Seminário discute materiais digitais abertos na educação

 

Imagine uma sala de aula online, com exercícios, planos de aula e jogos multimídia de qualidade. O poder de transformação que isso pode ter na educação é estrondoso. Para que sejam acessíveis a todos, esses materiais didáticos digitais precisam estar em formatos abertos e com licenças autorais livres. São os chamados Recursos Educacionais Abertos (REA), em definição da Unesco para uma tendência que vem se multiplicando no mundo inteiro.

 No Brasil, a comunidade REA tem atingido grandes conquistas. Uma delas é a realização do Seminário REA na Assembleia Legislativa de São Paulo, que acontecerá no dia 9 de junho. “Esperamos solidificar a necessidade de uma clara política que incentive a adoção e a opção política pelos Recursos Educacionais Abertos. Será um dia de discussões e trocas de experiências com autoridades nacionais e internacionais, e espero que consigamos dar mais um passo nessa estrada rumo à educação aberta e democratizada", afirma Carolina Rossini, uma das coordenadoras do projeto REA Brasil.

 Participarão do seminário representantes da sociedade civil, como Daniel Cara, presidente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e Sergio Amadeu da Silveira, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil; e parlamentares como o deputado federal Paulo Teixeira (líder da bancada do PT na Câmara), e o deputado estadual Simão Pedro. Todos estarão presentes nas mesas de discussão, assim como o Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider. Entre os convidados internacionais, estão Hal Plotkin, representante do Ministério da Educação dos EUA, e John Wilbanks, do Creative Commons.

"O tema ‘direitos autorais’ está em evidência e precisa ser debatido na educação. Por sua complexidade, diversos atores precisam estar representados. No seminário, estarão reunidos professores, gestores públicos, editoras, parlamentares e autores de materiais didáticos para debater as questões relativas à publicação e à utilização de materiais disponíveis na internet", explica Bianca Santana, que também coordena o projeto REA Brasil.

Os benefícios dos recursos educacionais abertos vão ainda além da simples possibilidade de uso gratuito: as licenças abertas permitem que eles sejam transformados pelos usuários e, assim, adequados à realidade de cada professor e de cada aluno, atendendo à diversidade. Além disso, promove metodologias de ensino mais adequadas à sociedade digital e do conhecimento.

 

Seminário REA - Material didático digital: Recursos Educacionais Abertos e Qualidade na Educação

Dia 9 de junho, quinta-feira, das 9h às 18h

Confirmação de presença por telefone (11) 3886-6658/6642 ou pelos e-mails: agenda.simao@gmail.com  ou reanetbr@gmail.com

Siga-nos no twitter: @reanetbr

Informações no blog: www.rea.net.br