SISTEMÁTICA E BIOGEOGRAFIA
Aula 2 – Atividades
1.
Identifique
os problemas em se definir o termo biodiversidade.
2.
Quando
se atribui um peso a uma variável – no caso, riqueza x equabilidade
–, pode-se incorrer em um problema filosófico com diversas implicações: quanto
vale uma espécie rara? Para tentar responder à pergunta, pondere, entre outras
coisas, nos termos conservação e estrutura da comunidade.
3.
Existe
um índice “geral e ideal”? Justifique sua resposta.
I.
Os
valores do índice deveriam estabilizar a partir de um tamanho relativamente pequeno
da amostra.
II. Comunidades com mais espécies apresentam
valores maiores em seu índice, se mantidos os valores de número de indivíduos
(N) e a equabilidade.
III.
Um
bom índice deveria ser capaz de distinguir comunidades com maior número de espécies
raras.
a)
Sensibilidade
à presença de espécies endêmicas ou raras
b)
Influência
do tamanho da amostra
c)
Sensibilidade
à entrada de espécies (adição específica)
5.
Quando
se utilizam índices (riqueza, Shannon etc.), o que,
na realidade, se pretende traduzir em termos biológicos? Os valores
resultantes da análise têm, realmente, algum significado biológico?
6.
Calcule
o índice de Shannon para uma comunidade biológica com
os dados abaixo:
Espécie |
No. indivíduos |
1 |
54 |
2 |
6 |
3 |
43 |
4 |
11 |
5 |
22 |
6 |
13 |
7 |
17 |
8 |
18 |
9 |
37 |
10 |
99 |
11 |
18 |
12 |
03 |
13 |
01 |
14 |
27 |
15 |
66 |
16 |
75 |
17 |
19 |