TÓPICOS AVANÇADOS DE BIOLOGIA 2 (TABB2)

Aula 9
Chegamos a uma parte bastante crítica e fundamental do projeto: a formação do referencial teórico.
Após a seleção do tema (que, obviamente, determinará os objetivos e a justificativa do trabalho), é hora de começar a ler, selecionar e apontar informações sobre fontes de consulta afins do tema do seu projeto.
Mas, afinal, o que é esse tal de referencial teórico? Ele é o conjunto de textos (artigos, livros, capítulos de livros, teses, resumos de eventos etc.) que foram consultados para fornecer subsídios teóricos ao seu projeto. Em outras palavras, quando você começa a formar a base teórica do seu projeto, autores com diferentes pontos de vista passam a ser citados. Vamos analisar um exemplo.
Imaginemos que o tema do seu projeto é o uso de jogos didáticos para o ensino de ciências. Pesquisando sobre o tema na internet, em sites de busca como o Google Acadêmico, o Scielo, o Portal Capes, entre outros, você irá obter diversas fontes de consulta que irão discutir sobre esse tema. As obras que mais lhe chamarem a atenção, e que você efetivamente pretende incluir em seu projeto, passarão a fazer parte do referencial teórico. Analise a imagem a seguir e aponte quantas referências estão citadas neste trecho (essas e outras referências formarão o referencial teórico desse projeto):

Referencial teórico de um projeto: breve discussão

Após acessar esse arquivo PDF, faça o seguinte:

  1. Anote as principais ideias e as suas dúvidas para discussão em sala de aula.
  2. Será que existem limites (mínimo e máximo) para o referencial teórico? Quais seriam eles?
  3. Em sua opinião, por que esta parte é essencial em qualquer projeto?

Agora, veja as duas imagens a seguir. Faça os devidos comentários durante a aula.