SISTEMÁTICA E BIOGEOGRAFIA

Aula 2 – Atividades

 

1.    Identifique os problemas em se definir o termo biodiversidade.

2.    Quando se atribui um peso a uma variável – no caso, riqueza x equabilidade –, pode-se incorrer em um problema filosófico com diversas implicações: quanto vale uma espécie rara? Para tentar responder à pergunta, pondere, entre outras coisas, nos termos conservação e estrutura da comunidade.

3.    Existe um índice “geral e ideal”? Justifique sua resposta.

  1. Abaixo são apresentadas três afirmações (I a III). Correlacione-as às alternativas a), b) e c) a seguir:

I.      Os valores do índice deveriam estabilizar a partir de um tamanho relativamente pequeno da amostra.

II.  Comunidades com mais espécies apresentam valores maiores em seu índice, se mantidos os valores de número de indivíduos (N) e a equabilidade.

III.     Um bom índice deveria ser capaz de distinguir comunidades com maior número de espécies raras.

 

a)    Sensibilidade à presença de espécies endêmicas ou raras

b)    Influência do tamanho da amostra

c)     Sensibilidade à entrada de espécies (adição específica)

5.    Quando se utilizam índices (riqueza, Shannon etc.), o que, na realidade, se pretende traduzir em termos biológicos? Os valores resultantes da análise têm, realmente, algum significado biológico?

6.    Calcule o índice de Shannon para uma comunidade biológica com os dados abaixo:

Espécie

No. indivíduos

1

54

2

6

3

43

4

11

5

22

6

13

7

17

8

18

9

37

10

99

11

18

12

03

13

01

14

27

15

66

16

75

17

19

  1. A comunidade representada no exemplo acima pode ser considerada com alta riqueza específica? E o que se pode afirmar em relação a espécies raras? Justifique suas respostas.
  2. Pode-se afirmar, em relação a H’, que o valor obtido é sensível a espécies raras (ou seja, quanto menor o valor, maior a porcentagem de espécies raras)?