Copyright 2004-2022. Todos os direitos reservados.
Avaliação Formativa e Mediadora
Bem-vindo(a) ao curso de Avaliação Formativa e Mediadora
Neste componente curricular, pretende-se problematizar o papel da avaliação na escola, especialmente nas Ciências da Natureza, contrapondo o seu papel de aferição de conhecimento ao de formação.
Destacam-se alguns dos tópicos que serão tratados:
As dimensões da avaliação (diagnóstica, formativa e classificatória)
As características da avaliação formativa
A importância do feedback e da autoavaliação na avaliação formativa
Docentes enquanto mediadores do processo de aprendizagem.
Há, também, a preocupação de haver reflexões sobre técnicas avaliativas mais pertinentes às Ciências da Natureza, e que melhor dialoguem com a avaliação formativa.
Objetivo principal
Refletir sobre a avaliação na escola e aprofundar conhecimentos sobre a avaliação formativa e mediadora, e sua aplicabilidade nas Ciências da Natureza em níveis fundamental e médio.
Bibliografia básica recomendada
Ter acesso a bons materiais de consulta é fundamental para que possamos fundamentar nossas teorias e partir para a prática! Assim, estamos disponibilizando diversos materiais que você poderá utilizar durante o semestre.
1. Referências impressas
ABRAMOWICZ, M. Avaliando a Avaliação da Aprendizagem: um novo olhar. São Paulo: Lúmem, 1996.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. Rio Claro: Editora da Unesp, 2009.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez editora, 2014.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
Semana 4
O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.
A avaliação diagnóstica tem como principal objetivo identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Desta forma, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma sequência da aprendizagem, o que permite, a partir daí, determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação, previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que, ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra característica refere-se à possibilidade de que a avaliação diagnóstica tem de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns alunos.
As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem e as unidades escolares a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Seus resultados, portanto, servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Semana 10
Nesta semana e na próxima, vamos compartilhar experiências profissionais em relação a momentos avaliativos. Para subsidiar as discussões, há um texto interessante:
Semana 16
Estamos chegando ao final do semestre... Já é hora de discutirmos mais criticamente sobre o que aprendemos, discutimos e refletimos nestas quinze semanas. Convido você a refletir e discutir sobre os textos a seguir.
Atividade avaliativa
Mesa redonda: experiências com avaliação (TERCEIRA RODADA)
Semana 17
Nesta semana, teremos a apresentação da Feira de Ciências.
Atividade avaliativa
Feira de Ciências
Semana 18
Chegamos à última semana do curso! Agora, é hora de fazermos a autoavaliação e um balanço geral deste componente curricular durante um café comunitário bem gostoso!!!
Atividade avaliativa
Autoavaliação
Clique no link a seguir para ter acesso à sua autoavaliação. Quando você entrar no formulário para responder à autoavaliação, todos os procedimentos e orientações estarão nele.
Lembre-se: sinceridade é a pedra fundamental da autoavaliação. SEMPRE responda com sinceridade.
>> Clique neste link para a acessar a autoavaliação <<