Science publica artigo de Thomas Michael Lewinsohn

[23/3/2012] A revista Science publicou nesta sexta-feira (23) um artigo na seção Perspectives, intitulado "Keystones in a tangled bank", de autoria de Thomas

M. Lewinsohn, professor de Ecologia, do Instituto de Biologia da Unicamp e de Luciano Cagnolo, pesquisador Conicet da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina. Perspectives, segundo Lewinsohn, são artigos escritos a convite dos editores da revista, para comentar e avaliar avanços recentes em um tema de interesse especial.

 

O comentário dos pesquisadores é sobre três artigos recentemente publicados na Science (dois neste mesmo número), que apresentam diferentes maneiras de investigar a organização de interações entre espécies em comunidades ecológicas. O artigo discute criticamente estas abordagens, que vão desde a modelagem matemática a estudos de campo comparativos ou experimentais. Examina a aplicabilidade destes trabalhos para avaliar a importância de espécies para a manutenção funcional de ecossistemas, e destaca também prioridades para pesquisa futura, no entendimento dos autores.

 

Em setembro de 2011, Thomas Lewinsohn coordenou a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Redes em Ecologia, financiada pela Fapesp, com apoio da USP, Unicamp e Abeco (Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação), que reuniu 12 pesquisadores de ponta e 40 alunos do Brasil e de 14 outros países. Lewinsohn é atualmente presidente da Abeco.

 

Ainda de acordo com Thomas M. Lewinsohn, a revista Science publica cerca de seis artigos em cada edição semanal na seção Perspectives, que divulga resultados importantes para cientistas de outras áreas e para o público mais amplo. Em cinco anos, este é o terceiro artigo escrito por um autor brasileiro nessa seção.