nos links abaixo. Muitos materiais são oriundos de pesquisas de literatura especializada, e outras são resultados de pesquisas próprias desenvolvidas no laboratório de botãnica do IFSP-São Roque. Disciplinas obrigatórias e optativas ministradas pelo prof. Fernando utilizam muitos dos materiais desta seção.

  1. E-book sobre as briófitas da Mata da Câmara
  2. Guia fotográfico dos frutos e sementes da Mata da Câmara
  3. Projeto Fitogeografia de São Paulo
  4. Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru – SP
  5. Um caminho para a ciência: a trajetória da botânica Leda Dau
  6. Jardim botânico e comunidade
  7. O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica
  8. Diversidad vegetal:de los mapuches a la enseñanza formal chilena
  9. Estudo sobre a concepção da flor para educandos de uma escola estadual de educação básica em Porto Alegre, RS
  10. Materiais para ensino de botânica
  11. Aprendizagem Significativa no ensino de Botânica
  12. Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio
  13. Caça ao tesouro: uma aprendizagem pela descoberta
  14. Concepções de estudantes do ensino fundamental sobre as plantas
  15. Influências do “Projeto de ensino Flora Fanerogâmica do estado de São Paulo” na formação dos professores participantes em uma escola da cidade de Campinas
  16. Download de livros de botânica e ecologia em PDF
  17. Higher Education Biology Students’ Conceptions on Botany Teaching: A Brazil – Portugal Case Study
  18. Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará (Cubatão-SP)
  19. Materiais botânicos como instrumentos de ensino de biologia: uma articulação entre ensino de graduação e extensão universitária
  20. Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
  21. Estudo da diversidade de espécies de fungos liquenizados do Estado de São Paulo
  22. Um olhar etnobotânico para os usos dos recursos vegetais dos terreiros de uma comunidade remanescente de quilombos do Vale do Ribeira, SP
  23. Quais frutas são originais do Brasil?
  24. Espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas do Parque Taquaral (Campinas, SP): subsídios para atividades de ensino não-formal de botânica
  25. Concepções dos professores de botânica sobre ensino e formação de professores
  26. Proposta para o ensino de botânica: curso para atualização de professores da rede pública de ensino
  27. “Mas de que te serve saber botânica?”
  28. Plantas mágicas de Paracelso
  29. Estratégia didática para o ensino de botânica utilizando plantas da medicina popular
  30. Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização pelos alunos de Ciências Biológicas do IB - USP
  31. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos
  32. Um programa educativo sustentável: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
  33. Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo
  34. PPG - Pteridophyte Phylogeny Group

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Ensino e aprendizagem de ciências e biologia
Trabalhar com materiais atualizados, contextualizados e atentos às mudanças nas pesquisas recentes na área de biologia (e, por extensão, ciências) é fundamental para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Partindo-se desta premissa, os links desta seção apresentam diversos materiais de interesse para quem aprende e ensina ciências (para o ensino fundamental II) e biologia (para o ensino médio).

  1. Concepções de professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP)
  2. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida
  3. Pesquisa em Educação: tensões, dilemas e dinâmicas de superação
  4. Processo de inserção dos mapas conceituais, como recurso didático, no ensino de biologia
  5. História e biologia:diálogos possíveis, distâncias necessárias
  6. Ecologia de Populações e Comunidades
  7. Documentário A biografia de Charles Darwin
  8. "O gene egoísta", de Richard Dawkins
  9. Pesquisa em Educação: tensões, dilemas e dinâmicas de superação
  10. O Construtivismo no Ensino de Ciências:Origens e modelos teóricos de desenvolvimento conceitual
  11. Construindo conhecimento científico na sala de aula
  12. Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do projeto ROSE aplicado no Brasil
  13. Um problema no ensino de Ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudo dos fenômenos
  14. Ensino de ciências e matemática II: temas sobre a formação de conceitos
  15. Debates em educação científica
  16. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens
  17. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências
  18. Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação
  19. Analfabetismo científico nos EUA é alarmante

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História da ciência e da tecnologia
Conhecer os aspectos históricos de produção e evolução dos conhecimentos científicos é fundamental para a compreensão do desenvolvimento das sociedades e das criações tecnológicas. Mitos, anedotas, imprecisões e erros veiculados em muitos materiais, notadamente os didáticos, acabam por cristalizar, muitas vezes, ideias errôneas sobre a história da ciência e da tecnologia. Os links desta seção oferecem materiais de apoio para quem tem interesse em refletir sobre ciência, tecnologia e sua relação com as sociedades humanas.

  1. Coleta, transporte e aclimatação de plantas no Império Luso-Brasileiro (1777-1822)
  2. História da ciência na sala de aula: uma sequência didática sobre o conceito de inércia
  3. Food: A Cultural Culinary History
  4. Discussão sobre a conceituação de hipótese
  5. Alquimia e química antiga de Isaac Newton (manuscritos em fonte primária ainda não compilados)
  6. Trivium e quadrivium
  7. Dez coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia
  8. Botânicos brasileiros famosos
  9. Revolução culinária século XVI nas Américas
  10. Ciência x pseudociência
  11. Cientistas brasileiros em animações
  12. Linha do tempo da Biologia
  13. Peixe do rio Negro coletado por Alfred Wallace há 160 anos é finalmente descrito
  14. Fontes históricas das ciências físicas e biológicas
  15. Links com várias fontes
  16. Portal de Pesquisas e Artigos de Roberto de Andrade Martins
  17. História da Biologia: Parte 1 e Parte 2
  18. Arquimedes e a coroa do rei: problemas históricos
  19. O que é a ciência, do ponto de vista da epistemologia?
  20. Timeline: history of Chemistry
  21. Invenções da tecnologia alemã
  22. Filosofia da ciência e ensino da ciência: uma analogia
  23. A natureza da ciência na escola básica
  24. Kuhn e a metafísica
  25. Linha do tempo da paleontologia
  26. O Livro da Filosofia (alguns extratos)
  27. O mito de Galileu desconstruído
  28. Naturalistas viajantes
  29. The scientist of the future
  30. The role of the nature of science in citizen's education
  31. Sir Isaac Newton: O alquimista por trás do gênio
  32. A teoria das cores de Newton e as críticas de Hooke
  33. Descrições de aves: uma comparação entre Aristóteles e Plínio, o Velho
  34. O rinoceronte de Dürer e suas lições para a historiografia da ciência
  35. A influência de Aristóteles na obra astrológica de Ptolomeu (Tetrabilos)

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Estudos em evolução e sistemática filogenética
Se você tem interesse em estudar mais detalhadamente assuntos relacionados à biologia evolutiva e sistemática filogenética (SF), esta seção traz alguns materiais subsidiários importantes. Muitos materiais não estão em língua portuguesa, principalmente os voltados à SF, uma vez que boa parte das pesquisas dessa área é realizada por investigadores estrangeiros; mesmo os pesquisadores brasileiros que publicam sobre SF o fazem, em geral, em língua inglesa. Fique à vontade para acessar os materiais de cada um dos links.

  1. Análise da Controvérsia entre Evolução Biológica e Crenças Pessoais em Docentes de um Curso de Ciências Biológicas
  2. La teleologia nella comprensione dell’evoluzione: un’analisi da Aristotele alle categorie teleologiche di Mayr
  3. From Aristotle’s Teleology to Darwin’s Genealogy: The Stamp of Inutility
  4. Deconstructing Evolution Education:The Relationship Between Micro- and Macroevolution
  5. Concepções alternativas de ingressantes em ciências biológicas sobre evolução: uma abordagem quantitativa e qualitativa
  6. A teleologia na biologia contemporânea
  7. Teleological minds
  8. Still More “Fancy” and “Myth” than “Fact” in Students’ Conceptions of Evolution
  9. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Biologia: O caso Níquel Náusea no Ensino da Teoria Evolutiva
  10. Adaptation
  11. O pensamento filogenético no ensino de Biologia
  12. College Students’ Misconceptions About Evolutionary Trees

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Trabalhos de inicação científica (IC) e de conclusão de curso (TCC)
Nesta seção, você terá acesso aos trabalhos finais de iniciação científica (relatórios, guias, checklists etc.) e de conclusão de curso orientados e/ou coorientados pelo prof. Fernando. Os trabalhos de IC invariavelmente têm alguma aplicação imediata local, na comunidade do campus IFSP-São Roque, e os TCCs dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental versam sobre temas variados.

  1. IC 2012: Diego Octavio e Natalia Cerrone Araujo - "Manutenção, catalogação e organização geral do Herbário IFSR"
  2. IC 2013: Bianca Roberta Catani Chagas - "Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP - campus São Roque"
  3. IC 2013: Marlene Budemberg - "Implementação da carpoteca e micoteca do Herbário IFSP - Herbário do Instituto Federal de São Paulo, campus São Roque"
  4. IC 2013/2014: Erik André de Oliveira, Cristiane Zamperin Escanhoela e Stephane Matias Valadão - "Registro fotográfico e descritivo da flora arbórea da região central do município da Estância Turística de São Roque"
  5. IC 2014: Marcela D'Ambrosio - "How to teach tree thinking to undergraduate students and dismiss the misleading idea of progress in evolution" (coorientação com o prof. Dr. André Victor Lucci Freitas, Unicamp)
  6. IC 2014 : Leticia Caroline de Brito Correia - "Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu para as aulas práticas de Botãnica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque"
  7. IC 2015 : João Guedes Martins Junior - "Guia fotográfico e chave de identificação das criptógamas vasculares ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP"
  8. IC 2015 : Bruna Graziela Stravatti - "Catalogação e criação de micoteca dos cogumelos (Fungi, Basidiomycota) decompositores de madeira ocorrentes na trilha principal e suas adjacências na Mata da Câmara, São Roque, SP"
  9. IC 2016: Iohana Barbosa de Oliveira - "Implementação do Borboletário+Legal no IFSP câmpus São Roque: estudo das interações entre lepidópteros e plantas hospedeiras"
  10. IC 2016: Beatriz Teixeira - "Levantamento de espécies exóticas de angiospermas arbustivas ocorrentes na trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP): possíveis regiões de origem e interação com plantas autóctones"
  11. IC 2016: Ramon Fernandes Biacnhi de Campos - "Levantamento da avifauna da Mata da Câmara (São Roque, SP)"
  12. TCC-LCB 2013: Ramiéri Moraes - "Extratos naturais: Materiais alternativos para o ensino do equilíbrio ácido-base"
  13. TCC-TGA 2013: Magali Barreto Silva de Mendonça Cruz - "Usos e costumes das plantas medicinais pela população do município de São Roque, SP"
  14. TCC-TGA 2013: Parte 1 e Parte 2 de Sandra Aparecida Reis - "Plano de ações mitigadoras e de monitoramento ambiental na trilha 'Caminho das Águas' no complexo da Brasital, São Roque, SP"
  15. TCC-LCB 2014: Carina Czerencha Genebra e Thais alves do Amaral - "Criação de protocolo para extração de DNA de Fungos Basideomicetos presentes na Mata da Câmara, São Roque/SP"
  16. TCC-LCB 2014: Parte 1 e Parte 2 de Cristiane Zamperin Escanhoela - "Impactos Ambientais causados por trilhas e/ou uso público em unidades de conservação"
  17. TCC-LCB 2014: Beatriz Gonçalves Cazetta e Daniel Januário da Silva - "Plantas medicinais: Tratamentos Fitoterápicos e Homeopáticos"
  18. TCC-TGA 2014: Armando Palazzi Jr. - "Proposta de devolução das terras ao planeta após o uso via SAF: uma teoria com viabilidade econômica e ecológica para garantir o futuro"
  19. TCC-LCB 2014: Erik André de Oliveira e Olivia Hessel Rocha - "Preservação de espécies do Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade: proposta para diminuição da mortalidade por atropelamento na avenida Itavuvu (Sorocaba, SP)"
  20. TCC-LCB 2014: Gabriela Zominhani Santana - "Chave de identificação e um aplicativo de web com as espécies do arboreto do IFSP, campus São Roque". Adendo ao TCC: Chave on-line
  21. TCC-LCB 2015: Guilherme Bastos Gomes - "Filogenética: análise e proposta de material didático para o ensino fundamental II"
  22. TCC-LCB 2015: Bruna Graziela Stravatti. - "Levantamento dos fungos decompositores de madeira (Fungi, Basidiomycota) na Mata da Câmara, São Roque, SP"
  23. TCC-LCB 2015: Mateus de Fraga Rodarte - "Ensino de sistemática filogenética para alunos do ensino fundamental II"
  24. TCC-TGA 2016: Caio Gabriel Marques de Sousa - "A questão ambiental e o livro didático: análise de temas transversais a educação ambiental no ensino de geografia"
  25. TCC-LCB 2016: Leticia Caroline de Brito Correia - "Levantamento de Bryophyta lato sensu na Mata da Câmara (São Roque, SP)"
  26. TCC-TGA 2016: Susi Leme de Moura - "Confecção de sementoteca e carpoteca com material biológico da Mata da Câmara (São Roque, SP)"
  27. TCC-LCB 2016: César Henrique Trindade - "A Sistemática Filogenética como ferramenta didática para o ensino de Botânica"
  28. TCC-LCB 2016: Phelipe de Souza e Celso Fernandes dos Santos - "Levantamento florístico de uma área contígua à Reserva do Morro Grande, em Cotia-SP"
  29. TCC-LCB 2016: Ramon Bianchi Fernandes - "Biologia de Tyto furcata Temminck, 1827 em São Roque, SP"

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Artigos, livros e capítulos de livros publicados e material disponível no domínio público
Esta seção lista as produções acadêmicas do prof. Fernando, em coautoria com outros colaboradores. Clique em cada produção para ter acesso a seu conteúdo. As produções estão divididas por áreas e por tipo de assunto abordado: artigo completo publicado em periódico, livro publicado, capítulo de livro e material divulgado em revistas de divulgação livre (blogue, revista aberta etc.), nas áreas de educação/ensino, botânica, evolução/sistemática, ecologia/meio ambiente e história da ciência e da tecnologia.
Caso queira acessar outros materiais, clique
neste link.
No Domínio Público também podem ser acessados materiais.
Divulgação de material em sites variados: Coletânea de textos.


Publicações de livros e materiais didáticos
  1. Prof. Fernando fala sobre sala de aula e autoria de materiais didáticos (vídeo promocional)
  2. PNLD Ensino Médio - "Ser Protagonista - Biologia" (1ª edição, PNLD-2012)
  3. Ensino Fundamental II - "Viver Juntos - Ciências" (1ª edição)
  4. PNLD Ensino Médio - "Ser Protagonista - Biologia" (2ª edição, PNLD-2015)
  5. Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (1ª edição)
  6. Ensino Médio - "Ser Protagonista - Biologia" (3ª edição)
  7. Ensino Fundamental II - "Universos - Ciências" (2ª edição, PNLD-2017)

Publicações da área de educação/ensino
  1. Tese de doutorado: Parte 1, Parte 2 e Errata
  2. Windows 3.1 para Leigos (Tradução de material instrucional)
  3. Ensino de botânica e materiais didáticos: quatro anos de experiência no LEB/IFSP campus São Roque
  4. Coleção viva de Bryophyta lato sensu e Pteridophyta lato sensu: materiais didáticos para o ensino de botânica
  5. Desenvolvimento do projeto "Motivação educacional"na EMEF Tetsu Chinone pelo PIBID-IFSP, subprojeto São Roque
  6. Desenvolvimento do projeto 'Afetividade e sexualidade' na EMEF Tetsu Chinone (Pibid/IFSP)
  7. Relato de experiência: guia fotográfico de aulas práticas de botânica e laminário de botânica
  8. Importância das atividades experimentais implementadas durante o Pibid-Capes em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II em São Roque, SP
  9. "Help, Pibid": análise de um dos subprojetos do Pibid-IFSP-Capes em São Roque, SP
  10. Análise do Pibid pela EMEF Barão de Piratininga, São Roque, SP: visão dos alunos, da professora supervisora e da equipe gestora da escola
  11. Análise qualitativa e quantitativa das ações do Pibid realizadas na EMEF Barão de Piratininga em São Roque (SP)
  12. Percepção da interferência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na opinião de alunos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque - SP
  13. O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do "Bote a boca no trombone...!"
  14. A disciplina ciências no ensino fundamental II: um estudo de caso com alunos de uma escola municipal de Cubatão, SP (Páginas 105 a 120)
  15. Escola, Aids e adolescentes
  16. Ensinando Botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do Parque Ecológico Cotia Pará, em Cubatão-SP (Páginas 5 a 6)
  17. Botany teaching in Portugal and Brazil: analysis of school textbooks and their application in elementary school classes (2001-2010)
  18. The open forum as an improving tool between tutor and student within the virtual learning environment: a case study with two pedagogy classrooms in Santos, Brazil
  19. Enhancing botanical contents teaching and learning with Problem/Project-based Learning (PBL) approaches: a report of Brazilian experiences at a federal institution in Sao Paulo State
  20. Pesquisa, ensino e inovação: As bases do desenvolvimento acadêmico de qualidade
  21. A produção pedagógica, científica e tecnológica do campus São Roque do IFSP
  22. Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do IFSP campus São Roque: construindo e divulgando o conhecimento técnico-científico para a sociedade
  23. Revista Genética na escola: análise das propostas de atividades didáticas (2006-2015)
  24. Aulas aplicadas nas turmas de sexto e sétimo anos da EMEF Tetsu Chinone, São Roque – SP: relato de experiência (p. 21-27)

Publicações da área de ecologia/meio ambiente
  1. A importância da biodiversidade
  2. Propostas para redução da mortalidade por atropelamento da fauna silvestre na Avenida Itavuvu, Sorocaba - SP
  3. Diagnóstico e sugestões de monitoramento da trilha principal da Mata da Câmara (São Roque, SP)
  4. Economia para um mundo lotado de gente (Páginas 49 a 75)
  5. Caracterização do consumo da folha de taioba (Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott) pela população da região pericentral do município de São Roque, SP
  6. O homem e o meio ambiente: a dualidade ser x estar
  7. Qual é a importância da arborização urbana?
  8. Educação ambiental... para quê?
  9. (Des)construção do mundo global
  10. RPPN Rizzieri - São Sebastião, SP (Páginas 56 a 59)
  11. Guia fotográfico: avifauna no entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque
  12. Minha terra protegida: histórias das RPPNs da Mata Atlântica (Páginas 224 a 231)

Publicações da área de botânica
  1. Comida made in Brazil: será?
  2. Angiosperms tree species: use of identification keys based on vegetative features in an Android application and a website (Páginas 122 a 130)
  3. Árvores nativas e exóticas plantadas na área pericentral da região urbana de São Roque, SP
  4. O Herbário IFSR e sua importância científica e educacional (Páginas 15 a 23)
  5. Levantamento preliminar da biodiversidade arbórea urbana da região central de São Roque, SP
  6. Levantamento quantitativo das formas liquênicas que ocorrem na Mata da Câmara, São Roque - SP, em três diferentes microambientes
  7. Checklist of trees at the Sao Roque campus, Federal Institute of Sao Paulo
  8. Coleções biológicas e sua importância: exsicatas depositadas no Herbário IFSR (Herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
  9. A Botânica Escolar nos Ensinos Primário e Básico (1. º Ciclo) no Último Século em Portugal: Análise de Manuais Escolares de Ciências da Natureza. Revista de Educação
  10. Levantamento florístico de leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo
  11. Composição florística do estrato arbóreo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Rizzieri, São Sebastião-SP
  12. Botany in basic education textbooks: conceptual issues regarding simplifications and complexifications in Brazil and Portugal
  13. Árvores de São Roque: catálogo das espécies da área urbana central do município
  14. Laminário de botânica para as aulas práticas de botânica I e botânica II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque
  15. Levantamento Florístico de Leguminosas arbustivas e arbóreas de um remanescente de Mata Atlântica em São Vicente, São Paulo
  16. Ensinando botânica em uma unidade de conservação municipal: a experiência do parque ecológico Cotia Pará (Cubatão, SP) (Páginas 95 a 105)
  17. Chave de identificação com base em características vegetativas das espécies arbóreas do campus São Roque em aplicativos web e Android
  18. The scientific importance of the IFSR Herbarium and its associate collections (Página 50)
  19. Occurrence of Basidiomycete Fungi at a Brazilian southeastern semi-deciduous forest fragment in Sao Roque (Sao Paulo State, Brazil) (Página 53)
  20. Resumos publicados durante o 66º Congresso Nacional de Botânica (Páginas 357 e 937)

Publicações da área de evolução/sistemática
  1. O pensamento filogenético no ensino fundamental II: relato de uma atividade lúdico-metafórica
  2. DNA barcoding: técnicas e aplicações
  3. Levantamento da avifauna no entorno do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque)
  4. Breve síntese da situação taxonômica dos quilópodes (Myriapoda, Arthropoda) e identificação dos gêneros do Brasil
  5. Análise de conteúdos de sistemática filogenética em livros didáticos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
  6. Investigating how undergraduate Biological Sciences students understand tree-thinking: results from two Brazilian institutions
  7. Algumas potencialidades de um curso de formação continuada com o tema ensino de sistemática filogenética para professores ciências e biologia (Páginas 73 a 83)
  8. Um panorama do ensino de evolução e do pensamento filogenético na escola básica do Brasil e da Itália: uma análise comparativa de currículos e livros didáticos (Páginas 102 a 109)

Publicações da área de história da ciência e da tecnologia
  1. As plantas brasileiras, os jesuítas e os indígenas do Brasil: história e ciência na Triaga Brasílica (séc. XVII-XVIII)
  2. A Botânica no ensino médio: será que é preciso apenas memorizar nomes de plantas?
  3. Politics, Economy, Society, Philosophy and Science: Historical Correlations in the 1800s
  4. Indigenous People, Jesuits & the Green Pharmacopoeia in Brazilian Lands: The Secrets of Triaga Brasilica
  5. Cine y Ciencia: O Jardineiro Fiel
  6. Los modelos del origen de la vida en la Tierra (Entrevista: páginas 81 a 86)
  7. Reflexiones en torno a la conciencia y el tiempo (Entrevista: páginas 54 a 68)
  8. As plantas medicinais da TRIAGA BRASÍLICA: considerações preliminares
  9. A história da Botânica e o ensino de Botânica no livro didático de Biologia do Ensino Médio no Brasil: é possível propor novas abordagens?

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Pesquisador voluntário e professor colaborador do PECIM-FE/Unicamp
O prof. Fernando é professor visitante, pesquisador e colaborador junto ao
PECIM desde novembro de 2015. É lotado no DEPRAC-FE Unicamp com a matrícula 309205. Orienta estudantes de mestrado e doutorado, além de participar como professor no módulo "Ciclos biogeoquímicos" da disciplina EC-300 - Ciclos.
Participa, também, do grupo Formar .
Atualmente, é orientador dos seguintes estudantes:
  1. Mateus de Fraga Rodarte (aluno egresso do IFSP campus São Roque)
  2. Marcela D'Ambrosio (ex-orientanda de iniciação científica pela Unicamp)
  3. Erik André de Oliveira (aluno egresso do IFSP campus São Roque)
  4. Bruna Graziela Stravatti (aluna egressa do IFSP campus São Roque)
  5. Aline Tatiana Ribeiro Venerando (aluna egressa de Pedagogia da Unip)

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