Licenciatura em Ciências Biológicas
Tópicos avançados de Biologia 2 (TABB2)

Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos

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Apresentação
A Biologia é uma das áreas científicas que mais cresce atualmente. Em um incrível ritmo exponencial, os avanços biológicos têm sido notados em diversas áreas, destacando-se a genética, a nanotecnologia e a microbiologia.
Esta disciplina é a segunda de uma série de disciplinas que serão trabalhadas em todos os semestres do curso. As temáticas serão amplas e envolverão não somente os grandes avanços da Biologia, mas também suas inúmeras interfaces com o profissional biólogo e o futuro docente de Ciências e Biologia.
Neste semestre, TABB2 terá atividades interdisciplinares com as disciplinas de Genética Básica e Diversidade Biológica.

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Ementa da disciplina de acordo com o PPC-LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.




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Estrutura da disciplina: aulas
As 19 aulas previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.


CRONOGRAMA DO 1o SEMESTRE DE 2020

AULA 1: apresentação da disciplina, objetivos, sistema avaliativo, dinâmicas de aulas e ementa; brainstorming sobre importância e aplicação de projetos versando sobre diversidade biológica e genética


AULA 2: aula expositiva dialogada com o tema 'Metodologia de projetos'
  • Leitura 1: Projetos: visão geral
  • Leitura 2: Projetos educacionais
  • Leitura 3: 5W2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia


    AULA 3: dinâmica e trabalho durante a aula com o tema 'Elaboração do esboço ("esqueleto") do projeto'


    Figura 1. Um exemplo de mapa conceitual sobre projeto de pesquisa. (Fonte da imagem)


    Figura 2. Um exemplo de mapa conceitual sobre projeto educacional/pedagógico. (Fonte da imagem)


    AULA 4: mesa redonda (convidado a confirmar)


    AULA 5: lições que se pode obter com projetos que deram e não deram certo...
  • Leitura 1: Aprendendo com projetos que não deram certo
  • Leitura 2: Projetos de iniciativas populares que viraram leis


    AULA 6: apresentação dos projetos - parte 1


    AULA 7: apresentação dos projetos - parte 2


    AULA 8: mesa redonda (convidado a confirmar)


    AULA 9: construção coletiva dos projetos escritos


    AULA 10: entrega (envio) do projeto escrito
  • O projeto escrito (digitado) deve ser enviado em formato Word (.doc, .docx ou .rtf) para o e-mail fernandosrq@gmail.com
  • O modelo em Word a ser utilizado deve ser baixado clicando aqui
  • Veja as normas da ABNT para fazer as citações bibliográficas corretamente clicando aqui
  • Se quiser observar um projeto real finalizado, clique aqui


    AULA 11: projetos com o tema 'biodiversidade'
  • Leitura: 18 projetos finalistas de prêmio sobre diversidade biológica


    AULA 12: projetos com o tema 'genética'
  • Leitura: Projeto: Ensinando genética com jogo didático


    AULA 13: apresentação dos projetos - parte 3


    AULA 14: apresentação dos projetos - parte 4


    AULA 15: analisando imagens de projetos voltados ao ensino de biodiversidade por meio de jogos
  • Leitura: Diversas imagens de projetos de jogos para ensino de biodiversidade


    AULA 16: analisando imagens de projetos voltados ao ensino de genética por meio de jogos
  • Leitura: Diversas imagens de projetos de jogos para ensino de genética


    AULA 17: apresentação dos projetos - parte 5


    AULA 18: roda de debate (assuntos a ser decididos pela turma)


    AULA 19: autoavaliação, café comunitário e fechamento das notas

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  • Sistema avaliativo
    Quatro notas, com diferentes pesos, serão utilizadas para o fechamento das médias finais desta disciplina, conforme a fórmula abaixo:


    Considere:
  • PRO = apresentação oral do projeto
  • PRE = entrega do projeto escrito
  • PAR = participação em aula
  • AUA = autoavaliação

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