Alguns termos utilizados em Sistemática Botânica

           

Diversos termos são utilizados para descrever os grupos de plantas e suas estruturas. Esses termos, criados em diferentes momentos históricos, são apresentados a seguir.

 

·        Antófitas = plantas que produzem flores. O termo é geralmente aplicado somente às Angiospermas. Em alguns sistemas, consideradas uma classe (Angiospermae), e em outros, uma divisão (Magnoliophyta ou Anthophyta).

 

·        Cormófitas = plantas que possuem órgãos vegetativos (raiz, caule e folha) bem desenvolvidos. As pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são cormófitas.

 

·        Criptógamas = plantas historicamente definidas como produtoras de gametas não contidos em flores ou estruturas evidentes, como os estróbilos das gimnospermas. As briófitas e pteridófitas são plantas criptógamas.

 

·        Espermatófitas = plantas que formam sementes, com ou sem frutos; compreendem as Angiospermae (ou Magnoliophyta) e as Gymnospermae (ou Gymnospermophyta); em algumas classificações, Spermatophyta tem relação direta com Pteridophyta e Bryophyta.

 

·        Fanerógamas = quaisquer plantas da antiga divisão Phanerogamae, que incluía todas as plantas portadoras de sementes. Nome antigo (e também sinônimo) de Spermatophyta.

 

·        Megásporo = também chamado de macrósporo, é o maior dos dois tipos de esporos das plantas produtoras de esporos; ao germinar, o megásporo dá origem ao gametófito feminino; a célula das angiospermas que dá origem ao saco embrionário.

 

·        Micrósporo =  o menor dos dois tipos de esporos das plantas que produzem esporos; o micrósporo dará origem ao gametófito masculino; o grão de pólen das plantas com sementes.

 

·        Oosfera = um gameta imóvel, grande (célula-ovo), formado no oogônio e pronto para a fertilização; um gameta feminino grande produzido no oogônio de algas e fungos.

 

·        Óvulo = estrutura minúscula das plantas com sementes que contém o saco embrionário e é envolvo pela nucela; em seu interior encontra-se a oosfera; o óvulo desenvolve-se em semente após a fertilização pelo grão de pólen.

 

·        Talófitas = termo geral que tem sido atribuído somente às algas pluricelulares, classificadas entre os protoctistas. Alguns autores, entretanto, definem certas hepáticas e antóceros como plantas talófitas, pois quase não há diferenciação de tecidos vegetais.

 

·        Traqueófitas = tradicionalmente, as traqueófitas incluem as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, pois possuem sistemas vasculares.

 

 

Uma mesma planta pode ser, então, definida com diversas combinações dos termos acima. Por exemplo, as angiospermas são plantas antófitas, cormófitas, espermatófitas e traqueófitas.