UNINOVE

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER”

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5 — MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA” – CURSO EM CONTINUIDADE — INSTRUTOR: FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS

 

 

material didático final

 

  1. Proposta de confecção de material apostilado para uso em sala de aula

A proposta de confecção de um material didático elaborado pelo próprio docente surgiu de discussões em sala de aula, durante o 1º Módulo do Teia do Saber, Curso em Continuidade, da Diretoria de Ensino Leste 5. É sabido que, para muitos conteúdos de Biologia, Física e Química, faltam materiais atualizados, contextualizados e flexíveis com os quais o docente possa trabalhar em sala de aula. A idéia de o docente confeccionar seu próprio material encontra respaldo nas tendências atuais de Educação que enfatizam o lado do “professor pesquisador”, engajado na pesquisa e no desenvolvimento de metodologias e materiais de uso em sala de aula. Desta maneira, esta proposta tenta suprir, mesmo que de forma acanhada ainda, uma grande lacuna no dia-a-dia do profissional professor: utilizar materiais de apoio para o ensino-aprendizagem que sejam condizentes com sua realidade cotidiana.

 

  1. Metodologia

O material didático final será confeccionado em duas etapas. A primeira etapa inclui a pesquisa de materiais e outros conteúdos na Internet. A segunda etapa, que é a parte do fechamento do projeto, inclui a confecção propriamente dita do material, com base no que foi pensado e pesquisado anteriormente. O material final poderá ser entregue em diversos meios: impresso (encadernado ou não, na forma de apostila ou livro etc.), online (link na Internet ou documento do tipo html ou equivalente) ou em CD-Rom/disquete/DVD. Cada integrante do grupo deverá receber uma cópia do material produzido por cada professor, totalizando 20 materiais originais, nas áreas-alvo do curso (Biologia, Física e Química). Estimula-se a produção de materiais interdisciplinares, embora os recortes metodológicos possam, a critério do professor, focar apenas um tema específico da disciplina de interesse do professor. O material poderá ser elaborado individualmente, em duplas ou grupos.

 

  1. Escolha do tema

O tema para confecção do material ficará a critério do(s) autor(es) do trabalho. Sabe-se, entretanto, que faltam materiais adequados (ou mesmo qualquer tipo de material, muitas vezes!) em vários conteúdos das disciplinas envolvidas. Abaixo, segue uma pequena lista de conteúdos e temáticas que podem ser encontradas muito raramente em livros didáticos, ou de difícil acesso aos professores e alunos. A lista não é, de maneira alguma, uma maneira de restringir o recorte metodológico que o professor queira efetuar. Deve-se prezar, entre outras coisas, o interesse do conteúdo, sua relevância para o aluno e, obviamemente, a dificuldade do professor em encontrar material para o recorte escolhido.

·        Biologia – conteúdos sugeridos para recorte: transgênicos, nanotecnologia, clonagem, estratégias de ensino de genética, abordagem de botânica de forma prática, avanços da engenharia genética, eugenia, extinção de espécies, biotecnologia, tratamento de resíduos, impactos ambientais

·        Física – conteúdos sugeridos para recorte: física quântica, física do século XX, astrofísica, energia nuclear, avanços da física na medicina, físicos brasileiros importantes e suas descobertas, sistemas de forças, física no cotidiano

·        Química – conteúdos sugeridos para recorte: química dos alimentos, bioquímica básica, alquimia, densidade, concentração, química industrial, saneamento ambiental, novos materiais, inovações da Química do século XX

 

  1. Confecção do material

O material, segundo as etapas mencionadas anteriormente, poderá ser confeccionado em diferentes meios. A busca na Internet pode ocorrer a partir de browsers (links de busca de texto, imagens e vídeos), como os citados abaixo:

 

Os aplicativos que podem ser utilizados para a segunda fase, que corresponde à elaboração do material, incluem, entre outros:

 

O material poderá ter a seguinte estrutura:

 

 

  1. Entrega do material didático final

O trabalho final deverá ser entregue no último dia do Curso em Continuidade, 2º Módulo (a combinar). LEMBRANDO: cada integrante do curso deverá receber uma cópia do material de cada professor, totalizando 20 materiais diferentes.