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Avaliação Formativa e Mediadora


Bem-vindo(a) ao curso de Avaliação Formativa e Mediadora
Neste componente curricular, pretende-se problematizar o papel da avaliação na escola, especialmente nas Ciências da Natureza, contrapondo o seu papel de aferição de conhecimento ao de formação.
Destacam-se alguns dos tópicos que serão tratados:
  1. As dimensões da avaliação (diagnóstica, formativa e classificatória)
  2. As características da avaliação formativa
  3. A importância do feedback e da autoavaliação na avaliação formativa
  4. Docentes enquanto mediadores do processo de aprendizagem.
Há, também, a preocupação de haver reflexões sobre técnicas avaliativas mais pertinentes às Ciências da Natureza, e que melhor dialoguem com a avaliação formativa.


Objetivo principal
Refletir sobre a avaliação na escola e aprofundar conhecimentos sobre a avaliação formativa e mediadora, e sua aplicabilidade nas Ciências da Natureza em níveis fundamental e médio.


Bibliografia básica recomendada
Ter acesso a bons materiais de consulta é fundamental para que possamos fundamentar nossas teorias e partir para a prática! Assim, estamos disponibilizando diversos materiais que você poderá utilizar durante o semestre.

1. Referências impressas

  • ABRAMOWICZ, M. Avaliando a Avaliação da Aprendizagem: um novo olhar. São Paulo: Lúmem, 1996.
  • FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. Rio Claro: Editora da Unesp, 2009.
  • HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez editora, 2014.
  • PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
  • SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação do currículo. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

    2. Referências eletrônicas

  • Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas
  • A aprendizagem da avaliação
  • Avaliação formativa: práticas inovadoras
  • VILLAS BOAS, B. M. de F. Avaliação formativa: práticas inovadoras. 2011


    Vídeos recomendados sobre avaliação da aprendizagem


    Conteúdos programáticos

    Semana 1
    Vamos discutir:
  • O que você entende por avaliação?
  • Por que avaliamos os estudantes?


    Semana 2
    Vamos iniciar a nossa conversa sobre avaliação. Para tanto, leia o texto sugerido a seguir.

  • Texto 1: Avaliar para ensinar melhor


    Semana 3
    Dando continuidade à semana anterior, leia o texto sugerigo a seguir.

  • Texto 2: O que é e para que serve a avaliação em sala de aula?


    Semana 4
    O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as situações identificadas.
    A avaliação diagnóstica tem como principal objetivo identificar as características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais adequado a tais características. Desta forma, a avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma sequência da aprendizagem, o que permite, a partir daí, determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo de avaliação, previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
    Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que, ao conhecer as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra característica refere-se à possibilidade de que a avaliação diagnóstica tem de determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns alunos.
    As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem e as unidades escolares a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Seus resultados, portanto, servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.

  • Texto 1: Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva

  • Vamos testar os conhecimentos? Realize estas atividades


    Semana 5

  • Nesta semana, teremos a primeira atividade avaliativa.


    Atividade avaliativa
    Roda de debate: experiências com avaliação (PRIMEIRA RODADA)


    Semana 6
    Nesta semana, vamos discutir o conceito de avaliação formativa. Assim, o vídeo abaixo será o incentivador das discussões sobre este tema.


    Semana 7
    Vamos discutir sobre as funções da avaliação escolar? Leia o texto a seguir.

  • Texto 1: Funções da Avaliação Escolar, por Kamila Cristina Miranda Cruz


    Semana 8

  • Nesta semana, teremos a segunda atividade avaliativa.


    Atividade avaliativa
    Apresentação de casos - PARTE 1: Avaliação do PISA


    Semana 9
    O texto a seguir traz uma reflexão sobre dois tipos de avaliação. Vamos ao texto:

  • Texto 1: Avaliação classificatória x avaliação progressiva


    Semana 10
    Nesta semana e na próxima, vamos compartilhar experiências profissionais em relação a momentos avaliativos. Para subsidiar as discussões, há um texto interessante:

  • Texto 1: Leia este artigo


    Atividade avaliativa
    Roda de debate: experiências com avaliação (SEGUNDA RODADA)


    Semana 11
    Nesta semana, teremos mais uma apresentação de estudos de caso.


    Atividade avaliativa
    Apresentação de casos - PARTE 2: Avaliação do SAEB


    Semana 12
    Nas próximas semanas, vamos discutir sobre a mediação docente.

  • Texto 1: Aspectos constitutivos da mediação docente e seus efeitos no processo de aprendizagem e desenvolvimento


    Semana 13

  • Texto 2: As vivências como metodologia de ensino da extensão rural: a aproximação entre estudantes e agricultores para a compreensão da realidade social


    Atividade avaliativa
    Apresentação de casos - PARTE 3: Avaliação do SARESP


    Semana 14


    Atividade avaliativa
    Apresentação de casos - PARTE 4: Avaliação do ENEM


    Semana 15
    Seguem dois textos sobre mediação docente.

  • Texto 3: A mediação docente como interatividade: elementos essenciais para a educação na modalidade on-line em ambientes virtuais
  • Texto 4:O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do ‘bote a boca no trombone...!’


    Semana 16
    Estamos chegando ao final do semestre... Já é hora de discutirmos mais criticamente sobre o que aprendemos, discutimos e refletimos nestas quinze semanas. Convido você a refletir e discutir sobre os textos a seguir.

  • Texto 1: A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto
  • Texto 2: Saeb em 2019 terá testes de ciências para 9º ano e avaliação de alfabetização para o 2º ano


    Atividade avaliativa
    Mesa redonda: experiências com avaliação (TERCEIRA RODADA)


    Semana 17
    Nesta semana, teremos a apresentação da Feira de Ciências.


    Atividade avaliativa
    Feira de Ciências


    Semana 18
    Chegamos à última semana do curso! Agora, é hora de fazermos a autoavaliação e um balanço geral deste componente curricular durante um café comunitário bem gostoso!!!


    Atividade avaliativa
    Autoavaliação

    Clique no link a seguir para ter acesso à sua autoavaliação. Quando você entrar no formulário para responder à autoavaliação, todos os procedimentos e orientações estarão nele.
    Lembre-se: sinceridade é a pedra fundamental da autoavaliação. SEMPRE responda com sinceridade.

    >> Clique neste link para a acessar a autoavaliação <<


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