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Licenciatura em Ciências Biológicas
Sistemática e Biogeografia (SISB7)

Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos


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Apresentação
A sistemática e a biogeografia são áreas que cada vez mais se tornam necessárias na formação do profissional em Ciências Biológicas, pois agregam o conhecimento de ponta do que vem sendo desenvolvido em Biologia.
Assim sendo, pretende-se que ao final deste componente curricular o aluno tenha uma noção desta área e possa visualizar melhor os conceitos evolutivos e de relação de grupos, os quais são fundamentais para a atuação do profissional de Ciências Biológicas.

Os conteúdos deste componente curricular fazem pontes interdisciplinares com Paleontologia e Geologia, além de carregar diversas menções a componentes antigos do curso, entre eles Botânica, Zoologia, Diversidade Biológica, História da Ciência e da Tecnologia e Biologia Evolutiva.

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Ementa da disciplina de acordo com o PPC-LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.




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Estrutura da disciplina: aulas
  • As aulas previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
  • Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.


      Estudos em evolução e sistemática filogenética
      Methodology of a Cladistic Analysis
      Link com bibliografia geral e complementar (1)
      Link com bibliografia geral e complementar (2)
      Link com bibliografia geral e complementar (3)



    CRONOGRAMA DO 1o SEMESTRE DE 2020


    AULA 1

    EMENTA
    Apresentação da disciplina, objetivos, sistema avaliativo, dinâmicas de aulas e ementa

    Atividade em sala de aula: Quizz sobre conhecimentos prévios


    AULA 2

    EMENTA
    Revisão dos conteúdos de taxonomia e sistemática

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Evolução e classificação (taxonomia, sistemática, filogenia, cladogramas)
    Leitura 2: Página da Wikipedia para análise e crítica


    AULA 3

    EMENTA
    Importância dos sistemas de classificação dos seres vivos

    Resumos da Aula

    Leitura 1: A evolução e a maneira como os alunos interpretam o tree thinking
    Leitura 2: Classificação biológica
    Leitura 3: Sistemática clássica e classificação filogenética


    AULA 4

    EMENTA
    Sistemática Clássica
    Sistemas de classificação artificiais e naturais

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Biologia Comparada e Classificação
    Leitura 2: Diagrama simples exemplificando sistemas


    AULA 5

    EMENTA
    Escolas de taxonomia segundo Ernst Mayr: fenética, gradista, evolutiva e cladista

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Taxonomia numérica (fenética)
    Leitura 2: Visão geral das tradições sistemáticas


    AULA 6

    EMENTA
    Willi Hennig e a Sistemática Filogenética (Cladista)

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Sistemática filogenética hennigiana: revolução ou mudança no interior de um paradigma?
    Leitura 2: Exercícios
    Leitura 3: Biografia de Willi Hennig


    AULA 7

    EMENTA
    Conceitos gerais de sistemática filogenética: as 'morfias'
    Apomorfias, plesiomorfias, autapomorfias, sinapomorfias, simplesiomorfias e arqueomorfias

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Filologia e cladística: é possível?
    Leitura 2: Vamos estudar com exemplos...




    AULA 8

    EMENTA
    Construção de matriz de dados

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Homologia = sinapomorfia + simplesiomorfia? [responda lendo o texto aqui]
    Leitura 2: Methodology of a Cladistic Analysis


    AULA 9

    EMENTA
    Construção de cladogramas, dendrogramas e filogramas

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Cladogramas
    Leitura 2: Dendrogramas
    Leitura 3: Filogramas

    O vídeo abaixo foi produzido por egressos do curso de LCB-IFSP São Roque. Prestigie ex-colegas de curso!


    AULA 10

    EMENTA
    Construção de cladogramas, dendrogramas e filogramas (cont.)

    Atividade em sala de aula 1: Exercícios (parte 1)
    Atividade em sala de aula 2: Exercícios (parte 2)


    AULA 11

    EMENTA
    Estudo de caso: haplogrupos humanos e conceitos de raça e etnia (parte 1)

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Raças humanas existem?
    Leitura 2: Etnias e cultura
    Leitura 3: A Propaganda da Eugenia no Brasil


    AULA 12

    EMENTA
    DNA barcoding e técnicas recentes de taxonomia

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Barcoding Lepidoptera
    Leitura 2: O que é o DNA barcode?


    AULA 13

    EMENTA
    Proteômica e sistemática filogenética

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Análise Proteômica
    Leitura 2: Top 10 das novas espécies inclui descobertas de brasileiros
    Vídeo 1: Proteômica a serviço da saúde
    Vídeo 2: Proteômica de cana-de-açúcar


    AULA 14

    EMENTA
    Exercícios com matriz de dados e cladogramas

    Vídeo 1: Videoaula - ENEM
    Vídeo 2: Videoaula - Vestibular
    Leitura 1: Questão de vestibular (1)
    Leitura 2: Questão de vestibular (2)


    AULA 15

    EMENTA
    Sistemática filogenética e dados moleculares

    Leitura 1: Sistematica Filogenética baseada em dados moleculares
    Leitura 2: Cladística e dados moleculares


    AULA 16

    EMENTA
    Programas de computador para analisar relações de parentesco: o caso do WinClada

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Baixar o programa WinClada
    Leitura 2: Discutindo mais aspectos da Cladística
    Leitura 3: Página em espanhol interessante
    Leitura 4: Projeto "Tree of Life" (árvore da vida)


    AULA 17

    EMENTA
    Sistemática filogenética e sua importância na escola: Ensino Fundamental II

    Leitura 1: Filogenética: análise e proposta de material didático para o ensino fundamental II
    Leitura 2: Análise de conteúdos de sistemática filogenética em livros didáticos e Ensino Médio
    Leitura 3: O pensamento filogenético no ensino fundamental II: relato de uma atividade lúdico-metafórica


    AULA 18

    EMENTA
    Sistemática filogenética e sua importância na escola: Ensino Médio

    Leitura 1: Caracterização do perfil dos professores e do ensino de sistemática filogenética
    Leitura 2: Sistemática filogenética como ferramenta didática para o ensino de botânica
    Leitura 3: A sistemática filogenética e as múltiplas sexualidades na teoria do polimorfismo do equilíbrio


    AULA 19

    EMENTA
    Estudo de caso: haplogrupos humanos e conceitos de raça e etnia (parte 2)

    Leitura 1: Haplogrupos
    Leitura 2: A Jornada do DNA


    AULA 20

    EMENTA
    Construção de cladogramas: grupo dos Primatas

    Evolução do comportamento homossexual: comparação filogenética entre primatas antropoides


    AULA 21

    EMENTA
    Atividade on-line 1


    AULA 22

    EMENTA
    Entrega das resenhas críticas (parte 1)

    Leitura 1: Diretrizes para a elaboração das resenhas críticas


    AULA 23

    EMENTA
    Atividades adicionais
    Semana da Biologia


    AULA 24

    EMENTA
    Biogeografia e sistemática filogenética
    Biogeografia e suas interfaces com outras áreas do conhecimento

    Leitura 1: Biogeografia: a história da vida na Terra
    Leitura 2: Especial 'Biogeografia': revista de Biologia da USP


    AULA 25

    EMENTA
    Histórico da Biogeografia

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Biogeografia baseada em eventos


    AULA 26

    EMENTA
    Métodos de estudos em Biogeografia

    Leitura 1: Biogeografia e cladística (texto em inglês)


    AULA 27

    EMENTA
    Centros de origem e de diversidade
    Vicariância e dispersão

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Systematics and Biogeography: Cladistics and Vicariance


    AULA 28

    EMENTA
    Vavilov e os centros de diversidade de produtos agronômicos
    Importância do Brasil no cenário mundial

    Leitura 1: Nikolai Vavilov - biografia
    Leitura 2: Plantas alóctones e autóctones
    Leitura 3: Nikolai Vavilov: o primeiro guardião da biodiversidade vegetal
    Leitura 4: O Brasil no cenário agrícola mundial


    AULA 29

    EMENTA
    Microevolução
    Macroevolução

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Resumos sobre micro e macroevolução
    Leitura 2: Prof. Beny Spira (USP) e estudos em microevolução
    Leitura 3: Macroevolução condicionada


    AULA 30

    EMENTA
    Biogeografia no Ensino Fundamental II

    Leitura 1: A biogeografia no ensino: um olhar sobre o Jardim Botânico Rodriguez Alves


    AULA 31

    EMENTA
    Biogeografia no Ensino Médio

    Leitura 1: A biogeografia a partir do livro didático


    AULA 32

    EMENTA
    Genética de Paisagem

    Leitura 1: Os desafios atuais e o futuro da biogeografia
    Leitura 2: Teoria da coalescência


    AULA 33

    EMENTA
    Filogeografia

    Resumos da Aula

    Leitura 1: Filogeografia: noções iniciais
    Leitura 2: Filogeografia da Mata Atlântica
    Leitura 3: Phylogeography


    AULA 34

    EMENTA
    Biogeografia e arborização urbana

    Leitura 1: Áreas de Endemismo
    Leitura 2: Qual é a importância da arborização urbana?
    Leitura 3: Árvores nativas e exóticas plantadas na área pericentral da região urbana de São Roque, SP


    AULA 35

    EMENTA
    Entrega das resenhas críticas (parte 2)


    AULA 36

    EMENTA
    Apresentação das maquetes dos biomas
    Atividade on-line 2


    AULA 37

    EMENTA
    Mesa redonda (convidado(a) a confirmar)


    AULA 38

    EMENTA
    Autoavaliação, café comunitário e fechamento das notas

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  • Sistema avaliativo
    Sete notas, com diferentes pesos, serão utilizadas para o fechamento das médias finais desta disciplina, conforme a fórmula a seguir:

    Considere:
  • RES1 = resenha crítica de textos 1
  • RES2 = resenha crítica de textos 2
  • AOL1 = atividade on-line 1
  • AOL2 = atividade on-line 2
  • MAQ = construção de maquete de biomas
  • COC = construção de cladogramas e filogramas
  • AUA = autoavaliação

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