UNINOVE

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER”

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5 — MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA” – CURSO EM CONTINUIDADE — INSTRUTOR: FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS

 

 

ATIVIDADE DO DIA 02/09 — ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

 

Orientações: Esta atividade tem o objetivo de analisar materiais didáticos utilizados pelo professor em sua prática pedagógica, comparando diversas fontes e selecionando temas de interesse do docente. O levantamento de dados gerará material para discussão em grupo no Teia do Saber e também será utilizado para a Avaliação do Dia. Por favor, junto aos demais integrantes do seu grupo, preencha os dados desta folha seguindo orientações do instrutor.

 

 

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

 

  1. Escreva o nome completo do(s) material(is) analisado(s).

 

  1. Descreva o(s) tema(s) idêntico(s) analisado(s) em diferentes livros/materiais didáticos, citando o(s) material(is) consultado(s).

 

  1. Justificativa da escolha do(s) tema(s).

 

  1. Quais foram os principais pontos favoráveis da abordagem analisada?

 

  1. Quais foram os principais pontos pontos desfavoráveis da abordagem analisada?

 

  1. Escreva um texto onde apareça a análise dos seguintes pontos:

a)     Linguagem acadêmica adotada

b)     Apresentações e ilustrações

c)      Exemplos (atualizados ou não, quais?)

d)     Roteiros práticos e atividades sugeridas como atividades extra-classe

e)     Ênfase no aspecto cognitivo em detrimento do afetivo

f)        Interdisciplinaridade e contextualização

 

  1. Descreva, de forma geral e levando em consideração os itens da atividade anterior, o nível de qualidade didática do(s) livro(s) analisado(s).

 

  1. Na opinião do grupo, qual livro seria mais indicado para a prática pedagógica em sala de aula?