Licenciatura em Ciências Biológicas
Tópicos avançados de Biologia 6 (TABB6)

Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos

contador de visitas


Apresentação
A Biologia é uma das áreas científicas que mais cresce atualmente. Em um incrível ritmo exponencial, os avanços biológicos têm sido notados em diversas áreas, destacando-se a genética, a nanotecnologia e a microbiologia.
Esta disciplina é a sexta de uma série de disciplinas que serão trabalhadas em todos os semestres do curso. As temáticas serão amplas e envolverão não somente os grandes avanços da Biologia, mas também suas inúmeras interfaces com o profissional biólogo e o futuro docente de Ciências e Biologia.
Neste semestre, TABB6 terá atividades interdisciplinares com a disciplina de Educação Ambiental e Sustentabilidade.



Ementa da disciplina de acordo com o PPC-LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.







Estrutura da disciplina: aulas
As 19 aulas previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.

AULA 1: apresentação da disciplina, objetivos, sistema avaliativo, dinâmicas de aulas e ementa; brainstorming sobre importância e aplicação de projetos versando sobre educação ambiental e sustentabilidade


AULA 2: aula expositiva dialogada com o tema 'Metodologia de projetos'
  • Leitura 1: Projetos: visão geral
  • Leitura 2: Projetos educacionais
  • Leitura 3: 5W2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia


    AULA 3: dinâmica e trabalho durante a aula com o tema 'Elaboração do esboço ("esqueleto") do projeto'


    Figura 1. Um exemplo de mapa conceitual sobre projeto de pesquisa. (Fonte da imagem)


    Figura 2. Um exemplo de mapa conceitual sobre projeto educacional/pedagógico. (Fonte da imagem)


    AULA 4: discussão sobre como escrever um bom texto acadêmico e formal (aula expositiva dialogada)
  • Leitura: Dicas de redação


    AULA 5: apresentação das ideias dos projetos em consonância com a disciplina de Educação Ambiental


    AULA 6: roda de debate com o tema 'Projetos em educação ambiental' - parte 1
  • Leitura 1: Roteiro para elaborar projetos em educação ambiental
  • Leitura 2: Análise do ensino superior brasileiro, com ênfase na educação ambiental
  • Leitura 3: Conscientização e informação sobre coleta seletiva e reciclagem de lixo no IFSP campus São Roque


    AULA 7: roda de debate com o tema 'Projetos em educação ambiental' - parte 2
  • Leitura 1: Educação ambiental crítica por meio de uma sequência didática com o tema resíduos sólidos em uma escola municipal de São Roque
  • Leitura 2: Redução do consumo de copos descartáveis no Colégio Aliança em Mairinque – SP
  • Leitura 3: A horta escolar como instrumento em um trabalho de educação ambiental


    AULA 8: preparação do projeto escrito


    AULA 9: entrega (envio) do projeto escrito
  • O projeto escrito (digitado) deve ser enviado em formato Word (.doc, .docx ou .rtf) para o e-mail fernandosrq@gmail.com
  • O modelo em Word a ser utilizado deve ser baixado clicando aqui
  • Veja as normas da ABNT para fazer as citações bibliográficas corretamente clicando aqui


    AULA 10: mesa redonda (convidado a confirmar)


    AULA 11: apresentação oral dos projetos - parte 1


    AULA 12: apresentação oral dos projetos - parte 2


    AULA 13: apresentação oral dos projetos - parte 3


    AULA 14: apresentação oral dos projetos - parte 4


    AULA 15: apresentação oral dos projetos - parte 5


    AULA 16: apresentação oral dos projetos - parte 6


    AULA 17: apresentação oral dos projetos - parte 7


    AULA 18: mesa redonda aberta (assuntos a ser decididos pela turma)


    AULA 19: autoavaliação, café comunitário e fechamento das notas



  • Sistema avaliativo
    Quatro notas, com diferentes pesos, serão utilizadas para o fechamento das médias finais desta disciplina, conforme a fórmula abaixo:

    Considere:
  • PRO = apresentação oral do projeto
  • PRE = entrega do projeto escrito
  • PAR = participação em aula
  • AUA = autoavaliação